Na última segunda-feira (24), a empresa Starship Entertainment, casa de grupos como Monsta X, Cravity e IVE, veio a público, por meio de seu perfil no Twitter, informar que está tomando ações judiciais contra um canal do Youtube que produziu conteúdo malicioso, atacando especificamente o grupo feminino IVE.
Em nota, a agência revela detalhes do que tem feito desde o ano passado para parar este canal, sendo ajudada até mesmo pela sede do Google. Além disso, outros comentários e vídeos que espalhem rumores maldosos e ofensas aos artistas da empresa já foram identificados pela Starship, que segue monitorando esse tipo de atitude.
Abaixo você confere o comunicado na íntegra:
“Olá. Aqui é a Starship Entertainment
Isto é um anúncio sobre as ações legais contra a violação dos direitos dos artistas da Starship Entertainment.
Nós temos tomado fortes ações legais em relação a situações de calúnias maliciosas, circulação de informação falsa, postagens com ataques pessoais, e postagens e comentários defamatórios.
Em outubro de 2022, nós registramos uma reclamação legal contra os persistentes comentaristas maliciosos, e eles receberam sentenças de seis meses de prisão, restrição de emprego, e sendo listados no registro de criminosos sexuais. Desde de novembro de 2022, pela LIWU Grupo Jurídico (representante legal Chong Kyung Suk), nós estamos executando um processo criminal e civil e também uma ação legal no exterior. Em maio de 2023, foi no dada uma ordem de fornecimento de informações vindas do Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte da Califórnia, e em julho de 2023, nós conseguimos obter informações significativas sobre o gerenciador do canal “Sojang” dadas pela sede do Google nos Estados Unidos. Contudo, infelizmente, assim que o Google notificou o administrador do canal “Sojang” sobre a ordem de fornecimento de informações, “Sojang” de repente alegou que seu canal foi hackeado e deletou os vídeos existentes nele e sua conta foi deletada, seguido de um pedido de desculpas.
É sabido que “Sojang” causou séria difamação as nossas artistas, membros do IVE, por espalhar continuamente informações falsas, o que também interferiu nas operações de nossa agencia, e isso foi admitido em um post recente no NATE PANN, o qual alega ter sido escrito pelo(a) próprio(a) “Sojang”. Independentemente da veracidade e real intenção por trás do pedido de desculpas de “Sojang”, a Starship irá cobrar responsabilidade civil e criminal por seus atos ilegais do passado por meio do processo que está em andamento.
Nossa agencia está atualmente verificando adicionalmente as informações pessoais dos apresentadores de canais de “destruidores cibernéticos” (gíria coreana que se refere aqueles que maliciosamente espalham rumores falsos online) incluindo “Sojang” por meio de procedimentos legais. Não que não tenha sido tomadas ações legais contra outros “destruidores cibernéticos” no passado, mas em muitos casos, esses procedimentos legais eram encerrados porque não conseguimos identificar suas identidades no final. No entanto, ao contrário dos casos anteriores, nós tomamos medidas com a ajuda do LIWU Grupo Jurídico por meio do qual nós pudemos obter informações significativas sobre suas identidades, e planejamos responsabilizar os criadores de canais “ciber-destruidores”, incluindo “Sojang”.
Nós estamos constantemente operando um sistema de monitoramento para proteger os direitos de nossos artistas, incluindo suas reputações, privacidade e seus direitos humanos, e nós panejamos tomar todas ações legais possíveis sem clemência para os casos atuais e futuros de difamação ou outros danos adicionais causado contra os artistas
Pedimos aos fãs que enviem denúncias continuamente, pois elas têm sido de grande ajuda em nossa resposta aos processos e ações legais.
Obrigado(a)”
Declaração postada na conta oficial da empresa no Twitter (fonte: Starship/ Tradução em inglês do Soompi/ Tradução em português feita pela HIT!)
Fontes: Soompi; Starship Enterntainment