Larissa Garcia, 27 de Setembro, 2023, São Paulo, SP
Em sua terceira passagem pelo Brasil, o grupo VAV nos lembra que eles tem mesmo “vozes muito maravilhosas”! Formado pela A Team Entertainment em 2015, o grupo já teve algumas formações diferentes, contando agora com seis membros: St.Van, ACE, Ayno, Jacob, Lou e Ziu.
A turnê de “Subconcious”, o sétimo EP do grupo, passou por São Paulo no sábado, 23 de setembro, na VIP Station, localizada na região sul da cidade. A casa tem recebido muitos eventos da comunidade K-pop esse ano.
O evento contou com a organização da Far Music Entertainment, que surpreendeu de forma positiva e negativa durante o dia. As organizações de fila por ingresso começaram cedo, e os fãs com ingressos “VIP” adentraram a casa no horário. A produção também distribuiu água na fila, sem custos, em função do calor. Os ingressos VIP tinham três opções, duas com fansign, foto em grupo, direito de tirar selfies com os membros, o soundcheck e de lembrança física, uma credencial e um pôster exclusivo da tour.
Infelizmente a produção cancelou o fansign já depois do horário que o evento aconteceria, para descontentamento de dezenas de fãs, que pagaram entre 700 e 800 reais. E até o momento da escrita dessa cobertura, ofereceram 100 reais de reembolso pelo transtorno.
Mas o propósito deste texto é falar de quão incríveis são o VAV e os Vampz brasileiros que, muito antes do show começar, e apesar da problemática do fansign, já estavam com a energia nas alturas!
O sound check, curto como foi, já era ensurdecedor, e os membros pareciam muito felizes de estar em solo brasileiro mais uma vez. Agradeceram em português, depois de testarem “Gorgeous” e “You taught me love” e voltarem pros preparativos no camarim.
Por causa das questões internas dos eventos dos ingressos VIP, a entrada do público geral atrasou um pouco, mas todos os fãs estavam dentro do espaço antes das 21h, horário marcado pro início do show.
Desde a primeira música, os Vampz entregaram tudo ao cantar junto e gritar horrores por todos os membros do VAV!
St.Van, ACE, Ayno, Jacob, Lou e Ziu também vieram com tudo, abrindo o show com “DESIGNER”, com musicalidade bem latina e uma coreografia impactante, seguida por outra música do álbum título da turnê, a romântica “Call U mine”.
Antes de começarem o primeiro momento de interação, os meninos jogaram rosas amarelas na pista premium, causando alvoroços entre as fãs que as pegaram. Eles se apresentaram em português e depois contaram com a ajuda da tradutora para uma comunicação clara entre eles e os fãs.Desde a primeira interação eles logo lembraram que não vêm pro Brasil desde 2019, e que sentiram falta do público brasileiro. Puxaram na memória também sobre sua primeira turnê ter começado em solo brasileirol e que o amor deles pelo país é imensurável!
A organização da setlist foi muito bem pensada, e eles seguiram com “Give me more”, uma das músicas mais famosas do grupo, e na qual eles tiveram muita interação com o público! Não posso deixar de comentar que eu mesma estava, ao mesmo tempo, encantada com o vocal e com os passos rápidos e certeiros, como emocionada, por ser a música que me apresentou o grupo, em plena pandemia.
Logo continuaram com “Senorita”, e nesse momento eu percebi que toda vez que a energia do público subia, os meninos imediatamente tentavam dar mais de si nas apresentações! A felicidade deles era palpável. Eles inclusive comentaram, depois dessa música, que a altura dos gritos os anima muito durante as apresentações, especialmente pelo público brasileiro cantar as músicas inteiras.
Na segunda interação com o público, os membros compartilharam algumas saudades e algumas expectativas sobre o Brasil: O Ayno falou do seu amor pelo churrasco BR e como ele estava com muita vontade de comer um por aqui novamente.O Lou comentou que adoraria se jogar no público! Imaginem só! Mas disse que pra isso os Vampz tem que estar preparados e treinar bastante, então não faria isso dessa vez.
Eles também reconheceram o amor dos fãs, e mencionaram o tempo e temperaturas na fila, e disseram que aquele seria o momento de retribuir um pouco desse amor: o VAV chamou algumas fãs para o palco, e não só da Pista Premium, como do Camarote e da Pista Comum também.As sortudas ganharam prêmios ‘imensuráveis’ como contato visual intenso, declarações de amor e ‘ficar encurralado na parede do VAV’. Uma delas ganhou um abraço em grupo e a alma dela foi prontamente embora!
