Destaques, Entrevistas

Arte multiforme e cativante — Entrevista TEN

Entrevista: Time HIT!
Booking: Carol Steinert
Tradução: Alice Oliveira

Recentemente, TEN, solista e integrante do NCT realizou o primeiro comeback da carreira individual com seu segundo EP, intitulado “STUNNER”.  

E para aproveitar esse momento, o artista abriu o coração em um bate-papo profundo com a HIT!, falando mais sobre seus dias como trainee, dinâmicas e desafios ao participar de várias sub-units, o desenvolvimento de sua cor pessoal, processo criativo e sua apreciação por samba e bossa nova. 

Quer saber mais? Então mergulhe nessa conversa: 

Time HIT!: Você iniciou sua carreira muito jovem e deixou o seu país de origem, a Tailândia, para seguir os seus sonhos, o que deve ter sido desafiador. Como foi para você todo esse processo? Você faria alguma coisa diferente?

TEN: Desde criança, eu sonhava em ser cantor e praticava como um trainee na SM Entertainment. Foi difícil deixar meu país tão jovem e estar longe da minha família, assim como me adaptar a uma nova língua. No entanto, durante o meu período como trainee, foquei apenas em ensaiar, então não tive tantos desafios quanto eu esperava inicialmente.

Depois de debutar, surgiram muitos novos desafios. No palco, eu tive que mostrar a melhor versão de mim ao público e tudo aquilo pelo qual trabalhei estava em jogo, então havia muitos aspectos aos quais eu precisava prestar atenção.

Se eu pudesse voltar aos meus dias como trainee, focaria mais no estudo de idiomas. Se eu tivesse me preparado, aprendendo não só coreano, como chinês e japonês, acredito que isso teria sido de grande ajuda para minhas atividades.

Time HIT!: Para o seu novo comeback, como artista solo com STUNNER, a música “BAMBOLA” foi lançada como uma prévia, trazendo uma energia divertida e brilhante. Como foi a jornada para encontrar inspiração para a criação dessa faixa e colocá-la como uma prévia do seu segundo mini-álbum?

TEN: Enquanto me preparava para esse álbum, eu não procurei necessariamente por uma fonte específica de inspiração. Na verdade, eu já tinha uma ideia clara do clima e da vibe que queria transmitir. O tom geral é mais brilhante do que o meu primeiro mini álbum, mas continuei focando em selecionar músicas que permanecessem fiéis ao meu estilo e essência. “BAMBOLA” foi escolhida como uma música de prévia, porque possui uma estrutura inesperada e um charme único. Ela pode ser um pouco desafiadora aos ouvintes inicialmente, mas acredito que isso faz com que ela se destaque e lhe confira esse charme único. Desde o começo, eu soube que queria que “BAMBOLA” fosse a música que antecede o álbum. Depois de filmar o MV e passar pelo processo de gravação, fiquei realmente satisfeito com o resultado, já que ficou exatamente do jeito que imaginei.

Time HIT!: Em projetos anteriores, nós vimos o seu envolvimento criativo na criação de obras próprias, como nos designs para o merchandise oficial do WayV. Como você acha inspiração para criá-las e há alguma chance de futuros lançamentos com designs seus novamente?

TEN: Quando eu crio, busco inspiração nas emoções que estou sentindo no momento. Às vezes, me pego imaginando como posso expressar visualmente essas emoções, o que naturalmente me leva a transmiti-las por meio da arte. Desenhar se tornou uma das formas pelas quais eu expresso meus sentimentos, e sempre quis compartilhá-los com os meus fãs. Com relação à responsabilidade de novos lançamentos de merchandise, acredito que a coleção “Canelé” lançada do meu primeiro mini álbum, possa ter mais itens no futuro. Atualmente, estou explorando ideias sobre como incorporar elementos, como o “Canelé Friends” em diferentes plataformas e de que forma apresentá-los. A empresa também está discutindo isso ativamente, então espero que todos fiquem atentos ao que está por vir!

Time HIT!: A versão SNACK PACK do álbum inclui photocards do Louis, Leon e Lev. Você poderia nos contar um pouco sobre as características únicas dessa versão e como ela se diferencia das demais?

TEN: A versão SNACK PACK conta com uma coleção especial de photocards, criada para parecer que você está completando um conjunto de peças colecionáveis. Ela inclui seis photocards, com cards individuais aleatórios do Louis, Leon e Lev, além do meu próprio photocard. Essa versão adiciona uma camada extra de empolgação, tornando a experiência semelhante a um jogo colecionável divertido de photocards para os fãs.

Time HIT!: O álbum STUNNER apresenta um design muito criativo, que lembra a embalagem de um snack. Você tem interesse em explorar formatos ou conceitos visuais incomuns em projetos futuros? Qual abordagem diferente você gostaria de tentar em um próximo álbum?

TEN: Isso é segredo! Ainda não posso compartilhar nenhum detalhe. As inspirações vêm de todo lugar, então não tenho como dizer com certeza por qual direção iremos seguir, mas uma coisa é certa: estamos sempre buscando maneiras de expandir os limites da criatividade. Fiquem ligados!

Time HIT!: A faixa-título “STUNNER” carrega uma dualidade: pode significar tanto algo deslumbrante, quanto algo que cause impacto nas pessoas e as faça refletir. Você acha que o álbum reflete essa ambiguidade? O que você espera que os fãs sintam ao ouvi-lo?

TEN: Eu definitivamente penso que a faixa-título “STUNNER” carrega um duplo sentido. Enquanto “BAMBOLA” teve um impacto visual marcante e deslumbrante, “STUNNER” surpreende os ouvintes de um jeito diferente, com sua sonoridade e estilo únicos, cativando-os em um nível mais profundo. Espero que esse álbum se torne algo que os fãs possam ouvir do amanhecer até o anoitecer. Você pode começar o seu dia ao som de “STUNNER”, passar para “Enough For Me” quando precisar de energia para ir ao trabalho, e relaxar à noite com “Butterfly”. Eu adoraria que os ouvintes pudessem experimentar diversas emoções por meio desse álbum.

Time HIT!: Muitos fãs veem sua música como uma ponte entre culturas. Você também acha que ter crescido em um ambiente multicultural influenciou a sua arte? Se sim, de que sentido?

TEN: Por meio da SM Entertainment, tive a oportunidade de imergir na cultura coreana, fazer parte de um grupo chinês e adquirir experiências valiosas no Japão. Crescer frequentando uma escola internacional me expôs a diversas culturas, o que moldou significativamente minha perspectiva e abordagem criativa. Isso me ensinou a pensar livremente e adotar formas diferentes de enxergar o mundo. Mais do que focar naquilo que é certo ou errado, aprendi a respeitar e apreciar vários pontos de vista. Se algo me inspira, estou sempre aberto a tentá-lo e, quando me relaciono com uma experiência, naturalmente se torna parte de quem sou e da arte que eu crio.

Time HIT!: Você foi mentor em programas de entretenimento, ensinando e aconselhando a próxima geração de artistas. De que maneira a experiência de ensinar impactou sua própria arte? Alguma das coisas que você aprendeu com os seus alunos mudou a sua perspectiva sobre performance e criatividade?

TEN: Eu tenho a minha própria maneira de me apresentar, mas assistir aos trainees cantarem e dançarem também foi uma experiência de aprendizado para mim. Sua paixão e dedicação constantes me inspiraram e escutar suas histórias me deu novas perspectivas, as quais levei para a minha própria jornada. Por exemplo, ver o quanto a oportunidade de debutar ou se apresentar significa para eles, fez com que eu valorizasse ainda mais cada momento no palco. É um lembrete para nunca tomar essas experiências como garantidas e sempre dar o meu melhor.

Time HIT: Você pôde colaborar com a Minnie do (G)I-DLE recentemente e os fãs amaram ver dois artistas tailandeses juntos. Estamos curiosos para saber se você planeja trabalhar com mais idols tailandeses.

TEN: Estou sempre empolgado com a possibilidade de colaborar com alguém. Quando a oportunidade certa surgir, eu adoraria criar algo especial e significativo juntos. Fiquem à vontade para entrar em contato. Estou sempre aberto a projetos divertidos e incríveis.

Time HIT!: Sua carreira artística inclui experiências em grupos, como o NCT, WayV e SuperM, cada um com sua energia e identidade únicas. Levando isso em consideração, tem alguma coisa que você acredita só poder ser expressa por meio de projetos solos? Por outro lado, existe algo para você que necessita da energia coletiva de um grupo para ganhar vida?

TEN: Ao longo da minha jornada em diversos grupos, experienciei a energia única de cada um, moldada pelos encantos de cada membro. Esses momentos me ensinaram muito e, agora, como artista solo, sinto que todas as lições que aprendi se uniram para me ajudar a criar o meu próprio estilo.

As apresentações em grupo têm uma magia especial, com a capacidade de exibir uma grande variedade de expressões e dinâmicas ao mesmo tempo. A energia coletiva de vários integrantes trabalhando juntos cria algo realmente poderoso. No entanto, como artista solo, tenho a oportunidade de expressar com clareza o meu estilo pessoal e dar vida ao que é exclusivamente meu.

Time HIT!: Além de cantar e dançar, você se envolve com desenho, pintura e moda. De que maneira você acredita que essas formas de arte não musicais se conectam com seus projetos?

TEN: Acredito que todas as formas de arte são interligadas. Seja moda, música ou pintura, todas elas são meios poderosos de expressar emoções e naturalmente influenciam umas às outras. Quanto mais experiências acumulo, mais abrangente a minha habilidade de me expressar se torna, impactando profundamente o meu trabalho. Cada forma de expressão artística aprimora as outras, permitindo que eu me comunique de maneira mais criativa e autêntica em tudo o que eu faço.

Time HIT!: Você também é conhecido por suas habilidades multilíngues, cantando em coreano, inglês e até mandarim. Como você administra todos esses idiomas? Você já se confundiu alguma vez?

TEN: Trabalhar em diferentes equipes e regiões me permitiu aprender vários idiomas naturalmente. Claro, há momentos, principalmente quando estou cansado, em que a minha mente fica um pouco bagunçada e posso confundi-los. Para manter a fluência, faço questão de revisar regularmente os idiomas que aprendi. No meu tempo livre, eu pratico assistindo a vídeos, lendo livros, ou conversando com amigos dessas regiões para manter as minhas habilidades linguísticas afiadas e garantir que eu me sinta à vontade ao alternar entre os idiomas.

Time HIT!: Você já pensou em vir para o Brasil? Você sabe algo sobre o nosso país?

TEN: Ainda não tive a chance de visitar o Brasil, mas com certeza adoraria poder ir um dia e me conectar com os fãs apaixonados. Sempre fui fascinado por gêneros musicais como o samba e a bossa nova e estou ansioso para vivenciar de perto a cultura vibrante de vocês. Se surgisse a oportunidade, eu ficaria encantado em me apresentar para os fãs brasileiros e mergulhar na energia única desse país. Seria uma experiência inesquecível dividir o palco com os fãs e celebrar a cultura juntos.

Time HIT!: Por favor, mande um recado aos seus fãs brasileiros!

TEN: Finalmente, o meu novo mini álbum, STUNNER, foi lançado! A todos os meus incríveis fãs brasileiros, sou imensamente grato pelo seu amor e apoio inabaláveis. Espero que este álbum lhes traga alegria, entusiasmo e uma sensação de felicidade. Se ele puder iluminar ao menos uma pequena parte do seu dia, significaria tudo para mim. O amor de vocês me dá forças para continuar e sou muito grato por isso. Vamos continuar essa jornada juntos! Eu amo muito vocês e não tenho como agradecê-los o suficiente!

Siga o TEN nas redes sociais

Instagram: @tenlee_1001
Spotify: TEN

Videoclipe oficial de “STUNNER” (Créditos: Reprodução/SM Entertainment/Youtube)

(1) Comentário

  1. que maravilhoso que entrevistaram esse grande artista. acredito que todos 10velys brasileiros amaram, muito obrigada 💜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *