Design: Duda Curvelo
São Paulo, 09 de fevereiro de 2025.
Realizada no Centro Cultural Coreano no Brasil, a coletiva de imprensa com o KINO reuniu jornalistas e representantes de vários portais e sites dedicados à cobertura de K-pop.
Presente no país para realizar a ‘I think too much’ LATAM TOUR 2025, o artista se apresentou aos veículos, interagiu com a imprensa e respondeu às perguntas previamente enviadas à equipe do idol.
Carreira solo
Há quase dez anos na indústria, KINO viu o mercado crescer e se modificar. Sobre as principais diferenças que acompanhou desde o debut, ele destaca a conexão cada vez maior dos idols com os fãs por meio das redes sociais. Revelando, inclusive, que graças ao avanço tecnológico ele foi capaz de se comunicar com os fãs brasileiros.
Apesar de não haver perguntas repetidas, várias focaram nessa fase solo do artista. Sobre isso, ele diz estar conseguindo mostrar lados um pouco mais pessoais e que, com isso, o fato de as pessoas poderem se relacionar com as músicas se tornou algo muito importante para ele.
Composição e produção das músicas foram assuntos bastante relevantes durante a conversa. Sobre o processo criativo, KINO comentou que costuma ser diferente em cada caso. Geralmente ele faz a melodia antes da letra, mas como atualmente ele pensa que compartilhar a história tem se tornado mais importante, o idol tem começado pelas letras.
Todo esse processo solo vem sendo tão pessoal que ele fez o EP “If this is love, I want a refund” totalmente baseado em histórias que ouviu de amigos, fãs e pessoas próximas. “Cada pessoa tem sua própria história. [O EP] é um compilado disso”, revelou.
Trabalho e inspirações
Para cada música solo do artista há todo um projeto e um pensamento específico por trás da criação. Com “Broke My Heart”, KINO fez parceria com a rapper estadunidense Lay Bankz. A colaboração surgiu após o idol descobrir ela numa plataforma de buscas exclusiva para artistas no Spotify. “Precisava de uma rapper feminina e, assim que a descobri, pensei nela [para a música].”, revelou o artista.
Já a música “Everglow” surgiu após o cantor se deparar com uma situação bem triste. A ideia por trás da canção era trazer conforto ao lembrar os ouvintes de que tudo passa.
Ainda sobre a canção, KINO disse ter se inspirado num pensamento bastante famoso na Coreia: o de arremessar o amor como um bumerangue. Ao fazer isso você tem plena ciência de que, mesmo lançando-o, ele volta. Toda essa explicação foi feita com o idol simulando o arremesso e falando, em português, “o amor volta!”.
Outra música que chamou a atenção do público brasileiro é fruto da colaboração do idol com Fudaska e Ted Park. A canção “tape 2: Slide” contém um sample de “Chama SAMU desde 97”, um famoso grito da torcida do Vitória, um clube baiano de futebol.
O idol disse ter conhecido o hino muito antes de lançar a música e achou a batida bastante animada. Quando recebeu “tape 2: Slide”, ele sentiu que a energia das duas era bastante semelhante e decidiu incorporar o grito ao single pela paixão presente nele.
Falando nesse single, inclusive, KINO compartilhou um episódio sobre a divulgação dele. À época do lançamento, ele tentou gravar um challenge no Tiktok cantando a música brasileira, mas isso não foi pra frente porque ele percebeu que a pronúncia do hino do Vitória era muito difícil. O idol ainda tentou escrever a pronúncia em coreano, além de pedir a ajuda de amigos que falam português, mas, no final, não conseguiu atingir o resultado esperado e abandonou a ideia.
E falando em challenge, KINO propôs a criação de uma trend para “Skyfall”, seu single mais recente.
Por conter uma base com piano bem calma e tranquila, ele gostaria que os fãs usassem a canção em situações POV (Point of view, ou ponto de vista, em português) que combinem com a vibe dela.
Como exemplo, o idol sugeriu que os fãs pudessem gravar um vídeo dentro do ônibus, cabisbaixos, enquanto olham a chuva pela janela. Como legenda, a pessoa poderia colocar “minha mãe disse que não ia chover hoje” e, como áudio, o single “Skyfall”. A ideia fez todos os presentes rirem ao imaginar a situação.
Expectativas no Brasil
Desde sua última vinda ao país, KINO tem cultivado um enorme carinho pela energia e pelo público brasileiro. As memórias daquela viagem ainda estão presentes no coração do idol e ele espera viver novos e bons momentos com os fãs.
Ele disse que essa é a última parada da ‘I think too much’ TOUR LATAM 2025. E que nos últimos anos, quando perguntavam qual havia sido o melhor show para ele, a resposta sempre era o Brasil.
Quando perguntaram sobre o conhecimento de português do artista, ele falou “tá certo” e “te amo”, expressões bastante populares entre os idols que visitam o país.
Ele disse que as lembranças daquele dia estão presentes até hoje na memória. Desde então ele carrega um sentimento muito bom em relação ao Brasil e espera que dessa vez a energia e o carinho do público se repitam.
Ao concluir a coletiva, KINO disse que irá mostrar o melhor dele no palco e que essa será uma apresentação ainda melhor do que a anterior. “Farei o melhor show de 2025 para vocês”, concluiu.