Destaques, HIT!News, K-pop

12 anos com BTS: relembre a trajetória do grande fenômeno do K-pop no Brasil

Revisão: Virginia Oliveira
Design: Jéssica Fernandes

Há exatamente 12 anos, no dia 13 de junho de 2013, o BTS se preparava para o tão sonhado debut. O líder RM, posicionado no centro da formação, iniciava os primeiros versos de “No More Dream”, sendo seguido pelos outros seis companheiros de equipe – Jin, Suga, j-hope, Jimin, V e Jung Kook. A energia daquele hip-hop, com vibrações old school, e o entusiasmo do ARMY na plateia logo tomaram conta do M Countdown. Talvez soubessem, lá no fundo, que era apenas o começo de muita história e parceria pela frente.

Do outro lado do planeta, uma comunidade de fãs acompanhava todos os passos musicais do primeiro boy group da BIGHIT MUSIC (antiga Big Hit Entertainment). Em 1° de agosto de 2014, um encontro formal entre as duas partes finalmente aconteceu. Era a primeira vez dos “garotos à prova de bala” (tradução para Bangtan Sonyeondan, em português) no Brasil; com o Fan MeetingRWeL8?”, na Via Marquês, em São Paulo.

Além da música de estreia, apresentações de outros hits da fase inicial do BTS, como “We are Bulletproof pt.2”, “NO”, “Attack on Bangtan”, “Just One Day”, “JUMP” e “Boy in Luv”, marcaram o dia especial. Yoongi (Suga) já até arriscava alguns passos de samba na época e Hoseok (j-hope) cumprimentava cada fã durante o hi-touch com um “Obrigado”, em português. 

Relembre a primeira passagem do BTS no Brasil (Créditos: reprodução/YouTube/did see my bag?0.2)

Felizmente, a saudade não durou tanto tempo. O grupo retornou ao país no ano seguinte, em 31 julho de 2015, para um show da turnê “Episode II. The Red Bullet” na capital paulista. E durante esses 11 meses “fora”, o BTS ia progredindo com um estrelato promissor na Ásia. Lançou seu primeiro álbum completo, o queridinho “Dark & Wild”; fez um debut japonês com o EP “Wake Up”; e ainda conquistou o first win da carreira com a nostálgica “I NEED U”, do recém-lançado, em maio de 2015, “The Most Beautiful Moment in Life, Part 1”.

Enquanto isso, a fanbase brasileira também aumentava exponencialmente. Com capacidade de receber até 8 mil pessoas, o Espaço Unimed abrigou uma legião de fãs animada para finalmente conhecer a nova discografia do grupo ao vivo.

Momentos do BTS no Brasil em 2015 (Créditos: reprodução/YouTube/Global Culture Produções)

Em 2017, o BTS levou a “Wings Tour” para São Paulo, nos dias 19 e 20 de março. Os shows traziam uma setlist para divulgar as músicas do aclamado segundo full album Wings”, lançado em outubro de 2016. Naquele momento, o grupo consolidava cada vez mais o seu espaço na indústria do K-pop e além. O projeto estreou na Billboard 200 na 26ª posição, tornando-se o álbum da indústria pop sul-coreana com a maior posição no chart até então. 

O carro-chefe “Blood Sweat & Tears” e as b-sides – com destaque às apresentações solo de cada integrante – agitaram as duas noites no Vibra São Paulo. Um dos momentos mais emocionantes, segundo os fãs, foi quando Namjoon (RM) subiu ao palco para cantar “Reflection”. Num trecho, o rapper recita: “Gostaria de conseguir me amar”, e acabou sendo surpreendido com um coro de “Amamos você” do público.

RM se emociona em show de BTS no Brasil em 2017 (Créditos: reprodução/YouTube/Mariana Moura)

Em maio de 2019, o boy group chegava, pela primeira vez, com uma turnê em estádio no Brasil. O show único da “Speak Yourself Tour” estava programado para o dia 25 de maio, no Allianz Parque. A demanda foi tão alta que, em menos de duas horas, todos os ingressos disponíveis foram vendidos. Para a felicidade de todo mundo, a solução foi abrir uma data extra: 26 de maio. 

E que tal relembrarmos alguns momentos marcantes dessa passagem? A hora em que Jung Kook sobrevoa todo o público em “Euphoria”; o projeto de corações para Jin em “Epiphany”; Taehyung (V) perguntando, em português, “Vocês sentiram falta da gente?”; a emoção de Jimin diante da recepção calorosa do ARMY brasileiro… A lista é realmente longa!

Divulgação do DVD “SPEAK YOURSELF TOUR: LIVE IN SAO PAULO” em 2019 (Créditos: reprodução/YouTube/BANGTANTV)

Provavelmente, nem você ou os integrantes esperavam, mas aquela seria a última vez do BTS em seu “segundo lar”, como carinhosamente Hoseok o apelidou um dia. Em 2020, o grupo anunciava a “MAP OF THE SOUL: TOUR”, que foi cancelada antes de sequer começar devido à pandemia da Covid-19. 

Mas, não desanime! A expectativa é que, em breve, os membros comecem os preparativos para o aguardado comeback. Quase todos finalizaram o período obrigatório de serviço militar da Coreia da Sul, faltando Suga que sairá no próximo dia 21 de junho (KST). 

Mal podemos esperar para vê-los juntos novamente!

A HIT! Magazine deseja ao BTS e ARMY um feliz aniversário!

(1), (2), (3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *