Um episódio de violação de limites aconteceu na noite de ontem (17). Após o show do grupo YOUNITE, em São Paulo, o integrante Eunho foi alvo de uma tentativa forçada de beijo por parte de um fã, enquanto deixava o local.
Na mídia, gravada por outros fãs presentes no local, é possível ver que o idol cumprimentava os fãs na saída do show quando uma mulher rompeu a barreira de segurança, agarrou o cantor e tentou beijá-lo à força. Seguranças intervieram rapidamente, mas o artista apareceu visivelmente em choque após o acontecimento
O caso ecoa um incidente ocorrido em março deste ano com o astro Lee Junho (2PM), também em São Paulo. Na ocasião, uma fã beijou sua face sem consentimento explícito, gerando revolta na Coreia do Sul, onde o ato foi classificado como assédio por veículos locais. A produtora Sam Entretenimento emitiu comunicado na época pedindo que fãs “evitassem interações físicas”.
Na cultura coreana, o contato físico com desconhecidos é geralmente evitado, e embora os fãs latino-americanos sejam acostumados com demonstrações físicas de carinho, é preciso entender e respeitar os limites culturais, morais e éticos. Demonstrar afeto sem consentimento é um comportamento que pode se enquadrar como importunação sexual, segundo a Lei brasileira 13.718/2018, com pena de 1 a 5 anos de prisão.
A Brand New Music e a produtora do evento ainda não se pronunciaram sobre o ocorrido.
Além da violência em si, o episódio reacende estereótipos prejudiciais sobre a América Latina no universo do K-pop. Enquanto fãs da Europa e EUA ganham oportunidades de interação com idols a região latino-americana segue com menos oportunidades.
O YOUNITE continua sua agenda no país: após as apresentações em São Paulo (16 e 17), o grupo segue para Curitiba (19), Piracicaba (21), Rio de Janeiro (24), Belo Horizonte (26), Goiânia (28) e encerra em Brasília (30 e 31).
ATUALIZAÇÃO (26/08)
A agência do YOUNITE, Brand New Music, se pronunciou sobre o assunto: “Ocorreu um incidente durante uma apresentação recente em que abordagens excessivas de alguns fãs representaram riscos à segurança do artista. Esse tipo de comportamento também coloca em perigo a segurança dos fãs no local.”

