Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu mal por uma situação do passado. Seja um término de relacionamento, uma briga com o melhor amigo ou uma situação em que não somos sinceros com nós mesmos, todos carregamos algum tipo de fardo na vida. E em alguns casos este peso pode se tornar insuportável.
Publicado pela editora Intrínseca, também responsável pela obra “Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong”, “A incrível Lavanderia dos Corações” é uma obra da autora Yun Jungeun que fala sobre arrependimentos, perdão e sobre como nunca é tarde para mudarmos nosso destino.
Neste livro, acompanhamos Jieun, dona desta lavanderia onde a magia dá as graças e acolhe todos que sofrem. Nela, os clientes cujos corações estão manchados ou amarrotados têm a chance de apagar ou não situações do passado que as deixaram tristes. A questão é: vale ou não a pena se livrar das memórias que lhe causam algum sofrimento?
Apesar de ter um início confuso e que requer bastante atenção, uma vez que o leitor engata na obra a leitura transcorre com fluidez até o final.
Fenômeno editorial na Coreia, “A incrível Lavanderia dos Corações” é mais um sucesso do chamado gênero healing fiction (ficção de cura, em tradução livre), cuja principal característica é abordar temas da psicologia e autoajuda em um texto romanceado.
Por mais que seja bastante acessível do ponto de vista textual, por ser coreano, as referências e estrutura narrativa vão atingir um público bastante nichado.
Sinto que a história funcionaria muito bem caso adaptada para um drama ou filme. Em muitos momentos me peguei lembrando de “Hotel Del Luna” e pude ver a IU no papel de Jang Man-wol.
Caso você tenha interesse em ler algo para refletir sobre a vida e te fazer pensar em situações do passado, este livro é um prato cheio. Contudo, se você estiver esperando uma história repleta de altos e baixos e com grandes reviravoltas, sugiro que leia nossas outras indicações do HIT!Leituras e dê uma olhada em nossas análises. Com certeza há algum livro esperando para ser descoberto por você.