Destaques, Entrevistas

Um retorno emocionante: A volta de Jung Illhoon aos holofotes — Entrevista ILLHOON

Entrevista: Carol Steinert
Tradução: Samuel Eliasafe
Design: Vicky Barros

Depois de anos em hiatus, o rapper e vocalista Jung Illhoon voltou não apenas com uma exposição de arte visual, intitulada tiny ark, mas também com o tão esperado lançamento de uma nova música: Lullaby. O artista tirou alguns minutos para conversar com a HIT! e você pode conferir a entrevista completa abaixo:

Time HIT!: ILLHOON está de volta! O que podemos esperar de seus novos lançamentos?

ILLHOON: Acho que essa música é um pouco diferente das que lancei anteriormente. No entanto, sinto que minha essência permanece intacta. Ela carrega uma mensagem mais profunda e de crescimento. É uma canção que marca o início de um período que passei refletindo sobre a vida e me esforçando para aprender.

Time HIT!: Você ficou um tempo afastado da indústria, em um tempo de reflexão consigo mesmo. Durante esse período, houve alguma mudança no K-pop? E você acha que essas mudanças foram melhorias?

ILLHOON: O K-pop, sem dúvida, se consolidou como uma cultura global. Por isso, acho que é um ótimo momento para os artistas buscarem uma música mais experimental, seguirem suas próprias individualidades e se comunicarem com os fãs, expressando seu próprio mundo artístico.

Time HIT!: Você é um artista multifacetado, com talentos em dança, canto, rap e até pintura. Como você consegue integrar todos esses talentos em uma única obra?

ILLHOON: Não tenho certeza se entendi corretamente o que significa “integrar tudo em uma única obra”, mas agradeço muito por me ver de forma positiva.

Em relação ao que faço, acho que não há uma fórmula específica para cada trabalho. Na maioria das vezes, a forma que me expresso vem de uma forma mais primitiva ou impulsiva. No entanto, para que eu tenha bons resultados, preciso da ajuda de muitas pessoas ao meu redor. Fazer tudo sozinho é realmente muito difícil.

Time HIT!: A exposição “Tiny Ark” foi, na verdade, o seu primeiro retorno nas redes sociais. Como isso impactou o seu trabalho como artista? A exposição também foi uma ótima oportunidade para os fãs conhecerem o ILLHOON como “artista visual”. Como essa ideia surgiu? E você está planejando uma turnê mundial da exposição?

ILLHOON: Na verdade, o motivo principal de eu pintar é trazer novas inspirações para o meu trabalho musical. Claro que gosto de pintar, mas quando comecei a fazer isso, nunca imaginei que poderia mostrar minhas obras para alguém. No entanto, vejo essa exposição como uma espécie de prólogo para as minhas futuras atividades musicais. O tema da exposição foi extremamente importante para mim, e sou muito grato por poder compartilhá-lo com os fãs. Quanto aos planos mais detalhados para o futuro, ainda não sei.

Time HIT!: Como um dos artistas que superaram muitos desafios na indústria do K-Pop, poderia nos contar o que mudou ao longo desses anos e quais lições aprendeu nesse processo? Acho que os fãs ficariam curiosos para saber. Também seria interessante entender como esse tempo transformou você como pessoa.

ILLHOON: Antes do meu período de pausa, acredito que minha versão anterior não era honesta, grata e, muitas vezes, agia de forma egoísta. Naquela época, minha autoestima também era muito baixa. No entanto, durante o longo período em que tive a oportunidade de refletir profundamente sobre minha vida, passei por momentos de autocrítica, arrependimento, mas também de reconstrução e cura. Esse tempo foi absolutamente essencial para minha existência. Hoje, fico profundamente emocionado e grato ao perceber que ainda existem tantos fãs que me apoiam e torcem por mim. Isso é algo que valorizo imensamente. Cada dia é incrivelmente precioso para mim, e tento ao máximo sentir o mundo ao meu redor como ele é, no momento presente. Acredito firmemente que o amor, a paz e a prática de atos de bondade são as coisas mais valiosas da vida. Por isso, busco continuamente me tornar uma pessoa que incorpora esses valores. Sou grato ao Senhor pelo amor que Ele derrama sobre este mundo. Sinto que essa é a minha versão mais sincera e verdadeira.

Time HIT!: No passado, você lançou a música “She’s Gone”. Como você sente que sua música evoluiu desde aquela época em comparação com seus lançamentos mais recentes?

ILLHOON: She’s Gone” é uma música muito especial para mim. Foi a faixa-título do meu primeiro mini álbum, e, na época, eu me esforcei ao máximo para colocar todas as minhas emoções, paixão, energia e potencial nela. A música daquele período, de certa forma, refletia uma tentativa de superar meus próprios limites, exagerando o que eu podia fazer ou expressar. O resultado foi uma canção cheia de energia e intensidade. No entanto, a música que faço agora tem uma abordagem diferente. Tento me concentrar em expressar quem eu realmente sou, de uma forma mais instintiva e genuína, quase primitiva. Percebo que nas músicas antigas faltava algo importante: a “tristeza e sofrimento”. Hoje, meu objetivo é capturar uma representação mais equilibrada da vida, expressando alegria, raiva, tristeza e amor de maneira mais completa e verdadeira.

Time HIT!: Sabemos que a vida de um idol é difícil, mas o que você geralmente faz em seu tempo livre?

ILLHOON: Muitos já podem saber disso, mas, no meu caso, até no meu tempo livre, eu faço música. Acho que passo quase todo o meu tempo disponível trabalhando em algo relacionado à música. Além disso, costumo fazer exercícios, desenhar, limpar, ler livros ou dar uma caminhada.

Time HIT!: Quais são seus artistas ou pintores favoritos?

ILLHOON: Meu pintor favorito é Vincent van Gogh, mas também gosto de artistas como Michelangelo, Edvard Munch, Egon Schiele e Henri Matisse.

Time HIT!: O que te inspira a pintar? Você sente que essa inspiração tem a mesma origem da sua inspiração para criar novas músicas?

ILLHOON: Quando vejo objetos ou paisagens com combinações de cores impressionantes, sinto vontade de pintar. Já ao compor músicas, acho que é um pouco diferente. Gosto de escrever seguindo as ideias que surgem espontaneamente na minha mente. Às vezes, mesmo estando parado, sinto como se a música se formasse sozinha dentro da minha cabeça. No entanto, como também escuto muita música, acabo sendo influenciado pelo que mais gosto de ouvir.

Time HIT!: O que podemos esperar de suas atividades futuras?

ILLHOON: Ainda não tenho planos concretos para as minhas atividades artísticas. No entanto, espero que tudo o que eu faça possa ser uma grande fonte de força para alguém. Com a música, é o mesmo. Quando não estou trabalhando para mim mesmo, quero dedicar meu tempo e esforços para ajudar o próximo e pessoas ao meu redor que estão passando por dificuldades.

Time HIT!: Você é conhecido como um artista que sempre inclui muitos significados ocultos e transmite sua sinceridade por meio das suas músicas. Poderia nos contar sobre a história que você quis transmitir com este novo lançamento?

ILLHOON: O meu novo single, “Lullaby”, também é uma música que contém profundamente a minha sinceridade e verdade. No passado, eu costumava querer esconder os meus lados mais frágeis. No entanto, reconhecer minha vulnerabilidade e mostrá-la completamente foi um grande desafio para mim, mas também um momento essencial. Ainda assim, tentei incluir na mensagem da letra o meu lado humano, que continua buscando o amor.

Time HIT!: Pelo que pudemos ver no seu Instagram, você parece ter passado bastante tempo na Noruega e em outros países. Você poderia nos contar como a experiência de morar no exterior ajudou no seu processo criativo?

ILLHOON: O tempo que passei no exterior foi de aproximadamente 8 meses a 1 ano. Embora certamente existam muitas pessoas que viajaram para mais lugares e por períodos mais longos do que eu, deixar o lugar onde eu vivia e vivenciar uma variedade de experiências foi algo incrivelmente enriquecedor como artista.

Também me ajudou muito a desenvolver um conjunto de valores corretos na minha vida. Conhecer pessoas diversas e entrar em contato com diferentes culturas ampliou minha perspectiva, permitindo-me me expressar de forma mais livre. Sou também profundamente grato por ter conseguido passar esse período de forma saudável e segura.

Time HIT!: Mande uma mensagem para seus fãs brasileiros que o apoiam até agora.

ILLHOON: Primeiramente, quero agradecer à equipe da HIT! Magazine por me dar a oportunidade de compartilhar minha história com os fãs. Olhando o mapa, pode parecer que estamos bem distantes, mas sinto o amor de vocês como se estivessem bem ao meu lado. Muito obrigado pelo apoio. Em minha jornada musical, vocês sempre estarão comigo. Rezo de coração para que possam aproveitar esse tempo de maneira tranquila, feliz e com saúde. Amo vocês para sempre.

Siga o ILLHOON nas redes sociais

Instagram: @ilhoonmj
X: @ilhoon_mikael
YouTube: 카펜터즈 Carpenterz

MV oficial de “Lullaby” (Créditos: Reprodução/카펜터즈 Carpenterz/YouTube)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *