São Paulo, 24 de outubro de 2023
Texto por Jez Duarte e Vitória A. Ferreira
No dia 09 de outubro, a HIT foi convidada a participar de uma live com os fãs de TRENDZ na Universidade de Yale, nos Estados Unidos! Esse encontro ao vivo fez parte de uma palestra sobre K-pop, organizada pela professora Grace Kao com o tema “A Raça e o Lugar da New Wave Britânica: O K-pop e seus horizontes”.
O fan meeting foi organizado da seguinte forma: em uma pequena sala em Yale os alunos sentados em meia-lua ficaram de frente para um telão onde o TRENDZ foi projetado em uma call pelo Zoom. Os meninos que acordaram às três horas da manhã, no fuso coreano, para se preparem para esse encontro, estavam muito felizes e animados pelo convite em participar de um evento tão relevante. Todos os membros do grupo estavam presentes.
O encontro se dividiu em duas partes: apresentação de trechos de clipes com comentários dos meninos do TRENDZ; momento de perguntas e respostas e perguntas dos alunos.

Na primeira parte, o grupo nos levou em um passeio por todos os seus trabalhos até o momento, apresentando os clipes e comentando suas músicas. Iniciando com a música “Ven Comigo”, uma faixa que possui uma vibe positiva, animada e com uma coreografia enérgica, os meninos comentaram na live que gostaram muito de gravar este clipe, pelo mar, o calor e a música.
Em seguida, eles comentaram as músicas “O.Y.E”, que possui um ar diferente da “Ven Comigo” pelos seus tons mais baixos e por trazer uma mensagem mais profunda sobre acordar o seu verdadeiro “eu” através do amor. Já a “My Way” é uma música cheia de energia, que passa determinação e força. Segundo Yechan é como quando alguém cai e volta a se levantar, seguindo em frente. Após comentar essa música, Yechan ensinou com as mãos a coreografia dessa faixa.
Após comentar as faixas do seu novo álbum, TRENDZ partiu para a exibição de trechos de músicas de destaque em sua carreira, começando pela famosa “TNT” os meninos contaram uma curiosidade sobre a música: na época de gravação era inverno, então eles passaram muito frio para gravar, porém pelas labaredas e pelo o fogo que tinha no clipe eles também passaram calor, então ficava alternando as temperaturas a todo momento.
Em seguida eles fazem alguns comentários breves sobre “Villain” e “Who”, por serem faixas poderosas e que carregam mensagens importantes e profundas. Fora a estética delas, principalmente a primeira, por ser muito interessante e bonita de ver. Falando em beleza, nesse momento todo o grupo se levanta e mostra um trecho da coreografia “Who”.
Além destas, TRENDZ comentou, cantou e demonstrou outras músicas como “Click”, “Forever More” e “Vagabond”. Nessa última o grupo fez mais comentários e mostraram um trecho da coreografia no qual Hankook é jogado pelo grupo em um movimento de balanço segurando seus braços e pernas. O TRENDZ também afirmou que o clipe “Vagabond” tem influências do filme “MAD MAX”.
Por fim, os meninos falam um pouco da famosa música “New DayZ”. Segundo eles, essa faixa apresenta um novo estilo do TRENDZ. Ela quer passar a mensagem de que temos que nos manter atentos mesmo na escuridão, devemos escapar desse mundo imaginário que nós mesmo criamos.
Para fechar essa primeira parte do fan meeting, eles fazem um Quiz com os participantes da chamada para ver qual faixa é a favoritas, e claro, “New DayZ” ganhou.

Começou então o seguimento de perguntas e respostas da palestra. A primeira pergunta feita foi a respeito de o que teria levado os integrantes do grupo a se tornarem idols do K-pop.
Em resposta, Leon disse que dança desde os 7 anos e chegou a fazer covers, mas também queria poder ter suas próprias músicas originais, então resolveu tornar-se idol. Eunil foi influenciado pelo Produce 101 e Havit contou que não passou em sua primeira audição, mas que isso apenas o motivou a continuar tentando.
Os integrantes também falaram sobre as dificuldades de debutar e o processo de gravação de Music Videos, como costumam ter poucas horas de sono durante as gravações, mas, ao mesmo tempo, ser algo emocionante e cheio de experiências novas. Quando questionados a respeito da melhor e a mais desafiadora parte de seguir esta carreira, afirmaram que os fãs eram a melhor parte! Porém, a mais desafiadora era se manter saudável fisicamente e mentalmente.
Outras perguntas feitas foram a respeito de estilos musicais, quais instrumentos eles gostariam de aprender — foram citados piano, violino, flauta transversal e violoncelo — e com quais artistas gostariam de colaborar se tivessem a oportunidade — Seventeen, BTS, Stray Kids e Lauv!
Por fim, depois deste momento de descontração, a participação do TRENDZ na palestra foi encerrada com o agradecimento do grupo pela presença dos presentes, atenciosamente incluindo os repórteres. Eles expressaram o desejo de poder conhecer a universidade e a todos presencialmente e pediram para que apoiassem, ouvissem e dessem muito amor ao TRENDZ.
Depois de ouvi-los, nos restou apenas o desejo de ir correndo conferir mais uma vez a discografia incrível do grupo, principalmente seu novo álbum “STILL ON MY WAY”.