Yoon Suk Yeol, presidente da Coreia do Sul que esteve no Brasil para a reunião da cúpula do G20 (fórum de cooperação internacional que reúne os países com as maiores economias do mundo), deu entrevistas para os jornais locais “O Globo” e “Folha de São Paulo”, onde deixou clara sua posição sobre várias questões internacionais, incluindo as relações entre a Coreia do Norte e a Rússia.
De acordo com o presidente, o envio de tropas norte-coreanas para combater na Ucrânia representa uma ameaça à segurança da Europa e de seu próprio país. Além disso, ele acredita que o pacto de segurança assinado entre Moscou (capital da Rússia) e Pyongyang (capital da Coreia do Norte), este que prevê cooperação militar profunda e assistência mútua em caso de um dos países sofrer uma agressão, é ilegal e apresenta um desafio direto à paz mundial.
Yoon Suk Yeol afirmou que Pyongyang não tem nada a ganhar ao ameaçar a Coreia do Sul com suas armas nucleares, a não ser “o fim do regime”.
Por fim, o líder sul-coreano disse ver potencial para crescimento das relações comerciais entre Brasil e Coreia do Sul, afirmou que o fenômeno da chamada K-Cultura (cultura sul-coreana) revitaliza a economia de seu país e expressou otimismo com as propostas brasileiras para o G20, em especial sobre o clima e o combate à fome.
E vocês, HIT!Lovers, têm opiniões sobre esse assunto?