HIT!News, Sociedade

Coreia do Sul realizará exames regulares de saúde mental para jovens

A Coreia do Sul começará, em 2025, a realizar exames de saúde mental a cada dois anos para pessoas entre 20 e 34 anos. A medida, parte do programa nacional de saúde pública, foi anunciada pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar para melhorar o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças mentais, uma vez que apenas 16,2% dos jovens coreanos utilizam serviços de saúde mental atualmente.

O programa, que anteriormente oferecia exames apenas a cada dez anos, passará a incluir testes para depressão e outras doenças mentais em fases iniciais, garantindo um acompanhamento mais completo. Jovens que apresentarem sintomas serão encaminhados a institutos de saúde especializados para diagnósticos mais profundos e tratamento contínuo.

A mudança ocorre em meio a um aumento expressivo nos problemas de saúde mental entre os jovens sul-coreanos. Dados recentes mostram um aumento significativo de transtornos mentais entre os jovens sul-coreanos. Em 2022, pela primeira vez, mais de um milhão de pessoas foram tratadas para depressão no país. O número de jovens pacientes mais que dobrou entre 2017 e 2022, de 159 mil para 350 mil, representando 35,9% do total de casos.

Com a mudança, o governo pretende reduzir o tempo sem tratamento e permitir diagnósticos mais rápidos após o surgimento dos primeiros sintomas, ampliando o acesso a tratamentos adequados e busca enfrentar o crescimento das doenças mentais entre a juventude, promovendo cuidados preventivos e oferecendo suporte contínuo aos pacientes diagnosticados.

Texto: Joana de Alcantara

Fonte: (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *