Entrevista: Time HIT!
Tradução: Yoshiko Kanzato e Samuel Eliasafe
O ano de 2024 começou sendo um ano promissor para os fãs do Kim Jonghyeon! O artista lançou seu segundo mini-álbum “Brilliant Season” em janeiro deste ano e voltou aos palcos para brilhar nas performances da faixa-título “MOTTO”.
Com quase 12 anos de carreira, Kim Jonghyeon debutou, primeiramente, no boy group NU’EST sob o nome artístico JR. No grupo, ele desempenhava o papel de líder, além de rapper e dançarino principal. Além disso, em 2013, o NU’EST marcou sua presença em solo brasileiro e fez uma apresentação que ficou na memória de muitos fãs dos artistas. Infelizmente, a empresa responsável pelo grupo anunciou seu disband em 2022, mas isso não impediu de Jonghyeon continuar na indústria da música.
Em uma nova empresa e assinando com seu nome de nascimento, Kim Jonghyeon lança seu primeiro álbum “MERIDIEM” e a faixa-título “Lights” no final de 2022. Depois desse lançamento, o momento que os fãs mais aguardavam finalmente chegou em 2024: o lançamento de seu segundo mini-álbum!
Dessa vez, Jonghyeon volta com uma diversidade musical enorme e participa ativamente na produção e composição de “Brilliant Season”. Quer saber mais um pouco sobre esse artista completo? É só conferir a nossa entrevista exclusiva!
Time HIT!: O MV de “MOTTO” acabou de ser lançado e, desde as prévias, &U estão apaixonados com os visuais charmosos e maravilhosos de toda produção. Você pode nos contar um pouco sobre o planejamento e o processo de produção da faixa título, e do mini-álbum “Brilliant Season”?
Kim Jonghyeon: Enquanto nos preparavamos para o segundo mini-álbum, “Brilliant Seasons”, eu ponderei muito a respeito da mensagem que eu queria passar dessa vez. Eu busquei criar um álbum melhor que pudesse ecoar com muitas pessoas por meio do arranjo de vários aspectos como música, performance e visuais. O processo envolveu deliberações contínuas e esforços até o último momento, que acabou estendendo um pouco o tempo de produção.
Time HIT!: Recentemente, aconteceu o fan-concert “Sparkling Eternity” e as redes sociais estão cheias de momentos inesquecíveis para &U, mas será que você poderia contar um momento inesquecível da fan-con?
Kim Jonghyeon: Eu fico orgulhoso de ter deixado muitos momentos memoráveis para os &U.😊 Todas as partes do fan-concert que foram compartilhados com &U’s foi precioso para mim, mas um momento inesquecível foi a maneira criativa e divertida que expressaram o dress code com o tema “bling-bling”(brilhante), combinou perfeitamente com “Sparkling Eternity”. Cada interpretação única e vibrante é algo que eu me lembro vividamente.
Time HIT!: Você está na indústria da música por quase 12 anos e tem inúmeras experiências dentro e fora dos palcos. Depois de todo esse tempo, você poderia nos contar se você percebeu alguma característica ou comportamento que mudou em você como um idol? Se sim, quais?
Kim Jonghyeon: É realmente extraordinário estar nos palcos por tanto tempo e ter participado em várias atividades com ótimos projetos. 😊 Quando eu reflito sobre meus primeiros dias de debut e os comparo com meu “eu” atual, eu não acho que tenha mudanças significativas. Seja no passado, presente ou futuro, eu vou dar o meu melhor o tempo todo.
Time HIT!: Como você se sente sabendo que tantas pessoas ao redor do mundo se identificam com sua música e são apaixonados por seu trabalho?
Kim Jonghyeon: Eu sou imensamente grato. A palavra “obrigado” não parece o suficiente para expressar o quão grato eu me sinto pelos fãs em todos os momentos. Graças a eles, eu constantemente tenho forças para [fazer] as minhas atividades.😊 Eu tenho o forte desejo de crescer ainda mais e apresentar mais do que eu faço agora no futuro.
Time HIT!: Se você tivesse que apresentar uma música da sua discografia para alguém que não conhece seu trabalho, qual você recomendaria? Qual canção você diria que “é o Jonghyeon”?
Kim Jonghyeon: Entre as músicas que eu já lancei, tem faixas das quais eu participei na composição da música e das letras. Eu sinto que meus pensamentos mais verdadeiros estão incorporados nessas canções, ao invés daquelas que só estou focando no meu canto e performance. Então, se você quer ter aquele sentimento de “Kim Jonghyeon”, eu recomendaria músicas como “New Season” e “Whatever” desse álbum. Essas são músicas das quais eu me dediquei muito e espero que vocês gostem de entender a música e pensamentos do artista “Kim Jonghyeon”!
Time HIT!: Você guarda um caderno de composição desde quando você era um trainees, você ainda o usa para procurar inspiração do Jonghyeon do passado?
Kim Jonghyeon: Hoje em dia, eu só vejo aquele caderno como um item nostálgico. Infelizmente, eu não pego inspiração do Jonghyeon do passado para compor. Porém, às vezes, quando eu quero revisitar as memórias frescas daquele tempo, eu o pego e dou uma olhada.
Time HIT!: Por 10 anos você foi o líder de um grupo de 5 pessoas, nós sabemos que liderar é um grande desafio. Agora, você só precisa liderar uma pessoa. Qual a maior dificuldade que você percebe sendo um solista e precisando ser seu próprio líder?
Kim Jonghyeon: Às vezes, tem aspectos em mim das quais eu não confio completamente, e tomar decisões nessas áreas é a parte mais difícil. Trabalhar em grupo dá a vantagem de ouvir a opinião de cada membro, algo que eu sinto falta agora como um artista solo.
Time HIT!: O que mais te inspirou durante a produção do álbum e como você transmite isso para “Brilliant Seasons”?
Kim Jonghyeon: Normalmente, eu encontro inspiração na normalidade, no dia-a-dia. Porém, para esse álbum, “Brilliant Seasons”, meu objetivo era não escrever apenas sobre uma inspiração pessoal, mas criar canções que uma maior audiência pudesse se conectar. É por isso que eu explorei vários temas e estilos durante o processo.
Time HIT!: Sobre sua carreira de ator: quais papeis você gostaria de tentar no futuro?
Kim Jonghyeon: Como ator, eu quero ter diversos desafios para mostrar os diferentes lados. Eu, particularmente, tenho interesse em tentar gêneros e papeis que nunca tentei até então.
Time HIT!: Você participou na composição e produção de três músicas do seu novo álbum: “New Season”, “Don’t Worry” e “Whatever”. Qual delas foi a mais difícil de compor as letras? E qual delas é a sua favorita?
Kim Jonghyeon: Com certeza, “Don’t Worry” foi a mais desafiadora. É uma música que comecei a trabalhar durante os preparativos do meu primeiro mini-álbum, sendo a primeira música que participei na composição, então ela apresenta uma grande curva de aprendizado. Porém, ver o quanto meus fãs gostam da música durante os concertos me deixa imensamente feliz e orgulhoso, mais do que qualquer outra música.😊
Agora para escolher a favorita entre as três que compus nesse álbum, eu escolheria “New Season” como minha favorita! Foi muito agradável ser capaz de apresentar minha canção favorita, não apenas nos concertos como também nos programas de música durante o período de promoção.
Time HIT!: “I’m so dirty, How can I love you” fala sobre alguém que não se sente bom o bastante para amar o seu alguém especial, e é uma canção absolutamente linda! Falando sobre amor, você tem um filme de romance favorito? Se sim, por favor, nos conte qual!
Kim Jonghyeon: Esses dias, eu tenho gostado de ler webtoons* de romance. Com tantos dramas sendo adaptados de webtoons, é interessante comparar os dois e assistir/ler os dois juntos. Tenho tantos favoritos que fica difícil escolher apenas um.😊
*termo usado para se referir a manhwas e webcomic publicados on-line
Time HIT!: Nós começamos 2024 com seu lançamento incrível, muito obrigado pelo álbum extraordinário! Agora, você poderia compartilhar um pouco quais são suas promessas de ano novo?
Kim Jonghyeon: Minha promessa para 2024 é “encontrar &U mais vezes do que em 2023”. Eu espero passar um ano mais proveitoso do que no ano passado com nossos &U .
Time HIT!: Você esteve no Brasil em 2013 e foi um momento inesquecível para seus fãs, mas você tem alguma memória especial do tempo que passou no Brasil?
Kim Jonghyeon: Na verdade, toda vez que fãs internacionais mostram seu apoio é algo especial e valioso para mim. Entre esses momentos, eu me lembro dos fãs que vieram vestindo roupas com o tema uniformes escolares que era um dos temas para o outfit da minha apresentação naquela época. Os gritos entusiasmados e eles cantando conosco foi incrível e tocante. Mais uma vez, obrigada aos fãs brasileiros por essas memórias.
Time HIT!: Você voltaria a fazer um concerto no Brasil agora como artista solo?
Kim Jonghyeon: Se eu tiver a oportunidade, eu amaria ir e apresentar a melhor performance a qualquer momento!
Time HIT!: Por favor, mande uma mensagem para seus fãs brasileiros!
Kim Jonghyeon: Muito obrigado a todos &U’s no Brasil que nos apoiam de tão longe. Eu vou continuar a crescer até que possamos nos encontrar de novo e me esforçar para apresentar melhores stages. Por favor, continue nos apoiando no futuro!