HIT!News, K-pop

UNCORE vs PocketDol Studio: entenda a desavença entre as empresas que administram membros do CLOSE YOUR EYES

O boy group temporário CLOSE YOUR EYES foi formado em dezembro de 2024 por meio do reality “PROJECT 7”, da JTBC. Desde então, o grupo está sendo gerenciado pela empresa UNCORE, mas cada membro possui uma agência representante, antes mesmo de ter entrado no survival show

Acontece que, no dia 10 de janeiro, a UNCORE alegou que uma dessas agências estaria planejando atividades para seus artistas fora do CLOSE YOUR EYES e que isso seria uma quebra no contrato, já que o acordo não permite atividades duplas e sim foco total no grupo temporário. 

“ (…) uma agência específica vem tentando organizar eventos nacionais e internacionais que vão contra os termos do contrato de participação após sua assinatura. Além disso, a agência alegou unilateralmente que seus artistas se envolveriam em atividades com um grupo separado junto ao grupo temporário CLOSE YOUR EYES, causando danos significativos não apenas aos artistas correspondentes, mas também aos outros membros”, explicou a UNCORE em nota. 

E acrescentou: “A UNCORE adverte severamente que a interferência intencional da agência nas atividades do CLOSE YOUR EYES constitui uma quebra de contrato, concorrência desleal e ações ilegais, e tomaremos todas as medidas legais necessárias”. 

Pouco tempo depois, descobriu-se que a agência em questão é a PocketFul Studio, que representa os membros J-Min (que já faz parte de outro grupo, o BAE 173) e o Kenshin. A empresa emitiu um comunicado, também no dia 10 de janeiro, para desmentir as acusações. 

“Expressamos pesar em relação à declaração da UNCORE hoje, que indicou sua intenção de buscar ação legal sobre supostas violações de contrato por uma agência. BAE173 — um grupo com cinco anos de história — e ‘PROJECT 7’ assinaram um contrato anterior que permite atividades duplas. O PocketDol Studio acha profundamente preocupante e desanimador que ‘PROJECT 7’ repentinamente mudou sua posição após a seleção da formação final de estreia.”, disse PocketDol no início do extenso texto. 

A agência então prosseguiu explicando que o contrato de participação abria exceções para atividades programadas antes dos artistas fazerem parte do CLOSE YOUR EYES

“Além disso, o contrato estabelecia que os participantes deveriam priorizar as atividades do grupo do projeto por 36 meses, mas se houvesse obrigações contratuais preexistentes, estas deveriam ser divulgadas à empresa de gestão, e os cronogramas deveriam ser ajustados para evitar conflitos”, esclarece PocketDol. 

Entretanto, esse acordo ficou de lado assim que a line-up final do CLOSE YOUR EYES foi decidida. PocketDol disse que a UNCORE enviou um novo contrato proibindo as atividades duplas, mas precisava fazer várias revisões no documento e por isso não conseguiu assinar, então entendeu que a nova proposta não estava válida ainda. 

Enquanto isso, J-Min e Kenshin continuavam com as atividades do CLOSE YOUR EYES, inclusive a apresentação que o grupo fez no Golden Disc Awards, que aconteceu no Japão, em 4 de janeiro.

Mas a situação se complicou e até a polícia foi envolvida. “Em meio a esses acontecimentos, a UNCORE cortou a comunicação conosco, bloqueou nosso acesso aos artistas e se recusou a revelar a localização de seus dormitórios. Apesar das repetidas tentativas de confirmar o paradeiro deles, nossas perguntas foram continuamente ignoradas. A situação se agravou a ponto de registrarmos um boletim de ocorrência de desaparecimento dos dois membros em 8 de janeiro para garantir sua segurança, especialmente porque Kenshin é menor de idade e está sob nossos cuidados, pois servimos como seu tutor legal na Coreia”, revelou PocketDol em nota. 

PocketDol ainda diz que UNCORE mentiu à polícia dizendo que os artistas estavam com seus pais, o que se provou falso depois que as autoridades entraram em contato com os familiares e a UNCORE admitiu que os dois membros estavam ensaiando. 

Por fim, PocketDol deu um ultimato sobre toda essa controvérsia e disse: “Se esse assunto permanecer sem solução, estamos preparados para divulgar contratos, correspondências e e-mails relevantes para comprovar nossas alegações. Condenamos veementemente as ações do ‘PROJECT 7’ e da UNCORE e tomaremos todas as medidas legais necessárias para resolver esse problema”. 

Mais recentemente, em 16 de janeiro, a UNCORE publicou mais uma declaração sobre isso, reafirmando que todos os 200 competidores e suas agências estavam cientes, no ato de assinatura para participar do “PROJECT 7”, que estavam proibidos de ter outros contratos e atividades que conflitassem com o programa no futuro. 

“A cláusula relevante no contrato foi colocada em prática para permitir que os artistas aparecessem no programa se tivessem contratos anteriores inevitáveis, com o consentimento da equipe de produção, garantindo que nenhum dano ocorreria aos artistas. Esta cláusula não significa que os artistas podem buscar outras atividades de forma independente durante o ‘PROJECT 7’ ou após a estreia final como um grupo, o que seria uma clara violação de contrato”, reforçou a UNCORE. 

A empresa ainda disse que PocketDol não informou a equipe de produção sobre agendas individuais de seus artistas.

Para concluir, UNCORE pediu a colaboração de PocketDol para que o grupo siga seus planos de estreia como combinado e reiterou que o sucesso das atividades do CLOSE YOUR EYES é de interesse financeiro de todos. 

“(…) mais uma vez solicitamos que o PocketDol Studio coopere ativamente para garantir que os artistas se concentrem exclusivamente em suas atividades no CLOSE YOUR EYES”, finalizou a UNCORE. 

Enquanto isso, CLOSE YOUR EYES está com sua estreia prevista para acontecer durante a primavera da Coreia do Sul, ou seja, entre março e julho deste ano. 

E aí, HIT!Lover, está acompanhando essa situação? Comente abaixo a sua opinião sobre isso. 

Fonte: (1), (2), (3)

Sobre o autor

Jornalista brasileira explorando o mundo da música, arte, cultura pop e tudo relacionado a K-culture. 📩 Pautas/Suggestion: virginia.bsoliveira@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *