Matérias, Panfletando

Panfletando: KARD


Texto por: Duda Valentini @dudaah_valentini

KARD é um grupo misto sul-coreano da empresa DSPmedia. Em 2016, antes de sua estreia, lançaram o primeiro MV, “Oh NaNa”, que fez muito sucesso, com seus mais de 40 milhões de views. 

Em janeiro de 2017, fizeram o segundo lançamento de sua pré-estreia “Don’t Recall” que conta com mais de 80 milhões de views e depois, “Rumor” com 32 milhões de views, isso tudo antes da sua estreia. 

Mas seu debut oficial aconteceu em 19 de julho de 2017 com o single “Hola Hola”, super dançante. 

O grupo é formado por quatro integrantes, dois homens e duas mulheres. Como o próprio nome diz, cada membro representa uma carta de baralho. 

O nome do grupo é um jogo de significados com as palavras K(king), A(ace), R (JOKER), D (Hidden Card / Den), que são os cartões-chaves em cartas de baralho que juntos formam um grupo. 

No início, antes da estreia oficial, existiu uma “carta mistério” no grupo que fez parte da apresentação do ‘KARD Project’, que foi a participação especial de Heo Young-Ji, uma das membros do KARA, em “Oh NaNa”. “Don’t Recall” teve uma versão em inglês “extra” e “Rumor” teve o MV de performance com a coreógrafa deles.

Diferente do que já estamos acostumados no K-pop, KARD não possui um líder oficial no grupo, pois cada membro tem sua função única. 

Imagem: Divulgação

Em 2016, o quarteto esteve presente na lista dos 10 melhores novos grupos de K-pop da Billboard, em 8º lugar. No mesmo ano, ficou em 5º lugar no World Digital Song Sales, com “Oh NaNa”.

A ideia inicial da empresa era formar apenas um dueto de Hip-Hop, mas com o tempo os planos da DSPmedia acabaram mudando, já que Somin saiu do grupo April e Jiwoo se juntou à empresa, criando-se assim o novo conceito e grupo misto, KARD. 

Em 2017 o grupo fez sua primeira turnê chamada “Wild KARD Tour”, com direito a showcase no Brasil. Em 2018, KARD voltou à nossa terra, fazendo shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. O grupo marcou presença em alguns programas brasileiros como o Encontro com Fátima Bernardes e Raul Gil.  No ano de 2022, eles retornaram ao nosso país, fazendo uma tour por São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro.

Imagem: Divulgação

O que mais chama atenção no KARD, e faz com que eles brilhem por onde passem, não é apenas o seu estilo único, por ser um grupo misto que cria músicas dançantes com vários conceitos diferentes a cada comeback, mas também sua simpatia, alegria e humildade para com os fãs.

Sendo Idols bem acessíveis quando se trata de interagir com fãs, seja nas redes sociais, ou também em shows, KARD ama a energia dos Hidden KARD (nome do fandom), e sempre que possível fazem questão de mostrar o quanto são gratos a cada fã que apoia seu trabalho.

A discografia de KARD conta com seus mini-álbuns intitulados “Hola Hola”, “YOU & ME”, “RIDE ON THE WIND”, “RED MOON” e “Re”. Também está presente em sua discografia singles digitais como “Bomb Bomb”, “Dumb Litty” e “Without You”. 

Em seu primeiro single “Way With Words”, lançado em 2020, está presente a música “GUNSHOT”, onde fala sobre não se abalar apesar das palavras cruéis ditas por pessoas que amamos, o que toca muito em nossos corações. 

Recentemente, KARD voltou com tudo no seu comeback de “ICKY”, faixa título e nome de seu sexto mini-álbum, trazendo um conceito um pouco diferente e algo mais inovador em seu MV, com direito a “backrooms”, muita cor, batidas bem contagiantes com aquele gostinho de “não quero mais parar de ouvir” e coreografias impecáveis, entregando tudo e mais um pouco. 

https://youtu.be/Dc9CkC6n0Z8

E aproveitando esse climinha de comeback, que tal conhecer melhor os membros? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *