Nesta quinta-feira (15) a agência do PLAVE, VLAST, divulgou um comunicado oficial declarando que tomará medidas legais em resposta a comportamentos maliciosos contínuos direcionados ao grupo — incluindo comentários difamatórios, divulgação não autorizada de informações pessoais e perseguição.
A VLAST publicou a seguinte nota:
“A VLAST monitora continuamente e toma medidas legais firmes contra atos maliciosos direcionados aos membros do PLAVE, como comentários difamatórios e ofensivos, divulgação não autorizada de informações pessoais e comportamentos de perseguição (também conhecidos como comportamentos ‘sasaeng’) que ameaçam a privacidade e segurança dos artistas.
Em relação às ações legais anteriores, recebemos decisões judiciais reconhecendo a responsabilidade civil por danos após a conclusão dos processos criminais. Pretendemos dar seguimento completo a esses processos de execução. Além disso, em março de 2025, entramos com queixas criminais contra indivíduos que divulgaram dados pessoais e publicaram conteúdos maliciosos sobre os membros do PLAVE. Vários suspeitos já foram identificados, e as investigações estão em andamento em todo o país. Também nesses casos, manteremos uma política de tolerância zero e buscaremos tanto sanções criminais quanto indenizações civis na maior extensão permitida por lei.
Confirmamos recentemente comportamentos de perseguição em andamento por parte de certos indivíduos que tentaram seguir ou se aproximar dos membros do PLAVE. Tais ações representam uma ameaça séria à segurança física e mental dos artistas e são atos criminosos que não podem ser justificados sob nenhuma circunstância. Em resposta, reunimos provas, incluindo imagens de câmeras de segurança e gravações de câmeras veiculares, e estamos prontos para registrar queixas criminais com base na Lei de Punição por Perseguição. Para reincidentes, buscaremos a pena máxima permitida por lei, incluindo possível prisão.
Compartilhar rotas de viagem dos membros ou informações privadas, aproximar-se de suas acomodações ou veículos, e tirar fotos não autorizadas em ambientes privados são todas violações claras de sua privacidade e nunca serão toleradas. Pedimos a todos os fãs que ajudem a cultivar uma cultura de fãs respeitosa e saudável.
Agradecemos sinceramente o apoio contínuo e os relatos valiosos. A empresa permanecerá totalmente comprometida em proteger os direitos e interesses de nossos artistas e em promover um ambiente de fãs saudável.
Obrigado.”
PLAVE é um boy group virtual de K-pop criado pela agência VLAST. O grupo estreou em março de 2023 com cinco integrantes virtuais: Yejun, Noah, Bamby, Eunho e Hamin. Apesar do visual animado, as vozes, danças e interações são feitas por artistas humanos reais, usando tecnologia de captura de movimento. Diferente de outros grupos virtuais, o PLAVE não usa inteligência artificial para gerar conteúdo. Eles se destacam por unir performance real com estética digital, conquistando fãs e prêmios no cenário do K-pop.
Fonte: (1)