Bom dia, universes!
Vamos lá, tenho uma pergunta para vocês. Quantos de vocês já mentiram durante a vida toda? Isso mesmo, garanto que de 100%… 150% já mentiram, seja apenas uma mentira boba do tipo ”Estou bem, não se preocupe comigo”, certo?
É sobre isso mesmo que eu venho falar hoje. Recebi um certo comentário em um dos meus vídeos dizendo o seguinte: ”Você é o Felipe Neto do Kpop porque joga as coisas na cara.”
Eu realmente fiquei pensativa sobre este comentário e comecei a pensar. Caramba, foi maravilhoso ser comparada com uma pessoa que me inspira tanto, mas que de longe não pode ser comparada comigo. O fato de sermos pessoas que ”jogamos coisas na cara” não deveria ser algo tão surpreendente no século em que vivemos, onde as pessoas estão sendo mais críticas com elas e com os outros, onde os adolescentes fazem reivindicações, onde manifestações políticas começam com uma pessoa sendo honesta sobre o que acha do nosso presente momento político, onde a verdade deveria ser o foco de tudo.
Mas é assim mesmo… As mentiras estão em todo lugar. De pais para filhos, de amigos para amigos, colegas de trabalho para chefes e vice-versa, de você mesmo para você mesmo. Eu realmente me pergunto todo dia qual é a santa Maria José Amado de dificuldade de sermos verdadeiros uns com os outros sem sairmos como vilões, sem sairmos como pessoas rudes, frias ou sem consideração pelos sentimentos alheios.
Eu sempre achei o cúmulo do absurdo uma pessoa preservar uma mentira, por dizer que ela causaria menos dano do que falar a verdade, por mais que doa. A ilusão de uma mentira pode causar muito mais dano do que qualquer coisa que a verdade traria. Uma mentira alimenta uma ilusão que pode perdurar por anos, enquanto uma verdade doeria por apenas alguns dias. Pelo menos esta é a minha visão.
Traição, mentiras, suborno e etc., são coisas que realmente não entram na minha cabeça. Eu não consigo entender como funciona essa lógica de ilusão e encenação das pessoas em prol de si mesmas. Sim, eu já menti muitas vezes. Inúmeras, mas em todas eu me senti mal por muito tempo. Muitas pessoas já mentira para mim. Inúmeras, e em todas elas a ilusão me doeu muito mais do que teria machucado se a verdade tivesse sido dita muito antes. O choque da verdade dói, eu reconheço, mas ele dura muito menos do que uma mentira de longa data, que pode vir a ser descoberta ainda por terceiros, o que eu acharia pior ainda.
Na verdade não sei o motivo de estar escrevendo este texto. Talvez seja por um momento de reflexão diante dos problemas que estou enfrentando nos meus últimos dias ou será que também seja uma reflexão da minha vida toda? Por que mentimos tanto? Por que não temos a capacidade de sermos 100% verdadeiros com as pessoas? Por que vivemos para dificultar algo que poderia ser tão simples quanto a verdade?
Sejamos mais verdadeiros com as pessoas, sejamos verdadeiros conosco. Olhe para o espelho e veja que aquela pessoa é quem você realmente é. Mas também não se esqueça, entre sentimentos e a verdade há uma linha tênue imensa que pode te confundir. Pare, pense, pense mais algumas vezes e então seja verdadeiro, seja algo que te faça bem ou faça mal. Eu te prometo que a dor da verdade não vai durar.
E então… Já disse a verdade hoje?
Annyeong <3