HIT!Leituras, Matérias

HIT!Leituras: Bem Vindos à Livraria Hyunam-dong

“No passado, Yeongju vivia sob mantras como “determinação” e “paixão”; ela sentia que se gravasse essas palavras na mente, sua existência, de alguma forma, faria sentido. Mas ela compreendeu que não deveria deixar que palavras vazias ditassem sua vida. Em vez disso aprendeu a ouvir seu corpo, seus sentimentos e a estar em lugares que a deixavam feliz. Quando precisa descobrir se está feliz em algum lugar, ela pensa nessas três perguntas: Eu me sinto bem nesse espaço? Eu consigo ser eu mesma e me amar como eu sou neste lugar? Eu me sinto valorizada aqui? Para Yeonju, aquela livraria preenchia todos os requisitos.”

“Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong”, da autora Hwang Boreum, acompanha Yeongju, uma mulher coreana que, após passar por uma grande frustração, decide recomeçar a vida correndo atrás de um antigo sonho: Abrir uma livraria. Mas a cada novo passo que ela dá para conseguir o que quer, vai percebendo que tentar transformar algo que ama em um negócio não é tão simples assim.

No começo, ela até chega a pensar que não conseguiria manter a livraria por mais de dois anos. Para falar a verdade, nos primeiros meses, ela via aquele lugar como seu lugar de conforto. Então, seu maior esforço era se sentir bem lá, por isso precisou cometer alguns erros para chegar às decisões ideais e impulsionar outros a realmente consumir do seu negócio. Ela então começa a escrever sobre a livraria nas redes sociais, organizar encontros de leitores, entrevistar autores, tudo o que está ao seu alcance para tornar aquela uma experiência agradável.

Conforme a Livraria Hyunam-dong vai ganhando forma, vamos conhecendo melhor Yeongju, uma pessoa simpática e melancólica, que faz de tudo para que aquele lugar se torne para os clientes um lugar de conforto como é para ela. A narrativa não é em primeira pessoa, então ao longo do livro também vamos acompanhando vários personagens que começam a frequentar a Livraria Hyunam-Dong e a fazer amizade com Yeongju, cada um com suas frustrações e reflexões sobre a vida. Um deles é Minjun, que começa a trabalhar como barista, fazendo café no espaço da livraria, um jovem rapaz introvertido que aceita o trabalho no lugar mesmo sem grandes expectativas. Também conhecemos a mãe de Mincheol, uma senhora tentando entender seu filho adolescente; Jeongseo, a moça que escolhe a livraria como lugar ideal para fazer seu crochê; Jimi, a fornecedora de grãos de café que cria uma forte conexão com Yeongju e Minjun, entre outros.

O livro tem 271 páginas dividas em vários capítulos curtinhos, cheio de diálogos profundos e reflexões. Conhecido no entre os leitores como sendo do gênero “literatura de cura”, “Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong” é um livro sem grandes reviravoltas ou acontecimentos bombásticos, com uma história leve e relaxante, gerando uma sensação de conforto e calmaria.

(1) Comentário

  1. […] pela editora Intrínseca, também responsável pela obra “Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong”, “A incrível Lavanderia dos Corações” é uma obra da autora Yun Jungeun que fala sobre […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *