Em uma parceria entre o Severance Hospital e o membro do BTS, SUGA, ou Min Yoongi (nome de nascença), foi inaugurado ontem (30) o “Centro de Tratamento Min Yoongi”, um espaço dedicado ao tratamento de crianças e adolescentes com Transtorno do espectro autista (TEA).
O centro é dirigido pela Professora Chun Geun-ha, psiquiatra infantil com quem SUGA vem colaborando desde o final do ano passado.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de altas autoridades da Yonsei University e do Centro Médico, marcando a oficialização de um projeto ao qual o artista se dedicou pessoalmente.
O artista doou a quantia inicial no total de 5 bilhões de wons (aproximadamente 19 milhões de reais) em 23 de Junho de 2025, para o Centro Médico Yonsei. No entanto, o comprometimento de SUGA vai além de doações financeiras. No final do ano passado, ele procurou pessoalmente a Professora Chun para realizar um trabalho voluntário e nos meses seguintes, dedicou finais de semana para tocar guitarra e interagir com crianças com TEA durante sessões de terapia.
Essa experiência prática foi fundamental para o co-desenvolvimento do programa “MIND” (Music·Interaction·Network·Diversity), a espinha dorsal do centro.
O MIND é um programa de treinamento de habilidades sociais que integra conteúdo musical a terapias já existentes, ajudando as crianças no espectro a desenvolverem comunicação e interação social.
O envolvimento de SUGA no projeto também pode estar ligado à sua própria trajetória com a saúde mental já que o artista já enfrentou depressão e transtorno obsessivo-compulsivo, questões exploradas de forma aberta em suas obras musicais, como a mixtape “D-2” e, de maneira ainda mais aprofundada, no álbum “D-DAY“, lançado em 2023. A música, para ele, foi não apenas uma forma de expressão, mas também um caminho de cura.
O impacto da ação de SUGA inspirou seus fãs, a ARMY, a também participar desta causa. De acordo com a própria Professora Chun Geun-ha, os fãs do BTS arrecadaram e doaram adicionalmente 550 milhões de wons (aproximadamente 2 milhões de reais) para o Centro de Tratamento Min Yoongi.
O Centro de Tratamento Min Yoongi foi projetado para oferecer um ambiente acolhedor e eficaz. A abordagem multidisciplinar reúne psiquiatras infantis, musicoterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas comportamentais e psicólogos clínicos para fornecer um apoio personalizado e integral.
Os resultados preliminares já são animadores com relatos de crianças que mostravam pouco engajamento em terapias de fala padrão se tornando mais ativas e participativas durante as sessões com SUGA, selecionando instrumentos e mantendo o ritmo.
Em um vídeo enviado para a cerimônia de abertura, SUGA expressou sua felicidade com a realização do projeto: “Primeiramente, gostaria de parabenizar sinceramente a abertura do Centro de Tratamento Min Yoongi. Estou muito feliz que um espaço dedicado à terapia social por meio da música foi estabelecido… Espero que este espaço seja o ponto de partida para um grande passo à frente, uma pequena esperança que demonstra o poder da música.”
O centro também já tem planos para o futuro: Um evento de fim de ano para as crianças participantes do programa “MIND“, incluindo um acampamento de dois dias em novembro e uma apresentação no Grand Auditório da Universidade Yonsei em dezembro.
A diretora do centro, Professora Chun Geun-ah, afirmou: “No Centro Min Yoongi, usamos a música não apenas para ensinar, mas também para melhorar os resultados terapêuticos e as habilidades sociais. Ver essas crianças trabalhando pela independência nos dá esperança de mudar a percepção pública sobre deficiências de desenvolvimento.”
Vale também lembrar uma resposta do artista em antiga entrevista: “Tenho dois sonhos: ser um homem de cabelos brancos ainda no palco com minha guitarra, e tornar-me um terapeuta psicológico licenciado”

