Destaques, Entrevistas

“Towards the Light”: uma estreia solo cheia de luz e autoconfiança. – Entrevista JINNY

Entrevista, booking, edição, tradução: Guto Togo

Design: Jessica Fernandes

Após anos como integrante do girl group SECRET NUMBER, JINNY finalmente estreia sua carreira solo com o EP “Towards the Light”, um trabalho com quatro faixas que buscam transmitir a mensagem de superação e confiança. Além de mostrar a versatilidade musical ao mesclar diversos gêneros musicais nas músicas.

Nessa conversa exclusiva com a Time HIT!, JINNY compartilha detalhes sobre sua liberdade criativa, o significado das músicas, os desafios que enfrentou como trainee e a importância dos fãs em sua trajetória. Ela também fala sobre sua inspiração multicultural, colaborações internacionais e planos futuros.

Time HIT: O seu EP entitulado de “Towards the Light” marca o início oficial da sua carreira solo na industria do entretenimento após anos com o girl group SECRET NUMBER. Que tipo de liberdade criativa ou redescoberta você experimentou neste novo capítulo?

JINNY:
Basicamente, eu posso dizer que tive total liberdade criativa na criação deste EP (falando desde a composição das músicas, conceito, ideias de figurino e maquiagem etc). Fiquei mais do que feliz em poder contribuir com todos os aspectos necessários para a origem desse trabalho. Também fiquei muito grata à minha empresa, pois eles foram muito receptivos e estavam dispostos a absorver as ideias que eu tinha. Isso também me mantém motivada, me faz olhar para frente com expectativa para os próximos lançamentos. Agora que tenho liberdade criativa, posso realmente lançar músicas do meu gosto e me expressar livremente.

Time HIT: O conceito fala sobre “seguir em direção à sua própria luz”. Quais momentos da sua jornada pessoal inspiraram essa mensagem de autoconfiança e renascimento?

JINNY: Acho que posso dizer que toda a minha jornada entrando na indústria do K-pop realmente inspirou essa mensagem de autoconfiança e renascimento. Posso expressar essa mensagem com confiança, porque ela se baseia nas minhas experiências reais como trainee do entretenimento sul coreano e também como membro grupo. A vida como trainee geralmente é extremamente incerta, o que significa que o futuro não está garantido. Não importa quanto tempo você treine, quão bem você se apresente ou o quanto se esforce, há tantos outros fatores que podem levar ao cancelamento da estreia. Apesar de todas as situações difíceis, decidi não desistir e continuei dando o meu melhor para trabalhar em direção à estreia.

Time HIT: Como mencionou anteriormente, você participou da escrita e composição das próprias músicas. Como foi colocar suas próprias palavras e emoções neste primeiro projeto solo?

JINNY: Honestamente, parecia surreal, pois eu estava tão acostumada a compor músicas sem um propósito específico (mesmo quando eu tinha um propósito, minhas músicas nunca eram selecionadas como faixas do meu antigo grupo), o que me fez perder muita motivação quando se tratava de compor e escrever música.

Time HIT: O single “Everglow” simboliza “desafio e renascimento”. Que tipos de desafios você enfrentou ao transformar essa mensagem em música?

JINNY: Acho que foi desafiador manter um equilíbrio justo entre transmitir a mensagem real de “desafio e renascimento” de forma direta (fazendo conexões reais com minhas experiências passadas) e, ao mesmo tempo, adicionar frases metafóricas para transmitir a mensagem.

Time HIT: O álbum conta com renomados produtores como Kanata Okajima e Akihiro Kondo, que já trabalharam com artistas como BTS, TWICE e SHINee. Como foi colaborar com profissionais tão experientes internacionalmente no seu primeiro projeto solo?

JINNY: Fiquei muito impressionada por ter tido a chance de trabalhar com eles. Foi uma grande honra colaborar com produtores tão incríveis!

Time HIT: Em “Towards the Light”, há uma mistura de elementos de rock, eletrônico e R&B. O que te atrai nessa combinação de estilos e como ela reflete sua identidade como artista solo?

