Booking: Carol Steinert
Entrevista: Gio Araújo e Nini Vasconcelos
Tradução: Alice Oliveira
Revisão: Samuel Eliasafe
Sete anos depois da estreia, o grupo que conhecíamos como (G) I-DLE inicia uma nova era como i-dle, uma mudança de nome que simboliza muito mais do que um recomeço.
Em entrevista exclusiva, as integrantes falam sobre o significado dessa transição, os bastidores do álbum “We are”, e os momentos mais marcantes da carreira. Entre reflexões, gratidão e carinho pelos fãs brasileiros, i-dle, mostra que está pronta para escrever seu capítulo mais autêntico até aqui.
Time HIT!: Mudar o nome de (G)I-DLE para simplesmente i-dle representa um novo começo para suas carreiras, redefinindo a identidade e a proposta do grupo. O que essa mudança significa para vocês e o que estão mais animadas para mostrar nesse novo ciclo?
MIYEON: Ao mesmo tempo que parece como um novo, também parece que trouxemos nosso nome original de volta, já que o termo “(G)” sempre esteve em parênteses. Desde o nosso álbum de estreia “[I am]”, no qual nos apresentamos como indivíduos, até agora, lançando um álbum chamado “[We are]”, nós nos tornamos fortes o suficiente para realmente mostrarmos que somos uma só. Nós queremos mostrar a vocês um i-dle mais unido e consolidado.
MINNIE: Mudar o nome do nosso grupo pareceu realmente o começo de um novo capítulo. Eu quero mostrar que estamos mais unidas do que nunca como i-dle e prontas para criar músicas que realmente vem do coração.
SOYEON: Por meio dessa mudança, eu gostaria de consolidar a nossa identidade como um grupo único que é inigualável.
YUQI: Esse comeback carrega um significado importante para mim, porque passamos por um processo de renovação de contrato e nos tornamos um time ainda mais forte. Essa é a nossa maneira de mostrar que estamos prontas para seguir em frente, juntas. Também quero muito que as pessoas vejam que, mesmo oito anos depois, estamos trabalhando mais do que nunca.
SHUHUA: Foi como começar um capítulo completamente novo, o que fez com que esse momento se tornasse muito especial para mim. Nós também queremos mostrar aos fãs um novo lado nosso por meio desse álbum.
Time HIT!: Essa transição não é apenas uma mudança de nome, é uma declaração. O que vocês esperam que os NEVERLANDs compreendam sobre o quem o i-dle é agora?
SOYEON: Quero que os NEVERLANDs saibam que este é apenas o começo da jornada do i-dle. Ao mesmo tempo, espero que eles sintam que a nossa paixão e o nosso amor permanecem tão fortes quanto quando nós começamos.
YUQI: Espero que as pessoas continuem vendo que o i-dle sempre foi um grupo que não deixa que rótulos ou regras as definam. Assim como quando debutamos, continuamos a fazer músicas que realmente queremos.
Time HIT!: “[We are]” não só é o seu primeiro comeback depois de renovar os seus contratos com a CUBE Entertainment, como também a primeira vez em que todas as integrantes participaram na composição de letras para as músicas. Dito isso, como foi o processo de preparação desse álbum e qual das músicas ocupa o lugar mais especial em seus corações por conta do significado?
MIYEON: Todas as músicas desse álbum significam muito para mim, mas se eu tivesse que escolher uma, seria “Unstoppable”. Ela tem ocupa um espaço especial no meu coração, pois foi a primeira música na qual contribui em um álbum do grupo.
SHUHUA: “If You Want” é a música que mais carrega significado para mim, já que foi a minha primeira vez participando na composição de uma letra. Não foi fácil, mas foi uma ótima experiência e eu gostei genuinamente do processo.
Time HIT!: O que vocês aprenderam sobre si mesmas e sobre umas as outras enquanto produziam esse álbum?
MINNIE: Enquanto trabalhava nesse álbum, percebi o quão única cada uma de nossas integrantes realmente é. Isso fez com que o processo fosse ainda mais divertido, e estarmos juntas o tornou mais agradável.
SHUHUA: Participar na produção do álbum fez com que eu percebesse que o i-dle não se limita a apenas um conceito, somos capazes de sustentar vários estilos diferentes. Foi mais um momento que me lembrou da nossa cor e identidade únicas.
Time HIT!: Como vocês acreditam que mudaram, como um grupo e como indivíduos desde “[I am]” até “[We are]”?
SOYEON: Mais do que sentir que algo mudou, eu diria que essa experiência fortaleceu a minha confiança, tanto em mim mesma, quanto em nós como um grupo.
YUQI: Mesmo que nada tenha mudado de forma significativa, acredito que o processo de renovar os nossos contratos e permanecer unidas como um grupo durante esses sete anos é o que realmente distingue “[I am]” e “[We are]”.
Time HIT!: “Good Thing” foi escolhida como a música título para esse comeback. De que maneira vocês acreditam que essa música representa as perspectivas do i-dle e o momento que vocês estão vivendo?
MIYEON: Para mim, ter uma atitude positiva e ser capaz de aceitar as coisas tranquilamente ao pensar “Na verdade, isso é algo bom”, mesmo quando não ocorrem como o planejado, é o que, de fato, é refletido nessa música.
SOYEON: Para essa title track, acredito que o tema e a escolha de palavras realmente destaca aquilo que só o i-dle consegue expressar. Nós trabalhamos duro para garantir que esses elementos únicos fossem capturados na música.
Time HIT!: Inclusive, com tantas músicas ótimas no álbum, por que “Good Thing” foi escolhida como a principal? Teve alguma outra música que quase ocupou esse lugar?
