Texto: Addson Gabriel
Em 2022, o (G)I-DLE lançava seu primeiro álbum após um breve hiato. Nesta era do grupo, elas emplacaram diversos sucessos como “MY BAG” e “TOMBOY”, que conseguiu alcançar o topo nas paradas coreanas sul-coreanas, garantindo um Perfect All-Kill (termo usado quando uma música domina simultaneamente todas as paradas musicais da Coreia do Sul).
Além das músicas energéticas e vibrantes, o grupo nos agraciou com uma balada sobre nostalgia, crescimento e a importância de preservar memórias preciosas.
“POLAROID” foi escrita por YUQI e destaca-se pela harmonia dos vocais do quinteto que, em conjunto com o toque acústico da guitarra, cria uma atmosfera envolvente. O refrão, que explode em um momento de emoção, celebra a ideia de revisitar nossas memórias com um sorriso no rosto.
“철없는 우릴 사진에 담아서
잊지 않게 간직하고 싶어 난
In my pocket, in my pocket
A lot of people want us to grow up
시간은 참 빠르게만 가는데
I want pleasure, want pleasure, mm”
“Eu quero registrar nossos momentos imaturos em uma foto
Eu quero guardá-los para não nos esquecemos
No meu bolso, no meu bolso
Muitas pessoas querem que cresçamos
O tempo simplesmente está passando tão rápido
Eu quero aproveitar, quero aproveitar, mm”
(Tradução Genius)
No primeiro verso, MINNIE e YUQI refletem sobre a importância de preservar momentos imaturos, porque esses períodos de ingenuidade e simplicidade são fundamentais para o nosso amadurecimento como indivíduos. Além disso, o trecho nos faz refletir como os dias passam mais rápido à medida que crescemos, nos deixando sem tempo e causando um sentimento de urgência em aproveitar o presente antes que seja tarde demais.
“그땐 왜 모든 게 다
그저 어려웠을까?
Don’t be sad
Let’s forget everything with the flash”
“Por que tudo era tão difícil naquela época?
Foi apenas difícil?
Não fique triste
Vamos esquecer tudo com o flash”
(Tradução Genius)
SOYEON questiona o porquê de tudo parecer tão difícil no passado. A letra traz uma reflexão sobre a percepção das dificuldades ao longo do tempo e como elas podem ser suavizadas na memória, especialmente quando são lembradas por uma ótica mais leve, dando a entender que os desafios que enfrentamos não são insuperáveis.
“Can I take out the polaroid?
And then we smile brightly
슬퍼지더라도 울지는 않을게
Let’s make a funny face
Take out the polaroid
We shouldn’t forget this, please remember
우리 사진 속에 그때 그 미소에
Let’s make a funny face”
“Posso tirar a polaroid nossa?
E então sorrimos brilhantemente
Eu não vou chorar mesmo se eu ficar triste
Vamos fazer uma cara engraçada
Tire a polaroid
Não devemos esquecer isso, por favor, lembre-se
Na nossa foto, aquele sorriso naquele momento
Vamos fazer uma cara engraçada”
(Tradução Genius)
Já no refrão, a letra utiliza o gesto de tirar uma foto instantânea – frequentemente chamada de Polaroid – como uma metáfora para criar momentos felizes e os capturar, não apenas como recordações estáticas, mas como lembranças que devem ser mantidas em nosso consciente.
Ao dizer “vamos fazer uma cara engraçada”, a letra sugere a ideia de que o antídoto contra o sofrimento é não levar a vida tão a sério, sugerindo, que mesmo diante da tristeza, ainda é possível encontrar ocasiões de felicidade e diversão. Trata-se de uma busca constante pela felicidade, mesmo em situações difíceis.
“Sometimes I think we can look back
‘Cause we’ve been too busy, we’ve been too busy
잠깐 쉬어가자 우리
행복할 수 있게 더 웃을 수 있게”
“Às vezes eu acho que podemos olhar para trás
Porque nós estivemos muito ocupadas, estivemos muito ocupadas
Vamos fazer uma pausa
Para que eu possa ser feliz e sorrir mais”
(Tradução Genius)
No entanto, lembrar disso precisa ser uma tarefa constante. Em meio a uma vida ocupada, é muito fácil esquecer dessa avaliação retrospectiva e de aproveitar o que realmente importa: os momentos simples ao lado de quem amamos e nos importamos.
Ouça a música: