Design: Amanda Marques
Um desejo obstinado
São Paulo, 10 de dezembro de 2024.
Escrito e ilustrado por Monge Han, artista, quadrinista e ilustrador amarelo-brasileiro descendente de coreanos, “Daruma: Perseverança”, é um quadrinho nacional lançado em novembro de 2024, pela Editora Pitaya, selo da Harper Collins Brasil.
Ao longo de seus 10 anos de carreira, Monge ficou conhecido por usar uma abordagem sensível ao retratar histórias autobiográficas, narrativas ficcionais e tirinhas existenciais e humorísticas, todas influenciadas por quadrinhos do leste-asiático.
Seu trabalho “Vozes Amarelas” também foi publicado pela editora Harper Collins Brasil, em agosto de 2023. “Daruma: Perseverança” é sua primeira obra de ficção publicada por uma editora e o maior até o momento.
Na história, Yumi Santos Gushiken, ainda pequena, conhece a lenda de Daruma, para quem se pode fazer um pedido, primeiro deve-se pintar apenas um dos olhos do boneco e, pensar no objetivo, quando o desejo for realizado o outro olho deve ser pintado para retribuir a graça alcançada.
Após o falecimento dos pais, ela ficou responsável por cuidar dos irmãos mais novos, Kenji e Sayuri. Yumi trabalha em um mercadinho com Yangi, seu melhor amigo, Sayuri está dando o seu melhor na escola e Kenji está prestes a entrar na faculdade de medicina.
Porém, quando outra tragédia volta a assolar e abalar as estruturas da família Gushiken, a jovem recorre uma última vez à Daruma e descobre uma conexão única que vai levá-la para uma nova realidade.
O quadrinho é bem escrito e conseguimos acompanhar facilmente as nuances e emoções dos personagens. A introdução tem um tom bem-humorado, com muitas piadas, o que pode dar a impressão de que a história é uma comédia do dia a dia. Porém, ao longo da trama, ela vai se aprofundando em temas mais dramáticos e sérios, assim como uma das inspirações do autor, a obra “Scott Pilgrim” de Bryan Lee O’Malley.
Os cenários e as expressões faciais são um ponto a se destacar, pois são fluidos e te transportam para dentro da narrativa. Com cenas impactantes e profundas, mas também divertidas e cativantes.
Yumi tem uma personalidade equilibrada entre ser forte e sensível. Ela não consegue visualizar o quanto se sacrifica pelos outros, pois está muito ocupada em tornar todos a sua volta felizes, sem se priorizar. Por isso é reconfortante ver a forma que ela se desenvolve para encontrar sua individualidade, sem parar de lutar por quem ama.
Kenji, Sayuri e Yangi, também dão camadas à narrativa ao serem bem diferentes da protagonista, mas compõem parte da personalidade dela e dão volume às interações das cenas.
“Tenho essa preocupação porque, como uma pessoa amarela, percebo quando filmes ou séries realmente se esforçam para representar um povo de maneira respeitosa, e quando é algo superficial. Tento fazer com que meus personagens pareçam pessoas reais. É até meio maluco, porque, para mim, eles existem. Quando escrevo, imagino o que acredito que falariam ou pensariam”, disse o autor à HIT! Magazine.
“Daruma: Perseverança” é um mar de emoções que vale a pena ser lido e apreciado. Na narrativa os protagonistas e os antagonistas são amarelos, então podemos ter um contato maior com a pluralidade e as nuances de cada um. Toda a equipe de produção deu muito de si, criando uma obra profunda e espirituosa, cuja beleza e sutileza são refletidas em todas as artes.
Mesmo sendo um volume único, é uma obra que perdura na memória de quem lê, pois podemos sentir a carga emocional que ela carrega. Com os elementos fantásticos, a história ainda é muito real e humana, fazendo desse quadrinho uma ótima leitura para quem quer rir e se emocionar.
Título: Daruma: Perseverança
Autor: Monge Han
Classificação: 14+
Editora: Pitaya
Páginas: 224
Acompanhe o autor em suas as redes sociais @mongehan