HIT!News, Política

Mandado de prisão de Yoon Suk Yeol permanece mesmo com a defesa tentando adiar

Neste domingo (12), os advogados do presidente Yoon Suk-yeol solicitaram ao Serviço de Investigação Criminal para Funcionários Públicos Seniores que adiasse a execução do mandado de prisão até a conclusão do julgamento de impeachment. No entanto, segundo a agência, a operação do mandado de prisão deverá continuar em vigor, independentemente do pedido.

Os advogados Yoon Kap Geun, Bae BoYoon e Song Jin Ho se reuniram com a equipe de investigação do Ministério Público para manifestar suas preocupações sobre a inadequação da prisão de Yoon neste momento, devido à pendência do julgamento no Tribunal Constitucional sobre a autoridade presidencial.

A defesa do presidente ainda argumentou que a prisão poderia prejudicar a estabilidade do país e a administração pública e acrescentou que o presidente não pode ser processado por abuso de poder enquanto estiver no cargo e a prisão por rebelião seria ilegal.

Ao fim do pedido, os advogados solicitaram uma reunião com a Defensoria Pública, citando questões legais, para adiar a execução do mandado de prisão até após o julgamento. Entretanto, não indicaram que Yoon compareceria voluntariamente ao escritório da Defensoria. 

Um funcionário da Defensoria Pública comentou sobre a solicitação da defesa: “Mesmo que um pedido tenha sido apresentado, o mandado de prisão não expira”, acrescentando: “Estamos nos concentrando na revisão da lei, incluindo vários aspectos que podem surgir durante a execução do mandado”.

Fonte: 1

Sobre o autor

Jornalista formada pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Apaixonada por música, cultura pop e línguas estrangeiras. Sugestão de pautas: ylanalira@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *