Coletiva de Imprensa, K-Hip Hop

Perseverança e humildade — Coletiva de Imprensa com Touch the Sky

São Paulo, 31 de maio de 2025. 

O rapper Touch the Sky já está em terras brasileiras para realizar sua primeira apresentação solo no país, como convidado especial na segunda edição da AY-YO, balada de K-Hip Hop e K-R&B.

Ele desembarcou ontem (30) em São Paulo e se reuniu à noite com alguns veículos de mídia, incluindo a HIT!, para uma coletiva no Centro Cultural Coreano do Brasil, que fica localizado na Avenida Paulista. 

Na ocasião, o artista comentou sobre como se sentiu com a recepção que teve com os fãs no aeroporto. Ele enfatizou que, como veio sozinho e o voo foi longo, a viagem foi um tanto quanto solitária então, ao ver que havia pessoas o esperando, seu coração se sentiu confortável, como se um vazio tivesse sido preenchido. 

Além disso, Touch comentou sobre a proximidade que sente com o público brasileiro, dizendo que gosta da animação e como são amigáveis aqui, o que combina com sua própria personalidade alegre.

O artista também relembrou da última vez que esteve aqui, quando foi convidado por seu amigo VAPO, rapper coreano brasileiro, para participar do “The Vapo X Concert“, em março de 2023. Uma das suas memórias favoritas da época foi a sensação ao subir no palco  e quando esteve na casa de VAPO junto a alguns amigos dele. Touch também confessou logo de cara que sentiu muita falta de comer churrasco brasileiro. 

Ainda sobre sua relação com o país, Touch foi questionado se já chegou a explorar um pouco da cena do rap nacional e confessou que escuta Matuê, rapper brasileiro. Ele também disse que o gênero da bossa nova chamou sua atenção. Por mais que seja uma sonoridade bem diferente da qual está acostumado, ele descreveu o ritmo como se o coração estivesse “tomando um banho quente”, isto é, algo que traz relaxamento depois de um dia longo de trabalho.  

Na mesma nota, foi perguntado se ele já cogitou a ideia de incorporar gêneros brasileiros em seus futuros projetos e, sobre isso, o rapper foi bem enfático em afirmar que sim, já pensou nessa possibilidade, mas deseja estudar mais e se aprofundar para não entregar algo raso e que possa ofender a comunidade de artistas brasileiros. 

Adentrando nas perguntas sobre sua carreira, Touch esclareceu a mudança de nome artístico. Em 2021, ao assinar com sua atual empresa, a Daytona Entertainment, ele atendia até então pelo nome Lil Nekh, mas era um termo difícil de pronunciar e que já não o representava nessa nova fase.  

Então lhe foi sugerido a troca para “Touch the Sky” (ou “tocar o céu”, em tradução livre). Ele disse que de primeira não se empolgou com a ideia, mas ao ver o significado, percebeu que combinada com sua ambição e traduz bem a sua perseverança em alcançar sempre mais . 

E quando olha para sua trajetória até aqui, Touch disse que percebeu uma melhora emocional e mental, principalmente por conversar bastante com seu mentor e cofundador da atual label, o também rapper The Quiett. Já no que diz respeito à música, ele disse que agora existe mais planejamento em seu processo de criação. 

Touch recordou sobre seu projeto mais recente, o full albumPurpose”, de novembro de 2024. O rapper disse que seu objetivo foi passar uma mensagem simples e acalentadora àqueles que se sentiam um pouco perdidos na vida, e pensa que conseguiu atingir essa audiência. 

Para o futuro, ele destacou que, apesar de desejar mais sucesso e dinheiro, seu principal foco é em melhorar sua música e sua voz para poder entregar experiências agradáveis ao público. 

Mas e em 2025, teremos alguma novidade vindo aí? Touch the Sky liberou uma informação exclusiva sobre isso e disse que sim, os fãs podem esperar por um novo EP, ainda sem data definida para lançamento. 

Além disso, em sua apresentação na AY-YO, ele irá cantar de maneira inédita uma das faixas que estará presente nesse novo trabalho — e podem acreditar nisso, pois Touch mesmo destacou na coletiva que não mente. 

Inclusive, o artista revelou que esse show será seu primeiro após um tempo de hiato dos palcos (dentro e fora da Coreia) e que está se sentindo nervoso, mas ao mesmo tempo animado já que poderá cantar mais músicas do que da última vez que esteve aqui no Brasil. 

Ele também disse que a proposta da AY-YO chegou quando ele sentiu ter perdido a confiança em performar, então usará dessa oportunidade para recuperar esse aspecto. 

Touch destacou que, além da nova canção, o público brasileiro poderá esperar um setlist animado, mas também emocional. Relembrando que ele estará presente na AY-YO neste sábado, 31 de maio, na Arena Show — Av. Nove de Julho, 1100 – Bela Vista, São Paulo. O evento é para maiores de 18 anos. 

Já conhecia o rapper? Comente com a gente o que achou desse bate-papo com ele.

Sobre o autor

Jornalista brasileira explorando o mundo da música, arte, cultura pop e tudo relacionado a K-culture. 📩 Pautas/Suggestion: virginia.bsoliveira@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *