Matérias

Seja livre sob a luz da lua com Henry! — Análise do MV “Moonlight” de Henry Lau

Santa Catarina, 02 de fevereiro de 2023.
Texto por: Nico Rodrigues

O astro canadense chinês do K-Pop Henry, também conhecido como Henry Lau 刘宪华 헨리, lança o single ‘Moonlight’, um novo projeto desde o EP ‘JOURNEY’ em 2020. O novo single de um artista versátil “Moonlight” é uma canção indie pop otimista onde a rica melodia de guitarra e o som da bateria se harmonizam com o refrão viciante. O single acelerado e saltitante facilita uma escapadela acessível com a mensagem de “dance suas preocupações sob o luar”. HENRY, ele mesmo participou da composição da canção com compositores multi-platina Tyler Spry e Simon Oscroft, mais conhecidos por seu trabalho com OneRepublic. — Assessoria do Henry Lau.

Acho que a assessoria do Henry conseguiu introduzir e muito bem a nossa análise de hoje com esse trecho exclusivo para a Hit!, não é?

E como citado, Henry definitivamente consegue nos guiar rumo à fuga dos problemas com a sua canção leve e gostosa de ouvir.

“Moonlight” nos traz os detalhes despercebidos da rotina, os momentos particulares onde encaramos nossas emoções e, muitas vezes, admitimos precisar fugir delas por um instante.

Para acompanhar a análise, assista também o MV completo!

HENRY ‘Moonlight’ Official M/V

Então, vamos fugir e dançar com o Henry? 

O MV começa trazendo uma espécie de passeio noturno de carro, onde os jogos de câmera brincam entre as imagens de Henry e as imagens de pessoas aleatórias que estão fazendo coisas diferentes. 

Nesse tempo, os recortes trazem outros personagens para a história do clipe, evidenciando em todas as cenas o momento onde um sentimento de introspecção se manifesta. Inclusive Henry, no seu carro, está vivendo esse momento.

E o que fala isso para nós é justamente o trabalho das expressões de Henry, dos atores e o movimento das cenas, que possuem um ritmo de passagem mais lento e, gradativamente, após apresentar os personagens, passa a crescer com a melodia da música.

Mas não só a atuação compõe o significado de cada fase dos personagens, mas a letra que vai cantando sobre estar pendurado por um fio, com coisas que precisa esquecer […] como se não tivesse para onde ir.

E, é claro, a sacada fenomenal de Henry em usar a letra para se dirigir diretamente ao ouvinte e expressar que “Moonlight” também é para ele, afinal, o cantor esclarece eu sei que você sente o mesmo.

Na sequência, a transição da melodia e dos personagens é rápida, mas não brusca, e conseguimos visualizar os paralelos de cada um deles ao conseguir libertar essas emoções; extravasar o sentimento sufocante de estar perdido e simplesmente se encontrar sob a luz da lua, acertar o seu humor e dançar até o amanhecer.

O refrão, os sorrisos e o carisma de Henry se unem e causam uma sensação gostosa de querer estar lá também para quem vê o videoclipe, especialmente pois toda a sua composição visual mais simples é pensada para nos trazer familiaridade e identificação.

Afinal, quem não queria poder esquecer tudo por um instante e apenas dançar sobre o choro ao som da nossa música favorita?

Além disso, preciso ressaltar que a liberdade desenhada pelo MV tem um aspecto que me agradou demais! A relatividade.

Assim como as pessoas possuem problemas diferentes, as suas formas de escapar ou enfrentar eles também são variadas e gostei muito de poder ver isso no clipe.

Enquanto alguns dançam em grupo, em casal ou sozinhos, outros sentem a brisa do vento ao andar em uma moto ou dirigir seu carro com a janela aberta.

E é justamente entre todas essas danças que pude ver a melhor coisa desse MV, o convite do Henry.

Em toda a canção, ele realmente busca falar com a gente, sobre deixar fluir o que estamos sentindo e dançar para passar por tudo. Mas só depois de umas oito visualizações do clipe, que consegui identificar nos ambientes onde ele inclui a gente nisso tudo.

Cada personagem tem seu desenrolar em um ambiente diferente e depois da reviravolta da música, eles aparecem se libertando com a dança e — em alguns casos — com outras pessoas no mesmo ambiente. Exceto Henry.

Quando ele se liberta, canta e dança sobre tudo que vinha chorando há muito tempo, ele se encontra em um cenário preto e vazio onde inúmeras pessoas aleatórias surgem para simplesmente curtir aquele momento com ele.

Não há um recorte de cena onde elas entram ou saem daquele ambiente, elas simplesmente estão lá com ele e eu não teria cogitado que esse cenário vazio seria uma representação da imaginação de Henry com os ouvintes, compartilhando esse momento, se não fosse pelos detalhes da cenas que encaminham o final do MV.

Foi quando esse olhar pairou sobre a figura do Henry despencando que pude ver o vazio; o breu; o “nada” onde ele se encontrava. E aí foi quando lembrei da música falar sobre esquecer de tudo e vi que: ou poderia estar muito certa ou os insights da minha cabeça já estavam passando do ponto! 

Mas vamos seguir o fio e, no final, você me conta se fez sentido, combinado?

Resumindo: o vazio é literalmente a sua mente, talvez sua consciência, limpa de toda a bagunça que estava conturbando a sua paz. Esse espaço, geralmente ocupado por tudo que rege nossa vida, foi transformado por um instante no refúgio que se precisava.

Sendo a consciência um aspecto comum entre as pessoas, ela também se torna comum entre todos que a limparam e usaram de refúgio em “Moonlight” — o que explica a presença de todas aquelas pessoas lá também.

O que torna essa cena um convite aberto para simplesmente nos imaginarmos lá também, como faz o personagem de Henry no MV — já que todo esse tempo, a dança sob o luar dele foi, na verdade, na cobertura de um prédio.

Que, inclusive, é o fechamento do MV, onde vemos Henry surgindo ainda extasiado pela liberdade, encarando um novo dia.

Com isso, chegamos ao fim da análise de hoje! E você, gostaria de se refugiar dos problemas e curtir a sua música favorita por um instante?

Admito que a minha fuga dessa semana foi justamente ao som de “Moonlight” e, vai por mim, é maravilhoso dançar essa música.

Continue acompanhando a Hit! para mais análises e, é claro, curta muito o novo single do Henry!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *