Entrevista: Larissa A. Garcia, Nini Vasconcelos, Virgínia Oliveira e Ylana Lira
Tradução: Vitória Affonso Ferreira
Booking: Carol Steinert
Design: Alice Medeiros

O Stray Kids, ao longo dos anos, conquistou o coração de milhares ao redor do mundo. Acompanhando o crescimento deles, vimos de perto a paixão do grupo pela arte, seus desafios e conquistas, assim como o carinho imenso que têm por seus fãs. Finalmente chegou a oportunidade dos STAY brasileiros verem BANG CHAN, LEE KNOW, CHANGBIN, HYUNJIN, HAN, FELIX, SEUNGMIN e I.N ao vivo no Brasil. E em meio às preparações para a continuação da “Stray Kids World Tour <dominATE>”, o boy group falou com a HIT! sobre quando finalmente se entendeu como um grupo famoso, a autenticidade do Stray Kids e o que eles mais gostariam de experimentar no Brasil (spoiler: algumas respostas nos pegaram de surpresa!).
Time HIT!: Depois de sete anos desde o debut, vocês finalmente virão ao Brasil pela primeira vez e os fãs não poderiam estar mais animados! Quais são suas expectativas para o show e o que vocês estão mais animados para fazer aqui?
CHANGBIN: Estou tããããããããããão ansioso pelo show e por finalmente conhecer os STAY brasileiros e a sua energia! Eu também quero jogar futebol lá, já que o Brasil é bem conhecido por este esporte!
HYUNJIN: Estamos esperando há muito tempo para conhecer os STAY brasileiros e estou super animado para conhecer todos eles em nosso próximo show. Eu adoraria dançar “MIROH” com nossos fãs brasileiros!
Time HIT!: Sem dúvida, hoje em dia, o Stray Kids é um dos maiores grupos de K-pop da história do gênero. Com isso, existe algum momento/evento específico que fez vocês perceberem o quão famosos vocês realmente são? Além disso, quando vocês lançaram “District 9” em 2018, alguma vez vocês esperavam se tornar uma influência tão grande?
HAN: Eu nunca esperei por isso e sou incrivelmente grato por nossa música ser amada por tantas pessoas. Por meio de shows em vários festivais, acho que comecei a sentir que nos tornamos artistas amados por muitos.
I.N: Quando participei de vários festivais, por meio dos STAY que vinham e pelo som de suas vozes, pude realmente sentir o quanto nos tornamos mais reconhecidos. Nunca imaginei que o nosso grupo cresceria tanto. Sou sempre grato pelo amor que recebo e vou continuar a me esforçar ainda mais.
Time HIT!: Como vocês lidam com todo o crescimento que têm experimentado ultimamente? O que vocês fazem para não se perderem em meio a tudo isto e ficarem com os pés no chão?
LEE KNOW: Muitas vezes ouvimos que várias pessoas gostam de nós, mas não há muitos momentos fora do palco em que podemos realmente sentir o quanto nos tornamos grandes. Então, tem vezes em que fico confuso e me pergunto se estou no caminho certo. É por isso que tento me esforçar e investir muito tempo nas coisas que posso fazer e me desenvolver. Hoje em dia, sinto que o meu desejo de crescer só aumentou!
Time HIT!: Vocês disseram algumas vezes que, para vocês, é importante fazer músicas que mostram o estilo e a autenticidade do Stray Kids. Vocês acham que o Stray Kids já alcançou seu estilo e musicalidade finais ou ainda há espaço para mais experimentações?
HAN: A maior palavra-chave para o estilo do Stray Kids é “desafio”, por isso acho que continuaremos a fazer muitas experimentações e tentar coisas novas. Mesmo que o caminho que tomemos não seja o certo, continuaremos a nos desafiar e a seguir nosso próprio e singular caminho.
Time HIT!: STAY é um fandom que gosta de fazer edições e outros conteúdos engraçados do grupo. Vocês assistem a esses conteúdos com frequência? E vocês já se depararam com algo feito por fãs brasileiros?
FELIX: Adoro ver todos os diferentes conteúdos e edições feitos pelos fãs nas redes sociais! Acho que os fãs são tão únicos, à sua própria maneira, que fazem as edições muito bem e de forma criativa. Eu adoraria ver mais dos fãs brasileiros também!
Time HIT!: O Stray Kids é autoproduzido e, apesar de colaborar com outros artistas, costuma tomar as rédeas de toda a sua produção musical. Quanto da direção dos MVs e outros conteúdos de mídia também é feita pelos membros?
SEUNGMIN: Por meio do meu conteúdo “SONG by”, estou mostrando aos meus fãs um lado mais detalhado do meu canto. Para cada episódio, eu assumo proativamente a liderança na decisão de coisas como a localização, o estilo/vibe do vídeo e o arranjo, dando primeiro a minha opinião para então definir o conceito do episódio. Sinto que, para transmitir claramente os pensamentos e o humor que quero, prefiro assumir o comando, em vez de ter outra pessoa decidindo sobre eles.
Time HIT!: O membro Bang Chan cantou uma vez uma música brasileira muito famosa chamada “Ai Se Eu Te Pego”, do cantor Michel Teló, o que deixou os STAY brasileiros espantados com a qualidade da sua pronúncia em português. Então queremos saber: seria possível ter uma colaboração com o Michel Teló ou qualquer outro artista brasileiro?
BANG CHAN: Eu não tinha ideia de que a pronúncia estava boa, mas sim, “Ai Se Eu Te Pego” é uma música que realmente gostei de ouvir. Estamos sempre abertos a colaborações! Se algum dia tivermos a oportunidade, seria uma grande honra poder trabalhar com artistas brasileiros.
Time HIT!: Recentemente, vocês participaram da trilha sonora de “Arcane” e do novo filme “Deadpool & Wolverine”. Ryan Reynolds e Hugh Jackman fizeram uma aparição especial em seu MV “Chk Chk Boom”! Vocês podem nos contar um pouco sobre as experiências no processo dessas conquistas? Vocês sentiram pressão para ter uma OST de sucesso?
FELIX: Foi uma grande experiência, nos divertimos muito! Como Stray Kids, sempre trabalhamos com nossos próprios estilos e pensamentos. Então, sempre nos sentimos confiantes nas faixas que fazemos!
Time HIT!: Se a sua carreira fosse transformada numa série documental, qual seria o título perfeito para o episódio sobre este momento da jornada do Stray Kids?
SEUNGMIN: “Stray Kids, correndo sem parar?” Haha
Time HIT!: Se você tivesse que criar uma música inspirada na percepção que vocês têm do Brasil, que ritmos ou gêneros musicais você acha que a música teria?
CHANGBIN: Talvez uma música com um ritmo reggaeton seria bom!
Time HIT!: Ao longo da carreira do Stray Kids, vocês receberam muitos prêmios, mas se pudessem criar uma premiação para si próprios, como seria chamada?
HYUNJIN: Recebemos muitos prêmios, por isso, desta vez, gostaria de dar aos nossos fãs o “STAY Award”, por todo o seu amor e apoio ao Stray Kids ao longo dos anos.
Time HIT!: Durante o vídeo de introdução do álbum “HOP”, I.N afirmou que sua música solo foi escrita por Changbin e depois remodelada para sua voz e visão. Ao escrever, compor ou produzir músicas, com que frequência as coisas são remodeladas para se adequarem a um determinado membro?
BANG CHAN: Sinceramente, é diferente para cada música. Há vezes em que fazemos uma música pensando em um determinado membro, e também, há momentos em que fazemos uma música e depois o membro dá o seu tom nela. Seja qual for o processo, o resultado é sempre bom!
Time HIT!: Por favor, enviem uma mensagem para seus STAY brasileiros!
LEE KNOW: É a nossa primeira vez, por isso estou animado para ver quanta energia os STAY brasileiros têm! Vamos aproveitar e nos divertir!
I.N: Muito obrigado por nos esperarem por todo este tempo. Queremos muito ver vocês e mal podemos esperar para nos divertirmos juntos no show!
Perguntas dos STAY
Bang Chan, quando você está no palco, vemos você brilhar. Naquele momento, quando você pisa no palco como o líder de Stray Kids e canta para milhares de STAY, o que passa pela sua mente?
BANG CHAN: Escuto o meu coração e ouço-o dizer: “Vamos ficar assim para sempre. Com o Stray Kids e os STAY“.
Lee Know, sua história e paixão pela dança inspiraram muitos brasileiros a perseguir os próprios sonhos artísticos. Qual conselho você daria para os STAY que enfrentam desafios e lutam para encontrar o seu lugar no mundo da dança?
LEE KNOW: Em vez de, inicialmente, apenas esperar reconhecimento com a sua dança, acredito que, se continuar a melhorar as suas habilidades, o seu estilo será reconhecido e poderá dançar com outras pessoas que o apreciem. Não desista. Apenas vá para a sala de ensaio, coloque uma música e aproveite o processo!
Changbin, sua jornada até agora é incrível e muito inspiradora. Quando você olha para trás, para o caminho que você tomou, quais foram as maiores lições que você aprendeu com essa jornada e que ainda o guiam em sua vida diária?
CHANGBIN: Quando olho para trás, pelo caminho que percorri, a maior lição que aprendi é que “você recebe aquilo pelo qual você se dedica”. Continuei a trabalhar com dedicação e paixão, e a sensação de realização que sinto é incrivelmente gratificante.
Hyunjin, sabemos que você é um homem de muitos talentos. Quando você se expressa por meio de diferentes formas de arte, como essa inspiração chega até você? Você visita o mesmo lugar dentro de sua mente quando está pintando, dançando, fotografando etc.?
HYUNJIN: Eu não acho que haja uma fonte específica de inspiração. Acho que sou apenas bom em tomar ação sobre o que gosto, sem hesitação. No meu coração, há um espaço especial e acredito que ele representa a minha paz de espírito.
HAN, como você se sente sabendo que existem tantos aliens (외계인)* em todo o mundo que se identificam com o que você escreve e sentem que, mesmo de longe, você segura nossas mãos em tempos difíceis?
HAN: Eu também acredito que, mesmo de longe, muitos STAY aliens** ao redor do mundo me dão força e seguram a minha mão. Somos capazes de nos apoiar e depender uns dos outros e é isso que nos faz brilhar juntos. Espero que inúmeros aliens continuem fortes e superem os tempos difíceis e solitários.
*N.T.: Referência à música solo do HAN, “Alien (외계인)”.
**N.T: Alien em inglês significa, além de alienígena, deslocado/perdido.
Felix, pensando no futuro distante, como você quer que todos conheçam o Lee Felix Yongbok e sua contribuição para o mundo da música, moda, causas sociais, estilo de vida etc.?
FELIX: Desejo compartilhar com os fãs de todo o mundo o que sinto por dentro, expressando as minhas emoções por meio da música, da moda, do que gosto e muito mais. Espero que se lembrem de mim como alguém que gosta de entreter as pessoas, mas também como alguém que pode inspirar os outros pelas minhas próprias dificuldades, conexões e empatia.
Seungmin, toda vez que você canta, é como se estivesse compartilhando um pedacinho de sua alma conosco. Então, se sua voz pudesse criar uma paisagem sonora, como você imagina que ela seria e que sentimentos você gostaria de despertar nas pessoas quando elas o ouvem?
SEUNGMIN: Seria como um carretel de linha finamente trabalhado, cuidadosamente feito, cada detalhezinho, ou o som de marolinhas refrescantes e suaves do oceano brilhando sob o sol. Espero que a minha voz faça com que as pessoas se sintam calmas, em paz e acolhidas.
I.N, ao longo dos anos, os STAY te viram crescer e construir um estilo pessoal, mostrando diferentes lados que inspiram os fãs tanto por meio da música como da moda. Quais outras versões gostaria de mostrar aos STAY? E como gostaria que os fãs o vissem daqui a alguns anos?
I.N: Eu quero explorar mais e mostrar vários lados de mim mesmo que eu nunca mostrei antes. Dentro de alguns anos, espero que as pessoas se lembrem de mim como um artista que sempre traz algo novo e inovador.
Perguntas para o grupo
Quais são os seus planos pessoais para o futuro? Quais sonhos vocês ainda desejam alcançar?
BANG CHAN: Ir ainda mais alto com o Stray Kids. E viver uma vida feliz e plena, não apenas comigo mesmo, mas também com as pessoas que prezo e amo.
HYUNJIN: Gostaria de construir a minha própria casa em uma vila e viver uma vida aconchegante e feliz.
I.N: Quero me apresentar e estar no palco em mais lugares com nossos membros. Espero que o Stray Kids dure para sempre.
Considerando suas experiências pessoais, relacionamentos e carreira, quais conselhos vocês dariam às pessoas que ainda se sentem perdidas ou que ainda não encontraram o caminho?
CHANGBIN: Você não precisa ter pressa. Se você se preparar no seu ritmo, as oportunidades virão e você definitivamente poderá agarrá-las.
HAN: Leva tempo, não se apresse. Uma coisa que eu achava difícil acreditar quando era mais jovem era que, se continuasse, as coisas acabariam se encaixando. Estava ansioso e com pressa e, durante esse período, cometi erros desnecessários e, por vezes, me perdi no processo. Mas creio que, se confiarem em si mesmos e continuarem a seguir em frente, as coisas acabarão dando certo. Se acreditarem nisso e agirem de acordo, penso que conseguirão o que querem com menos dores e dificuldades.
SEUNGMIN: O que você quer fazer e o que você tem que fazer são duas coisas diferentes, mas se você continuar trabalhando em ambas de forma contínua, o objetivo que você deseja começará a crescer nesse processo. Tire algum tempo para pensar sobre o que realmente te faz feliz e o que você poderia fazer por toda a sua vida!
Tem alguma comida brasileira que vocês conhecem ou já ouviram falar e querem experimentar quando vierem ao Brasil?
LEE KNOW: Não sei muito sobre isso, mas ouvi coisas boas e, com certeza, provarei com base nas recomendações que tive. Estou ansioso por isso!
FELIX: Eu adoraria comer churrasco para coisas salgadas e Romeu e Julieta para sobremesa. Ambos parecem deliciosos!
Siga o Stray Kids nas redes sociais
Instagram: @realstraykids
X: @Stray_Kids
TikTok: @jypestraykids
YouTube: Stray Kids
Facebook: Stray Kids
Leia também esta entrevista e mais duas matérias exclusivas na nossa edição digital por apenas R$4,99.https://go.hotmart.com/N98575091V
Ameiiiii a entrevista Hit vcs são demais
Stray Kids vcs são maravilhosos
FELIX AMOOOO VC!!!!!
Ameiiii a entrevista, Hit vcs foram demais
Stray Kids vcs são maravilhosos
Felix amooooo vc
Achei incrível, é primeira vez que eu vejo uma entrevista brasileira com o Stray Kids, sou Stay a 3 anos e amo o trabalho dos membros, mesmo não podendo ir ao show fiquei muito feliz ao ler à essa entrevista. Me senti mais próxima deles, espero que eles adorem o Brasil e venha mais vezes!💞
Sem dúvidas um dos melhores momentos da minha carreira! A revista que eu trabalho fez uma capa com meu grupo favorito! A entrevista ficou perfeita assim como eles! Hit!Magazine é e sempre será um HIT! E se é HIT! está aqui!
Eles são gigantes!!
Estou muito feliz por eles, eles alcançaram tantos objetivos, tantos sonhos, e hoje eles estão aqui, vindo para o Brasil pela primeira vez.! Espero que um dia eu consiga ir no show dos melhores… Estou orgulhosa desses meninos, pois eles realizaram sonhos, objetivos, desejos, etc…
Obrigada, Stray Kids por me fazerem felizes em todos os meus momentos tristes e de tédio. Obrigada mesmo e amo vocês eternamente! 🤍
Entrevista linda <3
Eles nunca me decepcionam com os talentos individuais e do grupo e carisma por onde passam. Só tenho a agradecer por me proporcionarem um novo caminho com muito mais sons, cores , sentimentos e emoções. Tenho certeza que Stray Kids tem uma missão aqui na Terra
Me encanto mucho la entrevista que les hicieron a los kids y sus expectativas que tienen al conocer a Stays latinos
Foi uma entrevista recheada de inspiração e pensamentos profundos. Obrigada HIT pelo trabalho, estamos todos ansiosos pelos shows no Brasil.
Não vejo a hora eu e a minha filha de estar no show mágico,magnífico e expledindo ,Índia do Pantanal estará lá eu tribo indigena
Amei ñ vejo a hora eu e minha filha ♥️ de estar nesse show mágico,magnífico e expledindo.
🎶🎶🎶🎶🥁🥁🥁t🎶🎶🎶 terena presente ( Índia do pantanal)🇧🇷
Aii que entrevista MARAVILHOSA! Conseguiram abordar cada membro com seus interesses pessoais perfeitamente! As perguntas foram sensacionais. Parabéns! E obrigada por nos proporcionar esse pedacinho do SKZ <3
Incrível como as perguntas são incríveis, que equipe maravilhosa 🤍 Vocês arrasaram !!!!
SKZ definitivamente tem o meu coração, não acredito que falta tão pouco para ver os meus meninos 🤍
que entrevista incrível! sério!!!
Que entrevista linda!!! Tá um espetáculo, adorei cada pergunta e resposta. Já estou mais ansiosa ainda para eles pisarem em solo brasileiro. VAI SER HIT!!!
Gran entrevista. Me encantó. Todas las preguntas fueron tan precisas y puntuales. Muchas felicidades.
Ameiiiii a entrevista Hit vcs são demais
Stray Kids vcs são maravilhosos
FELIX AMOOOO VC!!!!!
Que amor essa entrevista!! ♡ obrigada Hit por trazer uma entrevista tão preciosa e cheia de carinho para nós STAYs!
I really loved it !!! Thank u so much for amazing questions💕💕 I hope they enjoy Brazil
Sem sombra de dúvidas, é uma das melhores entrevistas que eu já li
Que trabalho incrível!!!
Que entrevista linda HIT! Parabéns pelo trabalho incrível 🥰
Simplesmente incrível, muito obrigada HIT!, vocês são demais!