São Paulo, 11 de dezembro de 2023
Texto por: Sabrina B Nunes @sabrina_bn8
“NCT NATION” no Brasil? Sim, tivemos! NCT esteve em cartaz nos cinemas de todo o mundo nos dias 6 e 10 de dezembro com o filme “NCT NATION: To The World”, um show filmado no Munhak Stadium na cidade coreana Incheon, e o Brasil não ficou de fora.
Na entrada do cinema era fácil identificar quem iria assistir ao filme do show. Jovens com roupas verde neon, muitos acessórios verdes e o nome dos membros sendo citados nos grupos de conversa. Prestigiei a sessão do dia 10 no Cinemark de Porto Alegre e que bela surpresa quando ao início da sessão diversas Neobongs (light stick do NCT) surgiram de dentro das bolsas das NCTzens brilhando em verde neon na escuridão da sala.
A plateia começou tímida com a Intro “Neo Got My Black”, mas na sequência com “Limitless” do NCT 127 o clima começou a esquentar e os NCTzens já mostravam seu amor pela paixão nacional, Yuta! Eles iam à loucura todas as vezes em que a câmera focava em Yuta. Esse amor começou para alguns fãs e se consolidou para a grande maioria no dia 18 de janeiro quando o NCT 127 fez seu primeiro show no Vibra São Paulo. Todos os membros, Taeyong, Taeil, Johnny, Yuta, Doyoung, Jaehyun, Jungwoo e Mark foram muito celebrados e tiveram momentos especiais nos 3 shows e no cinema, mas destaco a paixão por Yuta porque de longe o Brasil é o país que mais o ama e demonstra isso intensamente! Haechan, o maknae do NCT 127, não esteve presente por motivos de saúde, mas recebeu todo o amor do Brasil quando veio com o NCT DREAM em julho.
A terceira música foi “Take Off” do WayV e nesse momento os NCTzens mostraram o quanto estão sedentos por um show da unit chinesa do NCT no Brasil. Em “Nectar” e “Phantom”, músicas também do WayV, a platéia estava animada numa energia tão vibrante que a sensação era de que os membros Kun, Ten, Winwin, Xiaojun, Hendery e Yangyang estavam ali em carne e osso.
Tivemos “BOOM” do NCT DREAM e “Black on Black” da formação especial NCT 2018 colocado a energia lá no alto. “Kangaroo” da unit rotativa NCT U, apresentada pelos membros Kun, Renjun, Yangyang, Chenle e Jisung (mas também cantada por Taeil que não participou dos shows da NCT NATION porque está se recuperando após uma cirurgia na perna), mudou a energia da sessão do cinema para um momento mais fofo. Na sequência “From Home” do NCT U com os membros Yuta, Kun, Doyoung, Renjun, Haechan e Chenle (outra faixa na qual Taeil também canta, mas não participou pelo motivo já citado) emocionou a maioria na sala com sua vibe mais intimista.
Nas fileiras do fundo da sala, fãs já dançavam desde o início do filme, mas foi “Shalala”, música principal do álbum de debut solo do líder Taeyong, que fez a plateia até nas fileiras da frente dançar. Ninguém resiste a uma “macarena”!
Ao início de “Broken Melodies” do NCT DREAM a platéia grita “a música do Brasil” de forma tão espontânea e sincronizada que eu nunca vou esquecer. A música é chamada assim porque durante a turnê latino americana da unit, ela foi cantada apenas no Brasil. Mark, Renjun, Jeno, Haechan, Jaemin, Chenle e Jisung não resistiram aos NCTzens brasileiros que no dia 04 de julho pediam demais por “Broken Melodies”, música recém lançada e que não estava inclusa na setlist, a cantando alto nos intervalos do show no Vibra São Paulo. Durante um dos últimos discursos, Haechan contou que do camarim ouvia os fãs cantando, então puxou a música numa versão acapella que os demais membros e NCTzen acompanharam. Momento único e inesquecível para os brasileiros.
“Kick It” e “2 Baddies” do NCT 127 trouxeram a vívida sensação de estar de volta ao Vibra. Nosso famoso coro brasileiro da introdução de “Kick It” (“cucucu paupau”) e a capacidade totalmente brasileira de cantar “nana nananana 2 Baddies 2 Baddies 1 Porsche” em um só fôlego foi muito nostálgico. Em uma de suas falas durante o show, Doyoung pede para o público em Incheon cantar as músicas junto com eles (não apenas o “fanchant”). Nesse momento a plateia da sessão do cinema comentou: “só no Brasil”, “o efeito Brasil”. Devido ao idol ter comentado após os shows no Brasil que ficou muito feliz do público brasileiro cantar as músicas do início ao fim com eles e que queria que fosse sempre assim nos shows do NCT.
Outras músicas muito queridas do fandom e que mantiveram a energia em alta no cinema foram “ISTJ” do NCT DREAM, “PADO”, “Baggy Jeans”, “Universe (Let’s play ball)” e “BOSS” em formações especiais da unit rotativa NCT U. As músicas de encerramento foram “Beautiful” lançada na era NCT 2021 e “Golden Age” da era NCT 2023, na edição tivemos falas de carinho e amor de alguns membros para NCTzen, não tendo “Beautiful” completa e também não tendo falas de todos os Neos.
“NCT NATION: To The World in cinemas” foi um projeto muito positivo no que diz respeito à divulgação global e conexão com fãs de diversos países. NCT conseguiu chegar dessa forma até países e cidades onde não estiveram de forma presencial ainda, mas o filme, no que diz respeito à produção e direção termina deixando visível algumas lacunas e desagradando os fãs. São elas, corte de músicas importantes que foram apresentadas no show de 4 horas em Incheon como “The 7th Sense”, música de debut do grupo (formação NCT U com Taeyong, Doyoung, Jaehyun, Ten e Mark), e “Perfume” da unit NCT DOJAEJUNG (formada por Doyoung, Jaehyun e Jungwoo) que não teve nenhum tempo de tela. Taeil, membro mais velho e um dos principais vocalistas do grupo, fez muita falta durante as performances e discursos, NCTzens ficaram desolados em não ter o membro participando do show, mas seu afastamento é compreensível visto que a saúde dele deve sempre ser prioridade. O que deixou o fandom decepcionado foi a produção não ter incluído o nome de Taeil nos créditos do filme, uma vez que sua voz é usada durante as performances.
Ao longo do filme e na saída do cinema os comentários não eram tão positivos em relação à animação que passa em alguns momentos do filme, como talvez a produção achou que seria. Narrando a história de NCTzen, a animação mostra desde a adolescência cheia de momentos bons e tristes onde fãs encontram apoio no NCT até a vida adulta, quando enfrentando desafios e dificuldades fãs podem acabar se afastando do grupo, finalizando com uma cena alegre de NCTzen se reaproximando dos Neos ao lembrar deles. A reação do fandom, levando em consideração comentários nas redes sociais e na sessão do cinema, foi de achar a animação desnecessária e que teria os agradado mais se o tempo fosse utilizado para mostrar mais performances e mais falas dos membros incluindo bastidores.
A experiência de estar numa sala de cinema, cheia de NCTzens compartilhando o mesmo amor pelos membros, assistindo as performances incríveis e belíssimas do NCT foi algo muito significativo para o fandom. Muitas pessoas aqui no Brasil ainda não tiveram a oportunidade de ir a um show do grupo e estavam ali realizando uma parte de seu sonho, se sentindo próximas dos Neos. Mesmo com os pontos negativos em relação a produção e direção, o sentimento final é de estarmos ainda mais próximos do NCT.