Booking: Guto Togo
Entrevista: Guto Togo e Vicky Barros
Revisão: Virginia Oliveira
Design: Jéssica Fernandes
Com o lançamento do EP “CENTRO”, Vapo, rapper sul-coreano criado em São Paulo, traz uma nova perspectiva e nuances de sua vida pessoal através de músicas e letras cativantes. Com produção de Joha, participações de Sokodomo e TAG, do grupo ONE PACT, o novo trabalho entrega muita personalidade.
Confira agora nossa entrevista exclusiva com o artista para saber mais sobre sua fase atual, expectativas para o futuro e muito mais:
Time HIT!: Antes de começar a entrevista, queremos parabenizar pelo seu lançamento, “CENTRO”. Trata-se de um trabalho em que sentimos o carinho e a dedicação na sua construção. Como foi o processo para criar esse EP? E para você, qual foi a principal mudança e diferença comparadas com os trabalhos anteriores? Além disso, qual foi sua principal inspiração?
VAPO: Foi um processo longo e curto (risos). Para a criação física das músicas, foi um tempo de um ano e meio, mais ou menos, mas acredito que durou a minha vida inteira para a criação desse mini álbum, pelas histórias que são contadas em cada uma das faixas. Esse álbum é bem diferente dos outros, porque nele tem um pouco de tudo sobre a minha vida, até os dias de hoje. Há histórias que eu nunca tive coragem de falar sobre, consegui me aprofundar e me abrir para contar ao meu público. Em questão musical, [me inspirei] nos gêneros que fui escutando na minha adolescência, por volta de 2010 a 2017. É uma vibe mais Y2K, no estilo K-pop da segunda geração e funk também.
Time HIT!: Quando você escutou o “CENTRO” finalizado pela primeira vez, qual foi o sentimento que teve? E qual a principal mensagem ou sentimento que quer levar aos seus fãs ao ouvirem o mini álbum?
VAPO: Primeiro sentimento… acho que passou um flashback sobre a minha vida toda. [Pensei] ‘agora eu posso ser o CENTRO’, ‘agora encontrei o CENTRO da minha vida’. No processo da criação do meu álbum, tive muitos sentimentos: chorei, sorri, fiquei com raiva! (risos). Que eles [ouvintes] possam encontrar o ”CENTRO”, o propósito da vida deles. Que sintam todos os sentimentos possíveis, possam chorar, sorrir, sentir raiva. Só quero que eles se sintam livres ao ouvir o meu som.
Time HIT!: Para esse trabalho, você contou com a produção do Joha, conhecido pelos trabalhos com Stray Kids e ONE PACT. Nos conte como foi o processo de criação em conjunto com ele?
VAPO: Não conheço ele há muito tempo, mas somos melhores amigos agora. No primeiro dia em que encontrei ele, tivemos um belo tempo de conversa. Foi daí que começamos a criar algo juntos e a música ”CENTRO” foi a primeira a ser feita por nós e sentimos que tivemos uma boa química nas criações das músicas. Agora temos muitos sons para lançar juntos.
Time HIT!: No contexto dos MVs, notamos que há forte influência estética dos anos 2000, certo? Teve alguma razão para decidir usar essa referência visual?
VAPO: Acredito que, tanto no mundo da moda quanto da música, tudo que é antigo se torna uma trend algum dia e essa moda volta de novo. Então queria trazer alguma vibe que eu curtia ver e escutar, tanto nas músicas como nos estilos de vídeos dessa época.
Time HIT!: Na faixa “Vapo”, o Sokodomo cantou algumas partes em português. Como surgiu a ideia? Como foi para ele aprender esses trechos em português?
VAPO: Ele também viveu no Brasil há um tempo, tanto que éramos da mesma igreja e já nos conhecíamos desde aquela época, então ele mesmo deu essa ideia de fazer o verso em português. Ele queria trazer melhor essa vibe e as lembranças que ele tinha do Brasil, e também queria chegar mais perto do público brasileiro, para que pudessem ter uma conexão ao ouvir a música.