JINNY: Sempre achei que gostaria de lançar uma música com elementos de “rock”, então senti que seria a oportunidade perfeita de tentar isso na minha estreia solo, já que achei que combinaria bem com a mensagem motivacional de “Everglow”. Acredito que a mistura de diferentes estilos vem do meu forte desejo de expressar todos os lados diferentes de mim (também gosto de ouvir diversos gêneros, não me limitando a um específico). Assim como gosto de ouvir diferentes tipos de músicas, espero me tornar uma artista capaz de explorar diferentes estilos e de dominar todos!

Time HIT: Você transita naturalmente entre rap e vocais melódicos. Como equilibra esses dois lados da sua arte durante o processo criativo?

JINNY: Acho que costumo imaginar que sou tanto a artista principal quanto a artista convidada quando se trata de equilibrar rap e vocais em minhas músicas. Acredito que ambos têm estilos muito diferentes. E sempre gosto de misturar os dois para adicionar mais tempero e cor às canções que escrevo!

Time HIT: Cada faixa carrega uma energia diferente. Desde faixas empoderadoras a mais sentimentais. Havia uma sequência emocional ou narrativa que você quis construir ao longo do álbum?

JINNY: Sim, eu queria um início poderoso e animado com “Everglow”, servindo como uma introdução ao EP. Seguido por outra faixa animada e motivacional, “Lights”, para realmente destacar a principal cor e mensagem do álbum, adicionando um momento mais sentimental com “Baby baby” no meio para dar aos ouvintes uma vibe mais tranquila. E finalizando com outra música pra cima, “Higher”.

Time HIT: O conceito visual de “Towards the Light” transmite uma estética elegante e futurista, com cores e luzes que simbolizam esperança. Como você participou da construção dessa identidade visual?

JINNY: A diretora visual de “Towards the Light” foi na verdade minha melhor amiga Akane, nos conhecemos desde a 2ª série. Então acredito que ela realmente conhecia meu estilo e como eu queria que o álbum ficasse. A direção visual do videoclipe, a criação do logo de “Everglow” e a capa do álbum, todo esse trabalho incrível, foi feito por ela. Akane se certificou de destacar meu caráter perguntando diretamente sobre que tipo de imagem eu queria transmitir. Discutimos ativamente, trocando referências. E também disse a ela que não queria nada sem vida, então tivemos a ideia de incorporar neon e cores vibrantes e realmente enfatizar o estilo “punk”.

Time HIT: As letras falam sobre acreditar em si mesmo e transformar a dor em força. Há alguma mensagem específica que você espera que seus fãs sintam ao ouvir “Towards the Light”?

JINNY: Espero que os ouvintes consigam se identificar com minhas experiências. E se houver alguém duvidando de si mesmo ou passando por momentos difíceis, espero que eles possam ganhar confiança e energia para se reerguer.

Time HIT: Como artista que cresceu entre a Coreia e os Estados Unidos, como seu background multicultural influencia o som e a mensagem do seu trabalho?

JINNY: Acho que influencia o som ao incorporar elementos típicos do pop coreano, como ganchos repetitivos (termo conhecido como “hook”) nas músicas que escrevo, mas também incluindo melodias mais características de pop, como linhas vocais de estilo R&B.

Time HIT: Você treinou por cinco anos na YG Entertainment antes de estrear. Que lições desse período ainda te influenciam como artista hoje?

JINNY: Me tornei trainee quando tinha apenas 16 anos (15 na idade internacional) e posso dizer com orgulho que dei meu máximo durante o período em que estive na YG Entertainment. Mal tinha tempo para dormir por causa de todos os treinos, me esforcei tanto que ficava exausta todos os dias. Havia também muitas tarefas a serem cumpridas, especialmente relacionadas a todas as criações próprias (músicas compostas por mim, coreografias, etc.). O conceito de “estreia” parecia tão próximo e ao mesmo tempo tão distante, porque houveram tantas vezes em que a estreia estava tão perto, mas acabava sendo cancelada ou adiada. Finalmente, consegui estrear em 2020, após um período total de treinamento de cerca de 7 anos. Durante todos esses anos de treinamento sem fim, aprendi que a “paciência” desempenha um papel enorme na vida. Também sou muito grata pelo período de treinamento na YG Entertainment, porque acredito que todas as experiências que tive lá, especialmente com composição, me ajudam a escrever músicas mais fácil e rapidamente hoje em dia.

Time HIT: Seus fãs sempre foram muito ativos desde os tempos do SECRET NUMBER. Como você vê o papel deles neste novo começo?

JINNY: Honestamente, palavras não conseguem descrever o quanto sou grata a eles. Olhando para todas as situações que passei, eu provavelmente já teria desistido dos meus sonhos como artista, e minha vida seria sem sentido sem eles. Portanto, meus fãs desempenham um papel crucial na minha vida, sendo o combustível e o motor que me permitem continuar guiando e avançando neste novo capítulo da minha vida como artista solo.

Time HIT: Sabemos que a vida de um artista pode ser exigente. Por isso, queremos saber mais sobre a JINNY. O que você gosta de fazer para relaxar em seu tempo livre? Tem algum hobby ou talento escondido que possa compartilhar?

JINNY: Como muitos dos meus fãs sabem, sou muito caseira e quase não tenho hobbies. Me considero uma pessoa bem sem graça por causa disso. Normalmente, fico em casa, tomo café e passo tempo com meus gatos DB e Mochi. Também gosto muito de me comunicar com os fãs, então geralmente sou bem ativa nas redes sociais (não necessariamente postando, mas tentando interagir e me comunicar com eles o máximo possível).

Time HIT: Você se descreveu como alguém que acredita em seguir sua própria luz. O que mantém essa chama acesa nos dias difíceis?

JINNY: Meus fãs e minha família.

Time HIT: Se você pudesse escrever uma carta para a JINNY de 2018, quando participou do Produce 48, o que diria a ela?

JINNY:

Querida JINNY,

Sei que você está cheia de dúvidas agora e se culpando por tudo, mas está tudo bem! Apenas continue sendo você mesma e siga em frente! Cada momento da vida conta como uma experiência valiosa, e também vai aprender algo com essa experiência. Continue confiando em si mesma, você consegue!!

Time HIT: Quando tiver a chance de visitar o Brasil, qual seria a primeira experiência que você gostaria de ter?

JINNY: Eu adoraria realizar um encontro de fãs, que inclua um meet&greet, para poder conhecer e me conectar pessoalmente com os fãs no Brasil ❤ te amo ❤.

Time HIT: Você acompanha algum artista brasileiro ou há alguém com quem gostaria de colaborar no futuro?

JINNY: Gostei muito de ouvir “Envolver”, da Anitta, eu só poderia sonhar em colaborar com ela!

Time HIT: Olhando para o futuro; o que vem depois de “Towards the Light”? Há algum sonho ou colaboração que você gostaria de perseguir neste novo capítulo solo?

JINNY: Não faz muito tempo desde o lançamento de “Towards the Light”, mas estou constantemente trabalhando em novas músicas, então espero poder compartilhar boas notícias com vocês em breve!

Sobre colaborações, é uma pergunta que me faço com frequência. Até pergunto aos meus fãs de vez em quando, mas nunca consigo chegar a uma resposta definitiva, porque ficaria mais do que feliz em fazer uma colaboração com tantos artistas diferentes, afinal, eu mesma sou uma grande fã!

Time HIT: Para encerrarmos essa entrevista de um jeito especial, deixe uma mensagem para seus fãs.

JINNY: Obrigada a todos por enviarem tanto amor e apoio. Sou muito grata a vocês e aprecio todos os esforços que fazem para demonstrar carinho. A todos os fãs que estão comigo desde o primeiro dia, obrigada por sempre estarem ao meu lado durante todos esses anos, não importa o que aconteça. Obrigada por serem minha motivação. Espero também poder ser uma fonte de felicidade para vocês! Sempre farei o meu melhor para retribuir todo esse amor. Amo todos vocês demais. Obrigada! Espero que tenham gostado desta entrevista com a HIT! Magazine.

Siga JINNY nas redes sociais:

Instagram: @ImpinkprincessJINNY

X: @Jinny_Music

Youtube: @Jinny_music_official 

TikTok: @Jinny_music_Official

Videoclipe Oficial de “Everglow” (créditos: Reprodução/JINNY Official/Youtube)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *