Texto por Duda Chagas
Saiba mais sobre o relacionamento de Pablo Picasso que inspirou a música do grupo de K-pop
Desde seu debut, o OnlyOneOf vem mostrando uma sensualidade diferente do que estamos acostumados. As coreografias provocantes chamaram a atenção do público e motivou o grupo a investir mais ainda na quebra de paradigmas, principalmente desde o lançamento de “LibidO”. Mas as letras das músicas encapsulam recorrentemente o tema que o grupo explora sem vergonha ou receio: o desejo.
O desejo descrito por OnlyOneOf desde o começo da carreira não é supérfluo, passageiro ou condicionado, mas sim uma viagem até a parte mais crua e vulnerável das pessoas. O grupo retrata o desejo de um jovem como algo desesperador; seus sentimentos transbordam imediatismo e humanidade, uma necessidade quase vital pela pessoa desejada.
Na música “dOra maar”, do álbum “unknown art pop 2.1”, para transmitir sua mensagem, o grupo brilhantemente se coloca na posição do pintor Pablo Picasso e transforma a pessoa amada em Dora Maar — fotógrafa, pintora e amante do famoso pintor espanhol.
Surrealista, assim como Picasso, Dora Maar ficou famosa nos anos 30 por suas fotografias provocativas e projetos documentais. Maar era uma mulher politizada, inteligente e muitas vezes caracterizada como enigmática. Foi no auge de sua carreira como fotógrafa que conheceu Pablo Picasso e se tornou uma de suas amantes. Dora Maar motivou e documentou a época mais politicamente importante do pintor espanhol e seu relacionamento influenciou fortemente a carreira dos dois.
É a esse companheirismo profissional que a música de OnlyOneOf começa se referenciando. Amigos dos dois diziam que o crescimento profissional não se devia somente pela popularidade dos dois em suas respectivas áreas, mas também pela inexplicável conexão do casal que os inspirava de maneiras inovadoras.
You’re my fifth subject
The difference is you have a lot of tears
I’m just trying to draw you
And I see you trying to devour me, no way, girl
What if we’re just making the worst combination of colors
Just like your sweet name “Dora Maar”
I’m being intoxicated by you again
Você é meu quinto modelo
A única diferença é que você tem muitas lágrimas
Só estou tentando desenhar você
E eu vejo você tentando me devorar, de jeito nenhum, garota
E se nós estivermos fazendo a pior combinação de cores?
Como seu doce nome “Dora Maar”
Estou sendo intoxicado por você de novo
Picasso era atraído por Dora Maar de uma maneira quase obsessiva. Ele a enxergava como sensual e misteriosa, e se sentia intoxicado pela presença dela. A dor era o que mais intrigava o pintor. Tanto no lado sensual, pelo interesse de Maar com masoquismo, quanto pelas questões psicológicas com as quais a fotógrafa lidava, Picasso a romantizou por grande parte do relacionamento. Ele a usou como modelo em diversos trabalhos e em sua grande maioria a retratava como uma mulher triste.
Sua obra mais famosa de Dora é “The weeping woman”, ou “A mulher que chora” (1937), que inspirou a fotógrafa a fazer sua própria versão da pintura. Apesar de ser uma das mais importantes obras do pintor e objeto de inspiração para muitas outras produções durante a carreira do espanhol, Dora nunca se sentiu confortável com a maneira como foi retratada. Segundo ela, todas as pinturas de Picasso sobre si eram mentiras: “Elas eram de Picasso. Nunca foram, de fato, Dora Maar.”
I want to capture you in here
So show me your true colors, baby
Oh oh oh, that’s not you, baby
Oh oh oh, yes, I like you like this, baby
Don’t get me wrong, baby
You’re just my grieving model
Dora Maar
Eu quero te capturar aqui
Me mostre suas verdadeiras cores, querida
Oh oh oh, essa não é você, querida
Oh oh oh, sim eu gosto de você assim, querida
Oh, não me entenda mal, querida
Você é apenas minha triste modelo
Dora Maar
Picasso não enxergava Dora além de sua melancolia e explorou suas dores ao transformá-la em sua maior musa. A obsessão do artista pela mulher o tornou violento, manipulador e, muitas vezes, fisicamente abusivo. A tristeza vinda de Dora Maar, apesar de já existente e natural, era relacionada à tormenta que viveu com Pablo Picasso.
My reflection in your eyes is getting blurry
Draw you by day and I’ll hold you by night, yeah
No, cover your red eyes and get away from me
You will be kept in my memories
Because you’re my masterpiece, yeah
O meu eu refletido em seus olhos está ficando embaçado
Eu vou te desenhar durante o dia e te abraçar à noite
Cubra seus olhos vermelhos e saia de perto de mim agora
Eu vou manter você em minhas memórias
Porque você é minha obra-prima
Na música, OnlyOneOf explora os principais pontos do relacionamento do pintor e da fotógrafa. O erotismo atravessado pela tristeza, a paixão ardente de um amor obsessivo e a romantização exagerada de um parceiro quando se está cego de desejo. A interpretação do grupo de K-pop do relacionamento histórico carrega em si a toxicidade de um desejo inebriante, pouco racional e que procura sempre por mais, mesmo que isso o leve à ruína. É um desejo cru, humano, mas romantizado e irreal.
Em 1946, Picasso terminou com Dora Maar e começou a se relacionar com uma mulher 20 anos mais nova que a fotógrafa. Maar, que havia largado a fotografia por ele, entrou em profunda depressão e ficou reclusa da sociedade. Ela foi levada a um asilo psiquiátrico devido a sua reação à separação, mas nunca parou de criar sua arte, desta vez através de pinturas e poemas, se reencontrando longe de Picasso.
Ouça a música aqui:
Fonte: dasartes.
Que música incrível!!! Muito legal saber mais sobre a história da arte através de uma canção tão linda.
[…] Com a volta de Nine, “dOra maar” foi recebida com um grande coral dos fãs, que acompanharam a letra completa. A canção é uma das favoritas dos fãs, e já apareceu aqui na HIT! no quadro HIT!Lyrics! […]