Texto: Vitória A. Ferreira
Design: Madu Souza (@madusouza.q)
Classificação indicativa: A18
Contém: Gatilhos emocionais, palavrões, temas relativos à bipolaridade e transtornos psíquicos.
Já analisamos a icônica música “Don’t Go Insane”, em um HIT!Lyrics e agora trazemos mais conteúdo sobre “Dear Insanity…”, o álbum de 2023 que contém a faixa.
Assim como o nome indica, a produção desse álbum será focada, principalmente, em um dos personagens da lore do universo de DPR Ian, o Mr. Insanity. Esse personagem representa o estado de mania* de Ian.
Neste especial, iremos comentar todas as músicas da obra sobre a nossa interpretação e sob a luz da lore canônica explicada por DPR Ian.
*Segundo a psicologia: “Mania é uma condição caracterizada por uma mudança radical do humor e dos níveis de energia. A pessoa em estado maníaco sofre de alterações de humor, pensamentos acelerados, explosão de energia e comportamentos inconsequentes e exagerados” (1).
Famous Last Words
E vamos começar pela primeira música do álbum, “Famous Last Words”.
Trata-se de uma música que começa com tons sombrios e vai escalonando até culminar em um rock épico. Antes de chegar ao seu auge, a sonoridade é acompanhada por uma voz a grave, o Mito, que lê uma carta que escreveu para o personagem desse álbum, Mr. Insanity, admitindo que este agora está no controle do Other Side*, mas promete voltar à superfície. Ou seja, ao controle das emoções de Ian.
*Other Side é o lugar criado por DPR Ian onde se passa a história entre Ian, Mito e Mr. Insanity. Originalmente, Mito estava no poder de lá.
Welcome To The Other Side
Na segunda música da obra temos uma ambientação musical de suspense. Com um tom médio, sabemos que é Ian que está cantando. Nessa canção é como se Mr. Insanity estivesse se aproximando da superfície e Ian estivesse sentindo essa aproximação.
A “superfície” no caso seria o controle emocional de Ian, como ele descreve, onde ocorrem as alterações entre os traços de personalidade.
Todo um clima de calmaria antes da tempestade é montado musicalmente. A música vai em uma crescente de tensão, quando ouvimos a voz de Mito dizendo “Welcome to the other side” (Bem-vindo ao outro lado).
Em seguida temos, elementos essenciais de Mr. Insanity que estarão presentes em outras músicas, sendo importante mencionar, como as chamas verdes (ou lasers presentes no MV) e o uivo.
Ambos os personagens lutam pelo controle Ian, por considerarem serem os ideais para trazer a estabilidade para ele, porém isso é feito de formas diferentes – e talvez até questionáveis.
Nesse trecho da música, Ian pede perdão pelos pesadelos, ou seja, pelo universo criado por Mito e pela escuridão que se encontrava, enquanto Mr. Insanity as ultrapassa e chega com sua chama verde, na esperança de acabar com tudo isso.
Perdoe meus pesadelos
Que sobem através das suas sombras, eu ouso
Você os traz, as batalhas, suas chamas verdes
Vão sinalizar o fim de tudo
Todas as alterações entre os traços de personalidade, essa transição de personalidade, então chega ao fim na terceira faixa do álbum: “Don’t Go Insane” que já comentamos por aqui com Mr. Insanity assumindo completamente o controle de Other Side.
Bad Cold
Após a transição de humor, Mr Insanity aparece no controle de Ian com suas roupas espalhafatosas e coloridas no MV “Bad Cold”. Vale muito a pena conferir para entender a obra como um todo. Porém, agora vamos continuar focando apenas na letra da música.
Assumindo a personalidade de Ian, DPR Ian usa a metáfora da gripe, “Bad Cold”, que dá nome a música, para representar seus sentimentos nesse momento após sair de seu humor depressivo, similar a uma ressaca.
A música tem um refrão que caracteriza bem o estado enérgico em que ele se encontra, apesar de ter acabado de completar a transição. Seus amigos ligam para ele sair e curtir a noite e mesmo sentindo-se meio abatido ele agora está em um estado que lhe dá vontade de fazer tudo de uma vez
Leve-me para a costa no domingo de manhã
Eu tenho que me livrar dessa gripe
Eu quero ver o mundo com você, querida
Mas tenho que me livrar dessa gripe
Depois desse momento, em que até as batidas da música estavam agitadas, acontece uma parada e um momento etéreo na música, como se fossemos transportados para um momento de sonho, no qual ouvimos Ian e uma voz modulada, provavelmente Mr. Insanity.
Aqui também temos a referência de uma terceira pessoa que está de fora. E esse alguém faz Ian se lembrar vagamente dos acontecimentos e a questionar se em algum momento essa pessoa já esteve ali ou foi só um sonho. Todos esses acontecimentos são simbólicos de um momento de dissociação do eu-lírico.
O sinal está vermelho
Linhas onduladas correm pelo seu cabelo
E você não está mais aqui
Você já esteve aqui?
O sinal está verde
Sinto falta dos momentos quando eu realmente ligava
Mas você não está mais aqui
Seus olhos estão se tornando frios
So I Danced
A questão sensorial é algo muito forte na obra de Ian, portanto tanto a musicalidade, como sua produção audiovisual são muito impactantes e são essenciais ao enredo. E isso não é diferente em “So I Danced”.
Após o momento de dissociação da música anterior, temos a presença plena de Mr. Insanity em todos os aspectos da música.
Desde a letra, que descreve a sensação de Mr. Insanity estar no controle ao fazer a analogia com a dança, demonstrando que não está em seu perfeito juízo, mas também simboliza a liberdade de Mr. Insanity, tendo em vista que ele suprimiu Mito e está no comando de tudo.
Outro ponto, no refrão, é como DPR Ian descreve o seu comportamento inconsequente, exagerado e a flor da pele em seu estado de mania.
Então dirigi por aí com o carro que roubamos
De repente, eles quiseram saber
Como eu me sentia
Então eu só dancei
Esse mesmo trecho se repete algumas vezes variando as situações e mostrando como as coisas começam a tomar outras dimensões.
Flamingos
Estão virando ratos rosas gigantes
Me diga
Quantas facas estão nas minhas costas
Não se resfrie
Seu mundo está prestes a quebrar
[refrão]
Nesse momento Mito reaparece. Inclusive na música. A voz grave de Mito ressoa, incrédulo, com a audácia de Mr. Insanity permanecer e ter conseguido chegar ao Other Side e ter pego a chave*.
Eu nunca pensei que chegaria a isso
O quê?! Você gosta dos esforços deles?
Esse não é o fim da sua história
Deus, é de foder
*A chave é um elemento importante que aparece nos clipes, mas que vou comentar aqui para fazer sentido. Resumidamente, a chave é uma chave-mestra que abre todas as portas da mente de Ian. Originalmente, Mito era o protetor e dono da chave, mantendo Ian em seu humor depressivo, mas quando Mr. Insanity a rouba, como aparece no MV, ele prende Mito e tem de fato o controle de Ian, que por enquanto na lore permanece no estado de mania.
Peanut Butter & Tears
Nessa música, DPR Ian explora diversos temas como se fosse um desabafo e até mesmo uma tentativa de explicação suas dificuldades de controle de humor e como isso se relaciona a outras pessoas, em relacionamentos amorosos, amizades e com estranhos. Trata-se de uma busca de autorreconhecimento dos seus sentimentos.
Durante toda a música, que tem uma vibe nostálgica, o cantor contrasta elementos do universo ficcional usado para explicar seu transtorno bipolar e o resultado da sua dificuldade de lidar com seus sentimentos em relação a outras pessoas.
Tanto no MV quanto na música o eu-lírico é o próprio Ian sob o controle de Mr. Insanity, ou seja, em seu estado de mania.
Isso pode ser notado no primeiro trecho da música em que Ian faz uma metáfora com o dente solto
Eu saí de casa há muito tempo
Meu dente continua solto há anos
O dente simboliza um desconforto, no caso o emocional e o tempo que ele permanece. Logo em seguida ele contrasta dois elementos, enquanto um representa os bons sentimentos, algo prazeroso, a pasta de amendoim e o outro, mostra os sentimentos ruins, a dor que essa variação de humor acaba provocando nas outras pessoas e ele admite que não controla todos os seus sentimentos:
Minha pasta de amendoim e suas lágrimas,
Por que essa cara triste, querida?
Não controlo todos os meus medos
Enquanto na primeira parte da música temos Ian referindo-se a seus desconfortos em um relacionamento amoroso, na segunda parte temos sua relação com seus amigos e como eles percebem as variações de humor de Ian e seus sentimentos confusos:
Meus amigos falam que eu pareço estar muito morto
Eu acho que eles veem através do meu disfarce
Onde eu estive
Eu fico tão simpático com estranhos
A forma como estive, eu fico muito perdido na minha cor
Leva algum tempo
Em sua jornada de compreensão de seus sentimentos, Ian fala de quando sente a magia, em que se sente livre e usa a analogia de elementos como glitter, penas e couro para descrever sua personalidade confiante e orgulhosa nesses momentos.
Porém, como ele próprio canta, essa estabilidade demora algum tempo para ocorrer e depois dela, ele ainda permanece desconfortável.
E isso o incomoda em sua relação às outras pessoas, principalmente nos relacionamentos amorosos por não conseguir ser recíproco. O outro o aguarda por tanto tempo, indicado na analogia com o chá frio, e lhe dão tanta abertura, deixam a porta escancarada, mas que ao voltar são completos estranhos:
Eu odeio ver seu chá esfriar
Por ter deixado a porta escancarada
Onde eu estive
Me disseram que sou um estranho
Mas do jeito que tenho estado, eu tenho retornado como seu amante perdido
Isso leva algum tempo
Violent Crazy
E por fim a última música do álbum. Apesar de mencionar um relacionamento, iniciado em So I Danced e que enfrentou crises em Peanut Butter & Tears, é em Violent Crazy que DPR IAN mais aborda o tema de relacionamentos através da perspectiva do transtorno bipolar.
Nessa música, DPR Ian descreve as percepções de Ian em relação a outra pessoa e essa mulher também ganha voz na canção, mostrando seu descontentamento com a relação.
Ela está sombria e infeliz com o que está acontecendo, o relacionamento deles esfriou a ponto de tornarem-se estranhos e onde antes não havia silêncio, agora ele permanece:
A escuridão da meia-noite nos olhos dela
Mil vozes espalhadas através da noite
Segundos passam por você
Mil razões para eu desligar a sua luz
Nessa primeira estrofe da música é como se fosse a própria mulher falando ao Ian, a luz simboliza o interesse que ela tinha por ele, mas que agora está fadado desaparecer, no refrão ela acusa Ian de ser louco e ele se ressente:
Você é violentamente louco (Ei)
É isso que estou fadado a ser
Não havia silêncio, amor
Entre você e eu
E esse silêncio ensurdecedor significa o desgaste da relação e o término da relação:
E isso me deixa louco
Era para ser assim?
Estou tão cansado ultimamente
Você vai me libertar?
Após a repetição do refrão o adeus se concretiza, o elemento da dança reaparece novamente como uma metáfora para a libertação de ambos desse relacionamento que só poderia ocorrer em um conto de fadas:
Nós dançamos até dizermos adeus
Mil milhas no meio, só tem
o céu, céu azul
Me diga onde estamos na estrela-cadente
E seus olhos de alegram, encontre-me no conto de fadas
A estrela-cadente simboliza algo efêmero que é belo enquanto permanece no céu, mas desaparece rapidamente. Por isso, o relacionamento deles foi algo tão breve.
Por outro lado, essa música também pode ser interpretada pelo viés da lore. Como se Ian estivesse em crise com o controle de Mr. Insanity, e esgotado por tudo que ele o fez passar, fazendo Ian se autocondenar por seu transtorno.
Finalizando…
E chegamos ao fim da análise completa do álbum “Dear Mr. Insanity…”, a obra de DPR Ian é complexa e densa, seus clipes são cinematográficos e suas letras são poesias precisas sobre questões mentais, fazendo muitas pessoas se identificarem. Os sentimentos interpretados por DPR IAN e a sua criação de um universo fictício para externar e lidar com suas próprias questões e demandas acabaram por trazer conforto e ânimo para seus fãs.
Seja para se identificar com as letras ou para admirar a obra estética e musicalmente, a obra de DPR IAN vale a pena ser apreciada.
E atenção! DPR IAN já disse, a história de Mito, Mr. Insanity e Ian ainda não acabou e mais personagens aparecerão.