HIT!News, K-pop

WEVERSE emite comunicado de desculpas por vazamento de informações pessoais de fã

O Weverse Company, subsidiária da HYBE, divulgou ontem (04), um extenso comunicado pedindo desculpas por um recente incidente envolvendo o vazamento de informações pessoais de um fã do RIIZE.

O caso ocorreu no ano passado, onde um ex-funcionário do Weverse (denominado “A”), vazou as informações pessoais de um fã (denominado “B”), que havia se inscrito em um evento de autógrafos do RIIZE, para um conhecido.

O fato veio à tona quando “B” publicou em sua conta do X em 31 de dezembro de 2025, uma mensagem intitulada: “Solicito melhorias na imparcialidade das operações do evento e no sistema geral de gerenciamento de informações pessoais internas”.

Segundo “B”, o Weverse inicialmente explicou que, nenhuma informação pessoal além do seu nome, havia sido vazada, porém, posteriormente, admitiu tardiamente que informações pessoais adicionais haviam sido divulgadas.

“B” enfatizou: “Além disso, me ofereceram créditos em dinheiro em relação a este assunto, mas considero esta, uma forma conciliatória de compensação que obscurece a essência da questão e, portanto, é desnecessária. O que peço não é compensação, mas sim, melhorias estruturais para evitar que isso se repita.”

Após o ocorrido, o Weverse Company divulgou uma declaração em seu site oficial.

Leia a nota completa abaixo:

Olá,
Meu nome é Choi Jun Won, CEO do Weverse Company.

Recentemente, foi confirmado que um funcionário interno do Weverse Company vazou ilegalmente informações pessoais de outra pessoa e tentou usá-las para fins privados.

Reconhecemos que este assunto é uma questão séria que vai além da má conduta de um funcionário individual e reflete uma responsabilidade significativa do Weverse Company por sua gestão interna inadequada. Pedimos sinceras desculpas aos fãs que confiaram e utilizaram os serviços do Weverse Company.

A empresa promete implementar medidas de forma responsável para evitar a recorrência do incidente, a fim de restaurar a confiança e refletir ativamente as melhorias em futuros eventos para fãs.

A seguir, apresentamos detalhes sobre os fatos confirmados do incidente, as medidas tomadas e nossa resposta futura.

1. Medidas relativas ao funcionário que vazou informações pessoais

Este incidente foi identificado durante investigações presenciais, escritas e forenses sobre má conduta de um membro da equipe.

Um funcionário de um departamento responsável por eventos para fãs
1) perguntou a um departamento relacionado que organiza eventos de autógrafos para fãs, sem relação com suas atribuições, se um determinado candidato havia sido selecionado como vencedor de um desses eventos. O funcionário então conduziu a conversa para confirmar o ano de nascimento do candidato, além do nome.
O nome e o ano de nascimento foram compartilhados em um grupo privado do KakaoTalk com seis pessoas, incluindo o funcionário e conhecidos fãs do mesmo artista. O funcionário tentou intervir no processo de seleção do evento; no entanto, nenhuma intervenção ou alteração foi feita, e foi confirmado que o candidato foi o vencedor e participou do evento.

2) Além disso, foi confirmado que, para fins pessoais, o funcionário fez uma captura de tela da lista de vencedores de um evento transmitido publicamente e compartilhou os nomes, datas de nascimento e números de telefone de 30 vencedores no mesmo grupo de bate-papo privado.
Em relação a este assunto, a empresa está conduzindo uma investigação minuciosa para apurar se houve obstrução de negócios ou atividade ilegal com o objetivo de permitir que indivíduos específicos participassem de eventos para fãs, incluindo transmissões públicas gerenciadas pelo funcionário. A empresa também solicitou uma investigação completa pelas autoridades policiais.

Em ambos os casos (1) e (2), a empresa concluiu os procedimentos exigidos pelas leis aplicáveis ​​para notificar os usuários afetados cujas informações pessoais foram confirmadas como vazadas.

Além das questões mencionadas acima, diversas violações de normas internas e atos ilícitos — como quebra de dever fiduciário e obstrução de negócios — foram identificados durante a investigação.
Consequentemente, a empresa afastou imediatamente o funcionário de suas funções, encaminhou o caso ao comitê de pessoal e apresentou queixa-crime. A empresa tomará medidas rigorosas de acordo com os procedimentos legais e cooperará fielmente com quaisquer solicitações de investigação por parte das autoridades policiais.

2. Medidas para prevenir a recorrência

O Weverse não considera este incidente como um mero problema individual. Reconhecemos que se trata de uma questão séria que abalou a confiança construída ao longo do tempo em relação às operações de eventos para fãs e à gestão de informações pessoais.
Em resposta, a empresa está revisando de forma abrangente seus sistemas de gestão e o treinamento de seus funcionários, além de implementar melhorias para evitar que o incidente se repita.

Após uma investigação sobre os processos relacionados a eventos para fãs, corrigiremos prontamente quaisquer deficiências identificadas. Investigações nos departamentos relevantes estão em andamento e iremos identificar e implementar rapidamente revisões de sistemas e melhorias institucionais, não apenas relacionadas a este incidente, mas em todo o processo.

Para isso, formamos uma força-tarefa interna e iniciamos discussões, revisando todo o processo, desde os avisos prévios até a seleção e o anúncio dos vencedores.
Implementaremos rapidamente melhorias para atender às preocupações dos fãs e evitar que problemas semelhantes ocorram novamente, e compartilharemos os detalhes dessas melhorias posteriormente.

Como primeiro passo, melhorias no sistema estão em andamento para limitar mais rigorosamente os direitos de acesso ao sistema de eventos para fãs atualmente em uso, bem como restringir o acesso de funcionários a informações pessoais em cada evento.
Além disso, planejamos fortalecer a supervisão da alta administração em cada evento no que diz respeito ao processo de seleção do vencedor e à gestão dos materiais relacionados.
As medidas de melhoria, incluindo estas, serão desenvolvidas por meio de ampla consulta com empresas parceiras, dentro de um escopo que não prejudique as operações em andamento, incluindo a segurança dos artistas.

Vamos fortalecer ainda mais a educação sobre padrões de proteção de informações pessoais para os funcionários e aprimorar continuamente os sistemas de gestão interna.
Planejamos introduzir programas de reciclagem aprimorados que reforcem a educação existente sobre proteção de informações pessoais para todos os funcionários do Weverse. Além disso, para os funcionários que lidam com informações pessoais de usuários, aumentaremos a conscientização por meio de treinamentos de segurança focados em casos reais de incidentes.
Por meio da reavaliação dos processos e sistemas de trabalho atuais, iremos melhorar de forma abrangente o ambiente de trabalho para garantir que as informações pessoais sejam tratadas com mais segurança e fortalecer os níveis gerais de segurança. Para os funcionários que lidam com informações pessoais, reforçaremos os controles de segurança e operaremos um ambiente de monitoramento contínuo mais rigoroso.

O Weverse dará prioridade à operação responsável de seus serviços e se esforçará para se tornar uma plataforma na qual os fãs possam confiar e usar com segurança novamente.

Ouviremos com mais atenção as opiniões dos torcedores e faremos o possível para implementar melhorias com um forte senso de responsabilidade.

Sugestões adicionais podem ser enviadas para privacy@weverse.io e serão de grande ajuda em nossos esforços de melhoria. Além disso, se houver relatos ou questões que exijam verificação, faremos o possível para garantir que sejam tratados de forma clara pela empresa e pelas autoridades competentes.

Obrigado.”

Fonte: (1), (2)…

Sobre o autor

Técnica em Multimídia formada pelo SENAC. Escritora de romances, apaixonada por K-Pop, K-Culture, música, séries e filmes. A vida é capaz de nos inspirar diariamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *