Design: Laís Batista
Atos positivos e conscientes
São Paulo, 15 de fevereiro de 2025.
Muito mais do que simplesmente usar sua fama para inspirar, muitos idols estão promovem práticas ambientais e sociais que fazem a diferença. Eles não apenas falam sobre sustentabilidade, mas agem ativamente para promover mudanças significativas, seja por meio de campanhas, parcerias ou iniciativas pessoais.
Prepare-se para conhecer mais sobre essas ações e como elas estão influenciando positivamente seus fãs ao redor do mundo!
BTS e a Fórmula E
Em 2021 o grupo foi nomeado como embaixador da Fórmula E, para incentivar o uso de carros elétricos e combater a poluição.
“O BTS cultivou uma base de fãs engajados e altamente apaixonados por questões sociais e compartilhamos um desejo comum de aumentar a conscientização sobre a ameaça das mudanças climáticas”, afirmou Jamie Riegler, chefe executivo da Fórmula E.
BLACKPINK e o COP26
O grupo foi nomeado pela primeira vez pelo governo do Reino Unido como defensor da COP26 em janeiro de 2021.
O rei Charles III, realizou uma investidura no Palácio de Buckingham, na presença do Presidente da República da Coreia e da Primeira Dama, durante sua visita oficial de Estado ao país.
Por meio dessa função, elas encorajaram milhões de jovens a se envolverem com a conferência global da ONU sobre mudanças climáticas, realizada em Glasgow, e com o tópico de ação climática.
Red Velvet e a ONU
Em 2020, o grupo foi embaixador da boa vontade do “Dia Internacional do Ar Limpo para um céu azul”. Um evento anual designado pelas Nações Unidas e liderado pela Coreia do Sul.
Segundo o Conselho Nacional sobre Clima e Qualidade do Ar (NCCA) da República da Coreia, o “Dia Internacional do Ar Limpo para céus azuis” foi criado para promover a cooperação internacional e encorajar a ação coletiva dentro da comunidade internacional para melhorar a qualidade do ar.
Nos vídeos elas destacam os perigos da poluição do ar e falam sobre os passos que o mundo está tomando para resolver o problema e compartilham diferentes maneiras de reduzir as emissões de dióxido de carbono e enviam uma mensagem esperançosa: “Podemos voltar no tempo.”
Apresentadores conscientes
Apresentado por Si-eun (STAYC), Doyoung (NCT 127) e Jaejae o 11º Gaon Chart Music Awards e realizado em 2022 na Jamsil Arena em Seul, este evento foi organizado pela Korea Music Content Association (KMCA) com foco especial em sustentabilidade. Os três MCs também apresentaram formalmente o conceito ambiental da campanha para o público.
A KMCA distribuiu garrafas de água de papel ecológicas para o público e todos os artistas em um esforço para reduzir a quantidade de plásticos descartáveis usados.
CHUNG HA e Querencia
Enquanto alguns ídolos emprestaram suas vozes para conscientizar sobre as mudanças climáticas, em 2021 a solista começou a conversa com uma reformulação na capa convencional do álbum. CHUNG HA optou por uma capa de envelope de papel em vez da usual caixa de plástico para CD.
“Além de usar materiais ecológicos, projetamos o álbum com a quantidade mínima de plástico. A caixa do álbum e o livreto não foram laminados e, em vez de caixas de plástico para CD, os embalamos com envelopes de papel”, explicou MNH Entertainment, agência da cantora na época, em uma entrevista ao canal de notícias local NewsCulture.
Movimentação dos fandoms
A influência positiva dos idols é tão grande que seus fãs também se engajam em iniciativas mais sustentáveis, como, por exemplo, o site KPop 4 Planet.
O objetivo é incentivar mais pessoas a ajudarem em campanhas em seus países e aumentar a conscientização sobre os problemas ambientais. Em um só lugar é possível ver as notícias mais recentes envolvendo ídolos e as temáticas abordadas.
Entre as campanhas citadas pela organização, elas arrecadaram doações para as vítimas das enchentes e tufões na Tailândia, Índia e Filipinas em 2019 e 2020 por fãs do EXO, BTS e BLACKPINK.
Outro projeto, chamado We Purple Earth, organizou o plantio de 33 mil árvores em países como Peru, Canadá, Estados Unidos, Indonésia, Austrália e Gana.
No Brasil, um grupo de fãs do BTS criou o projeto filantrópico Army Help The Planet em 2019 e já realizou uma série de campanhas em prol do Pantanal e também para amenizar os efeitos da Covid-19 no país.