A parte musical do show continuou com um solo do ACE, que retornou pro palco sem o suéter e causou gritos ensurdecedores com sua performance. Em seguida, fomos agraciados por um solo do Ayno, demonstrando toda sua versatilidade em diferentes estilos de dança. Mas foram Ziu e St.Van que roubaram a cena! Eles entraram com tudo e surpreenderam com um cover impecável de “Livin’ la vida loca”, do Ricky Martin. Finalmente o grupo se juntou para cantar junto aos Vampz “Viva la vida” do Coldplay, quando novamente jogaram rosas para o público e interagiram com quem estava na grade.
De volta às músicas do grupo, “She’s mine” gerou uma grande energia entre Vampz e o VAV. Com bastante fanservice entre os membros e coreografia envolvente. E se pensávamos que esse era o ápice da energia, “Gorgeous” veio para provar o contrário, com um refrão chiclete e sonoridade animadíssima!
Numa breve intermissão, eles disseram que geralmente, nesse ponto do show já estão meio cansados, mas com a energia dos brasileiros desde o começo, eles sentiam como se pudessem seguir por horas! Ziu e Ayno pareciam vibrar de tanta energia! E na estrutura da setlist, eles disseram que era hora dos Vampz se prepararem, pois o clima ia mudar…
A sexy “Poison” foi muito bem recebida, com Lou deixando de lado seu casaco, poucos segundos depois de começar a coreografia e ACE abrindo o suéter… e os vocais impecáveis deram arrepio na espinha. Continuaram para “Thrilla Killa” que também foi um grande HIT!, com o público cantando alto e gritando o suficiente para estourar os tímpanos. No final dessas apresentações St.Van e Ziu pareciam deveras felizes.
Na última conversa com o público, as emoções estavam afloradas: Eles falaram várias vezes sobre o Brasil ter sido seu primeiro país numa turnê, em 2018 e sobre como em 2023 eles fecharam sua turnê aqui. O ciclo encerrado, e pronto para iniciar outro.
Lou disse não saber como se expressar, mas agradeceu a presença de todos e o amor dos Vampz mesmo com o período de hiato do grupo, e prometeu a volta do VAV em breve! Ziu se expressou cantando sobre amor à primeira vista, com a mesma música que ele cantou em 2018. ACE seguiu a trend com um trecho de outra canção e foi acompanhado pelo público.
Ayno, que ainda parecia ter energia para mais três shows, começou com um obrigado em “PTBR”, e depois também se expressou a respeito do início e fim que o Brasil representou como turnê, disse que ama muito o Brasil e também prometeu que eles voltam ano que vem!
Jacob começou falando que ama muito, muito, muito o Brasil. E disse que gostaria de vir apenas pra cá, para fazer shows e comer coisas gostosas. Os gritos de aprovação do público o deixaram com um grande sorriso no rosto! St.Van também disse que ama o Brasil, e que fez maravilhosas novas memórias e agradeceu a todos pelo apoio!
E falando de memórias, esse foi o momento de fazer a foto oficial, antes deles anunciarem as músicas “finais”.
Ayno declarou, antes de “You taught me Love”, que ganham muita força quando fazem show aqui, e Ziu disse o “te amo Brasil” com gosto, para deixar claro quem foi que ensinou sobre o amor pra eles! A música final foi “ Sweetheart”, para cimentar a relação de amor e respeito entre o grupo e os fãs!
Eles fizeram então a troca de roupa mais rápida da história, e voltaram pro encore com as camisetas de “Subconscious”, para cantar “Touch You” ao som dos muitos berros brasileiros. Mas o mais divertido é que, assim que a música acabou, eles de fato precisavam encerrar o show, mas da coxia veio a frase “e se cantarmos ‘Give me more’ mais uma vez?” e o VAV retornou para um segundo encore!
O show do VAV deu vários quentinhos no coração, o amor deles pelo nosso país e pelos fãs daqui ficou muito claro em todos os momentos, e foi reciprocado pelo fandom que tanto aguardou o retorno deles. Não vejo a hora deles anunciarem que voltam mesmo!