Nesta quarta-feira (15), o Tribunal Distrital de Incheon condenou a proprietária, de 36 anos, do canal do YouTube “Sojang”, Sra. Park, a dois anos de prisão, com três anos de liberdade condicional, além de uma multa de aproximadamente R$ 770 mil e 120 horas de serviço comunitário.
Ela foi acusada de difamação segundo a Lei de Redes de Informação e Comunicação por publicar vídeos que prejudicaram a imagem de várias celebridades entre outubro de 2021 e junho de 2023, período durante o qual obteve lucros estimados em R$ 962 mil.
Celebridades como WONYOUNG, do IVE, Jungkook e V, integrantes do BTS, SUHO, membro do EXO, KANG DANIEL e o grupo aespa processaram a criadora de conteúdo por esses atos.
O tribunal destacou que atos de difamação causam danos irreparáveis às vítimas e que o réu repetidamente utilizou seu canal para disseminar conteúdo provocativo em busca de lucro, o que é considerado uma ofensa grave.
Os processos foram motivados por uma série de publicações prejudiciais que culminaram em uma ação legal em massa contra ela. A condenação da Sra. Park que saiu hoje, incluiu uma restituição de ₩ 200 milhões por difamação específica contra WONYOUNG.
Todo o processo foi marcado por confusões sobre a identidade da Sra. Park. Durante o ano de 2021 e 2022, outras agências e celebridades, como a BIGHIT, solicitaram ao tribunal dos EUA várias vezes para revelar a identidade de Sojang, mas o tribunal não a forneceu. No ano passado, finalmente, através do processo da WONYOUNG a identidade da perpetuadora foi revelada, o que ocasionou uma leva de novos processos em 2024 usando, agora, essa identidade.