Após alguns casos sobre idols de K-pop serem mal pagos virem a tona recentemente, foi a vez da cantora e influencer Denise Kim compartilhar sua experiência na época em que era membro do SECRET NUMBER, entre 2020 e 2022, quando deixou o grupo.
Denise gravou um vídeo de seis minutos respondendo a um seguidor que questionou se a artista chegou a ser paga enquanto era idol.
Ela começou explicando como os trainees acumulam uma dívida com a empresa, que paga os gastos com comida, aulas, moradia… até o debut. Mesmo após a estreia oficial, o grupo trabalha para pagar essa dívida, por isso, muitos artistas ficam sem receber salário nos primeiros anos de carreira.
Em certo momento, Denise também aborda a questão das promoções em music shows (programas musicais) e diz:
“Quando eu era idol, vi o quanto estava sendo paga por esses music shows e aquilo me chocou (…). Enquanto estive lá, o [pagamento] mais baixo que obtive foi entre 44 a 45 dólares americanos. E sim, isso é o quanto você recebe como um grupo, você divide esses 45 dólares entre os membros”.
E ainda explica que, mesmo se o grupo for em diversos programas, isso não compensa todo o gasto que essas apresentações geram com maquiagem, figurino, comida e transporte.
Denise termina o vídeo dizendo que ela não recebeu nenhum centavo durante os dois anos em que seguiu carreira como K-idol.
Muito importante salientar que, como a própria Denise disse, essa foi a experiência pessoal dela, então, pode ser algo que não se aplica em todas as empresas da indústria sul-coreana.
E aí, HIT!Lovers, o que vocês estão achando dessas revelações? Queremos te ouvir nos comentários abaixo.