Texto: Mariana Necchi (@mcnecchi)
Design: Bada Seixas (@cincoepouca)
Lacinhos, rendas, sapatilhas, meias longas e saias são alguns dos elementos usados para criar a estética coquette. Mas, afinal, o que exatamente é coquette?
Com o termo oriundo do francês da Era Vitoriana, o significado original é traduzido para “mulher galante ou sedutora” — entretanto, para os dias atuais, se tornou direcionado para a descrição de delicado, feminino e romântico.
O estilo está longe de ser algo exatamente novo, mas desde o ano passado começou a ganhar tons de modernidade com formas alternativas de adaptação e, principalmente, ao conquistar o público mais jovem da geração Z através de trends no TikTok.
Apesar de ser comumente referenciado as designers Simone Rocha e Miuccia Prada com a grife Miu Miu, o estilo coquette pareceu revolucionar e atingir novos patamares com a ascensão do nome de Sandy Liang por misturar nostalgia e subversividade para criar peças que evocam a ultra feminilidade e, ao mesmo tempo, o atrevimento de provar que não há nada de errado em ser “apenas uma garota no mundo”.
Por meio da construção e solidificação de uma enorme base de fãs ao redor do mundo, que a fez se tornar uma espécie de fenômeno cult, Liang também deixa uma marca importante na Coreia do Sul: o de de cativar o guarda roupa pessoal de it girls do K-pop — como Jennie do BLACKPINK, Wonyoung do IVE e Nayeon do TWICE — e, também, de definir toda a estética do girl group ILLIT.
Sandy Liang se inspira na nostalgia, infância e avós do bairro Chinatown em Nova Iorque para compor seus designs
Formada pela prestigiada Parson School of Design, a nova-iorquina com ancestralidade chinesa passou toda a sua infância e adolescência no restaurante da sua família no bairro Chinatown — e justamente se apropriou dessa ambientação para inspirar os primórdios do seu trabalho.
A grife homônima foi fundada em 2014, mas somente em 2019 que Sandy pode provar do sucesso pela primeira vez com a fleece jacket. Tanto na versão com tecido felpudo e detalhes de neon ou quanto na mais sombria com estampa de animal, a jaqueta chamou a atenção na Semana de Moda de Nova Iorque dedicada às coleções de outono/inverno daquele ano.
Desde então, Sandy acumula diversos best sellers para chamar de seus — seja com sapatilhas estilo mary-jane, laços de cabelos, saias plissadas, brincos, colares e meias.
A grife define sua identidade na combinação de peças historicamente vistas como infantis e pejorativamente consideradas femininas com a subversão de torná-los uma expressão de confiança, elegância e, até mesmo, ousadia.
Mesmo que use de diversas referências da cultura pop — como a boneca Hello Kitty, animações do Studio Ghibli, filmes dirigidos por Sofia Coppola e o anime Sailor Moon —, a estilista tensiona esses elementos do imaginário coletivo e despeja toda a sua bagagem pessoal na criação através do resgate de suas próprias memórias.
E não é à toa: a sua maior musa é ela mesma! E é exatamente por essa estratégia de encurtar a distância entre sua vida pessoal e profissional que Liang cria uma espécie de relação parassocial com as suas admiradoras: a conta do Instagram da marca, que atualmente beira os 500 mil seguidores, é igualmente usada pela fundadora, que divulga campanhas e criações da marca, quanto para fragmentos da sua vida cotidiana com o marido, bebê e cachorrinho.
As selfies no maior estilo OOTD, ou seja, “outfit of the day”, se tornaram virais por criar a sensação de proximidade com Sandy; enquanto as imagens mais elaboradas de campanhas publicitárias também são quase que majoritariamente de responsabilidade da própria designer — ou seja, trata-se de um projeto inteiramente autoral e, de certa forma, autocentrado.
O grande triunfo de Sandy Liang é o de conceder nuances mais contemporânea ao estilo coquette: apesar do apelo girly e feminino, a estética não cai nas obviedades de se apresentar como demasiadamente infantil ou, ao oposto, de ser exageradamente conceitual ao nível de não ser utilizável no dia-a-dia.
E o principal: o de provar que ser “apenas uma garota” é um universo de possibilidades.
O fenômeno “Sandy Liang Girl”
E se a grife é especial, logo, por consequência, a base de fãs não poderia ser diferente. Além de consumidoras anônimas que agitam as trends da internet, Sandy Liang adentrou ao segmento de celebridades e cativou it girls do K-pop com suas produções.
Jennie, integrante do BLACKPINK e solista, demonstrou toda a sua apreciação pela marca ao visitar a loja em Nova Iorque e postar diversas fotos usando as roupas assinadas por Sandy Liang nas redes sociais.
A escolha de Jennie se deu por peças já viralizadas: ennis jacket, flora skirt e, claro, a combinação de mary jane com as meias de lacinho — e cria um look que mistura elementos clássicos de uniforme escolar, e os transforma em uma composição urbana.
E não fica só por aí: Jennie é frequentemente vista usando peças da estilista, seja em aparições em eventos ou momentos mais pessoais — e, por isso, ela ganha o título de a maior “Sandy Liang Girl” do K-pop.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤJennie usando ninety bandana scarf
Wonyoung, integrante do IVE, é considerada a maior expoente do estilo coquette no K-pop. Apesar de não usar looks completos da grife como Jennie, ela opta por usar peças e acessórios da como complemento para a sua estética mais delicada, ultra feminina e suave.
Nayeon, integrante do TWICE e solista, também é fã de carteirinha das criações de Sandy Liang e costuma adaptar as peças para uma vibe de streetwear descolada.
E se tem um grupo que capta com maestria a estética da Sandy Liang, esse grupo é o ILLIT. Assim como suas canções e coreografias que emanam girlhood e suavidade, as integrantes Yunah, Minju, Moka, Wonhee e Iroha usam das roupas e acessórios da marca para completar a sua identidade visual.
Nas fotos conceituais do mais recente comeback com o mini-álbum “I’LL LIKE YOU” e a title track “Cherish (My Love)”, todas as meninas usaram, ao menos, uma peça da grife.
E, além disso, o girl group também prova que as peças não apenas servem para compor a estética; mas que também são igualmente confortáveis para performar: na participação do ILLIT no STUDIO CHOOM, elas combinaram outfits com a total assinatura de Liang.
oh how i love being a girly girl 🎀