SOYEON: Eu tinha tanta certeza de que “Good Thing” seria a música título que nem considerei nenhuma das outras músicas que escrevi.
Time HIT!: Falando em coisas boas, qual vocês acham que foi a melhor coisa que já aconteceu com o i-dle? Qual conquista vocês se sentem mais orgulhosas de terem alcançado?
MIYEON: Se eu tivesse que escolher uma, debutar como i-dle e encontrar os NEVERLANDs foi a melhor “coisa boa”* que já me aconteceu. Esse era o sonho que eu mais desejava, e acredito que seja a conquista da qual eu mais tenho orgulho.
SHUHUA: Mesmo que tenhamos conquistado tantas coisas, para mim, a melhor “coisa boa”* foi a oportunidade de me apresentar no palco como uma artista. É do que eu mais tenho orgulho.
* – As integrantes fazem aqui um trocadilho com o nome da nova música do grupo, “Good Thing”, usando a expressão tanto no sentido literal de “coisa boa” quanto como uma referência direta à canção.
Time HIT!: O novo álbum coloca um fim à icônica era de “I” (Eu) e foca no “We” (Nós), ilustrando a jornada que vocês tiveram juntas, lado a lado, como parte do i-dle. Após sete anos desde o seu debut, mais o período de treinamento pelo qual vocês passaram juntas, qual é a coisa pela qual cada uma de vocês se sente mais grata quando se trata da relação com as outras integrantes?
MINNIE: Depois de passar sete anos juntas, eu passei a apreciar como, mesmo com todas as nossas diferenças de personalidade e caráter, sempre nos respeitamos e nos entendemos.
YUQI: Eu prefiro estar rodeada de pessoas do que ficar sozinha, por isso sou muito grata por trabalhar com as integrantes. Sair das agendas individuais para as agendas em grupo me trouxe um senso de conforto e estabilidade e, nesses dias, eu me sinto ainda mais grata pela presença delas.
Time HIT!: A transição de “I” (Eu) para “We” (Nós) nos títulos dos seus álbuns significa uma mudança de identidade. De que maneira “[We are]” captura essa evolução, e qual mensagem vocês esperam transmitir por meio desse novo capítulo?
MINNIE: Com esse álbum, o nosso foco principal foi transmitir a nossa história, principalmente as mudanças pelas quais nós passamos, de um jeito divertido e especial.
SOYEON: No álbum “[I am]”, nós focamos em mostrar o início de cada membro como indivíduo. Contudo, com o “[We are]”, eu quis apresentar um começo unificado e completo como um grupo. Espero que seja algo que as pessoas possam realmente sentir por meio desse álbum.
Time HIT!: O i-dle está entrando em uma nova era. Se vocês pudessem visualizar a jornada do grupo como se fosse um livro de histórias, qual seria o título desse próximo capítulo?
YUQI: Faz nove meses desde o nosso último comeback, e eu realmente espero que as pessoas lembrem e pensem sobre o i-dle outra vez. Por esse motivo, eu adoraria que o título do próximo capítulo fosse “We Are Back” (Nós Estamos de Volta).
Time HIT!: Como mencionamos antes, vocês estão recomeçando com um novo nome. O que nós podemos esperar de vocês no futuro, não apenas em termos de conceito, mas também nos planos gerais?
SOYEON: Nós continuaremos a seguir por uma direção mais única e criativa. Não podemos esperar para mostrar a vocês um tipo de música que só o i-dle pode oferecer.
SHUHUA: Espero que vocês continuem a enxergar o i-dle como um gênero por si só. O nosso grupo sempre segue aquilo que queremos fazer, então espero que vocês gostem de nos acompanhar nessa jornada.
Time HIT!: Suas músicas normalmente carregam mensagens de empoderamento, mas já houve algum momento em que a história de alguém, talvez de um fã, inspirou vocês?
MINNIE: Às vezes os fãs me dizem que as minhas músicas os ajudaram em momentos difíceis, e toda vez que ouço isso, na verdade, sinto que sou eu quem ganha força e energia. Eu tiro muita inspiração de momentos como esses.
YUQI: Eu sempre ganho força e inspiração dos meus fãs, e sou muito grata por aqueles que confiam em mim e me acompanham. Cada um dos NEVERLANDs é muito precioso para mim.
Time HIT!: Vocês já conheceram algum fã brasileiro, seja online ou pessoalmente? Se a resposta for sim, vocês poderiam nos contar a interação mais memorável que tiveram com ele?
MINNIE: NEVERLANDs brasileiros! Eu sinto muita falta de vocês. Ainda não tive a oportunidade de conhecê-los pessoalmente, mas realmente espero poder visitá-los um dia! Por favor, deem muito amor a esse álbum também. Amo vocês!
SHUHUA: Acho que não tive a chance de conhecer os meus fãs brasileiros ainda, mas sou muito grata por todo o amor que vocês nos mandam mesmo de longe. Mal posso esperar pelo dia em que poderemos finalmente nos encontrar pessoalmente!
HIT!: Por favor, mandem uma mensagem para os NEVERLANDs brasileiros!
MIYEON: Queridos NEVERLANDs brasileiros, obrigada por sempre nos apoiarem de tão longe. Eu continuarei a dar o meu melhor nas atividades, e mal posso esperar para conhecê-los em breve. Por favor, esperem por mim! Amo vocês!
YUQI: Sinto muita falta de todos vocês! Mesmo de longe, vocês sempre nos apoiam, e eu mal posso esperar para conhecê-los pessoalmente o mais rápido possível. Serei sempre grata e amo muito todos vocês!
Siga o i-dle nas redes sociais
Instagram: @i_dle_official
X: @official_i_dle
Youtube: @official_i_dle
Spotify: i-dle