Time HIT!: Tendo como inspiração uma das faixas título, a “Flashy”, que fala sobre o quão chamativo e brilhante uma garota é na relação, a gente quer saber: O que você considera flashy no seu dia a dia?
VAPO: A minha vida. Quero que a minha vida possa ser iluminada cada vez mais, que eu possa alcançar lugares mais altos, provar ao público que eles também conseguirão alcançar seus objetivos se correrem atrás.
Time HIT!: Durante o desenvolvimento desse trabalho, houve alguma curiosidade ou história marcante que ocorreu que poderia compartilhar conosco?
VAPO: Como eu falei nas perguntas anteriores, foi um álbum que tive vários tipos de sentimentos enquanto criava. Chorei muito, principalmente na faixa ”19” [feat. TAG do ONE PACT]. Nela, falamos muito sobre a nossa vida pessoal, nossos altos e baixos.
Time HIT!: Agora focando um pouco mais para conhecermos o Vapo, você possui alguma espécie de ritual na fase de criação? Alguma superstição ou local favorito para criar?
VAPO: Eu gosto sempre de trabalhar em lugares diferentes e novos na criação das minhas músicas, para sempre ter uma energia boa e nova. Nesse álbum, criei as músicas em estúdios, carro, banheiro, hotel, parque e praia.
Time HIT!: O que você gosta de fazer no seu tempo de lazer? Existe algum hobby ou talento especial que ninguém sabe?
VAPO: Gosto de jogar boliche com os meus amigos, jogar futebol e passar o tempo com os meus amigos criando músicas por diversão. Hoje em dia estamos jogando muito boliche (risos), não só por lazer, mas levamos a sério. Já estamos nos preparando para participar de um campeonato semi-pro!
Time HIT!: Dentro da liberdade criativa que o universo da música nos proporciona, existe algum estilo musical ou subgênero do hip hop que gostaria experimentar em seus trabalhos?
VAPO: Hoje em dia estou me aprofundando muito mais no EDM mesmo, acredito que tenho muito a aprender ainda mais por ser um gênero que estou curtindo bastante. Também estou fazendo muito o gênero de Plugnb e sexydrill.
Time HIT!: Sabemos que existe uma grande diferença entre as culturas coreana e brasileira. A partir disso, como a cultura coreana e brasileira influenciaram na sua visão artística e musical?
VAPO: Acredito que são essas diferenças culturais que me influenciam nas minhas visões artísticas e musicais. Tipos de culturas e visões totalmente opostas, mas todas elas são lindas para mim. Acredito que seja um ponto positivo para mim, uma coisa que só eu consigo fazer nos dias de hoje aqui nesse ramo.
Time HIT!: Mesmo tendo lançado “CENTRO” recentemente, queremos saber, para o futuro, quais os seus planos? Existe pretensão de vir ao Brasil para promover o seu EP?
VAPO: Pretendo lançar mais um EP para esse ano, que será uma continuação desse meu álbum ”CENTRO“. Sempre tenho vontade de voltar ao Brasil para ver as pessoas que me acompanham, só estou esperando o tempo certo e alguém para fazer isso acontecer.
TIME HIT!: Por fim, agradecemos a sua atenção e carinho. E queremos pedir para que deixe uma mensagem para os fãs.
VAPO: Amo todos vocês. Agradeço de coração por sempre estarem ao meu lado, não importando a situação. Sempre tentarei voltar com a minha melhor versão para vocês. Uma curiosidade… Estava quase fechando uma tour ótima para vocês, mas acho que não foi dessa vez! Então me ajudem a voltar ao Brasil para ver o rosto de vocês, ouvir as vozes de vocês que fazem tudo isso ser realizado! Tchau! Obrigado. Vapo! Te amo.
Siga o Vapo nas redes sociais
Instagram: @nardaramjis
Youtube: @Imsovapo
Spotify: Vapo