Entrevista: Carol Steinert
O artista tirou alguns minutos para conversar com a HIT! sobre seu novo single “X.O.X”:
Começamos a entrevista com um ice-breaker para que ele ficasse mais à vontade:
HIT!: Qual a sua música favorita de todos os tempos?
Moon Jong Up: Não consigo pensar em apenas uma favorita nesse momento, mas acho que poderia dizer ‘’This Christmas’’ do Chris Brown, talvez?
HIT!: E o seu filme favorito?
Moon Jong Up: Esse eu sei melhor e é Forrest Gump! Acho que é um filme muito sensível e eu gosto de ver a inocência do personagem e como isso vai sendo evoluído conforme o filme acontece. É um filme que realmente me faz pensar. Eu lembro que começa com uma pena voando no vento, e isso é uma simbologia da passagem da inocência, e isso é mostrado com os personagens. É incrível.
HIT!: Uma palavra para agora?
Moon Jong Up: Agora seria kimchi…(risos) Não faço ideia do motivo, mas foi o que apareceu na minha cabeça…
HIT!: Eu ia perguntar uma comida, mas acho que você já respondeu, então você previu (risos). Então… Algo que você não pode viver sem?
Moon Jong Up: Acho que seria sem meu celular…
HIT!: Bom, agora vamos às perguntas! Os fãs estão realmente animados com o seu segundo mini-álbum ‘’SOME’’. Você pode nos explicar um pouco sobre o conceito e qual foi sua parte favorita das gravações?
Moon Jong Up: Como você disse, Carol, muitos fãs estavam esperando… E por isso eu queria fazer um bom trabalho com esse álbum. Então eu pensei muito sobre isso. Tentei incorporar ideias diferentes que estavam vindo até mim, assim como unir as ideias de outras pessoas sobre o que esse álbum deveria ser. E ainda sim queríamos que tivesse um apelo ao mainstream, para que os fãs pudessem aproveitar ao máximo. Então gravamos inúmeras vezes, muitas vezes mesmo… Por exemplo, X.O.X, eu gravei várias vezes até que tivesse o sentimento que eu queria. E essa foi a minha primeira vez gravando uma música em inglês, então isso também me fez regravar algumas vezes…
HIT!: Seu novo álbum tem duas versões ‘’Mare’’ e ‘’Highland.’’ Qual é a maior diferença entre eles? Qual te representa melhor?
Moon Jong Up: Então, Mare é tipo o lado escuro da Lua, então tomou um tempo para se descobrir o que era Mare, e Highland é tipo o lado claro e aberto de todos. Todos temos essa dualidade… Mas se eu tivesse que escolher um que me representasse melhor, eu diria mesmo que seria o Mare.
HIT!: Você debutou em 2012 e faz mais de 10 anos que você está na indústria. O que você acha que mudou desde o seu debut?
Moon Jong Up: Bom, antes eu era apenas um integrante do B.A.P, eu era tipo… O JongUp do B.A.P. E eu acho que eu realizei o que me era proposto naquela época, eu aprendi a como ser o main dancer, como me apresentar daquela forma… E mesmo no grupo, eu queria ser reconhecido como O dançarino. Eu queria que pensassem que ninguém poderia mexer com o B.A.P. Então agora eu estou na caminhada de tentar me entender como artista e achar a minha própria identidade.
HIT!: Na sua discografia você tem feats com artistas incríveis como você, como Yongguk, Sujin, EK, VIINI, etc. Qual dessas collabs foi a sua favorita e se pudesse ter outra, com quem seria?
Moon Jong Up: Sempre teve uma coisa que eu queria fazer como artista solo, que é colaborar com uma artista feminina. Não apenas falando de música, mas a performance que poderia ser feita junto… Sempre quis fazer algo assim. Eu penso em muitas artistas, mas pensando agora seria a Natty do Kiss Of Life.
HIT!: Você pode falar um pouco sobre a sua experiência no Peak Time em duas palavras?
Moon Jong Up: A primeira seria ‘’Um grande sucesso’’, porque por exemplo… Antes do show, eu nem tinha mais alguém cuidando da minha carreira naquela época, então eu apenas queria mostrar o meu valor. Então queria que me viessem e que quisessem trabalhar comigo e isso realmente aconteceu, então agora estou aqui com um time novamente e um álbum. Então pra mim isso foi um sucesso.
A segunda palavra seria ‘’amarudecimento’’. Porque você percebe que de muitas formas, você não está sozinho. Você não consegue fazer as coisas sozinho. Você precisa colaborar e trabalhar com outras pessoas em prol de um objetivo. Ser modesto, e entender os seus limites como pessoa e artista. Até mesmo fazendo esse álbum, ele é um esforço coletivo. E é ver também que tive muitas oportunidades… Até porque tem muitas pessoas com o sonho de serem idols, que tentam muito, e eu tive uma oportunidade novamente. Então essas coisas realmente me fizeram amadurecer os meus sonhos.
Durante a entrevista, o meu cachorro estava fazendo barulho para subir no meu colo, então pedi desculpas para poder pegá-lo. O JongUp sorriu bastante e falou que ele não se importa, que na verdade gosta do som do cachorro, e quando o viu no colo, disse que pelo som, achava que ele era maior.
HIT!: E não temos dúvidas de que você é um performer incrível. Tem algum outro estilo de dança que você gostaria de tentar?
Moon Jong Up: (risos) Quero testar mais street, trazer o hip hop, popping, e realmente misturar com o estilo que tenho hoje em dia.
HIT!: Então sem samba? (risos)
Moon Jong Up: (risos) Claro, com certeza o samba também!
HIT!: E o seu primeiro solo com Try My Luck foi inesquecível. Você ainda se lembra como se sentiu promovendo essa música pela primeira vez?
Moon Jong Up: Eu acho que me preocupei muito com o meu aspecto visual… Então pensei muito em como seria a performance, as cores, a vibe, e ainda sim tentar incorporar meu estilo próprio.
HIT!: Os brasileiros realmente te amam! Pode mandar uma mensagem para eles?
Moon Jong Up: Quando estou em live no Instagram, eu sempre vejo muitos fãs brasileiros nos comentários… Eu realmente sou muito grato por isso. Então com esse álbum novo, talvez seja algo que vai me fazer voltar para o Brasil novamente. Me aguardem, pois trarei muitas performances incríveis! Eu amo vocês! Obrigado!
Siga o Moon Jong Up nas redes sociais
Instagram: @moonjongyeup
Twitter: @jongup_official
TikTok: @moonjongup

