HIT!News, K-pop

“MEXE” é considerada um dos grandes acontecimentos do K-Pop em 2025 pela Clash Magazine

A revista Clash Magazine selecionou os 15 principais acontecimentos de 2025. Quem recebeu um espaço consolidado na lista foi a drag queen brasileira Pabllo Vittar, ao lado do NMIXX. “MEXE” ocupa a 11ª posição. 

A faixa é a primeira colaboração entre um artista de K-Pop e uma drag queen musicalmente. Por esse feito, a revista descreve o NMIXX como “vanguardistas da indústria”. Leia a tradução do que disse a Clash:

Em agosto, o grupo feminino NMIXX uniu forças com a drag queen brasileira Pabllo Vittar para lançar “MEXE“, uma colaboração inédita. MEXE“, que significa misturar ou movimentar em português, faz exatamente isso com os elementos de sua produção. A música combina letras em português e inglês, além de influências de hip-hop, trap e funk brasileiro. Tanto sonora quanto artisticamente, NMIXX e Vittar demonstram a mesma paixão, com o grupo contribuindo com seus vocais impecáveis ​​e presença carismática. Notavelmente, “MEXE” torna o NMIXX o primeiro grupo a colaborar musicalmente com uma drag queen, demonstrando seu compromisso contínuo em ser pioneiro na indústria.

Os artistas no resto da lista são WOODZ – “Smashing Concrete”, HONGJOONG (ATEEZ) – “NO1”, RIIZE – “Another Life”, NOWZ – “Problem Child”, Chaeyoung (TWICE) – “RIBBONS”, KATSEYE – “Gnarly”, ifeye – “r u ok?”, XDINARY HEROES – “FiRE (My Sweet Misery)”, JUSTB – “CHEST”, TAEMIN – “Veil”, YEJI – “Air”, HAECHAN – “ADRENALINE”, TWICE – “THIS IS FOR” e XLOV – “1&Only”. O XLOV levou a coroa pelo desafio às barreiras de gênero. 

Para a revista, os integrantes do quarteto são os “primeiros de seu tipo, o único grupo a alcançar o que eles alcançaram”. Veja o trecho completo:

O XLOV teve um ano de 2025 monumental como grupo novato, especialmente considerando as dificuldades que enfrentou desde a estreia. O quarteto não só vem de uma pequena empresa, como também entrou na cena do K-pop promovendo com um conceito sem gênero definido, algo que se provou uma expressão autêntica dos sentimentos dos membros, e não apenas uma performance. Eles ultrapassaram limites que poucos na indústria ousaram, desafiando corajosamente os papéis de gênero ao trilhar cuidadosamente a linha tênue entre o que é percebido como masculino e feminino.

A melodia Afrobeats de “1&Only” se mostra a tela perfeita para essa mensagem, com percussão constante acompanhada por sintetizadores envolventes e vocais sensuais. O grupo participa ativamente de todo o processo criativo, com a líder Wumuti assumindo o comando. Cada membro explora seus pontos fortes — lindamente exemplificado por Rui, que foi treinada em dança tradicional chinesa e executa graciosamente um passo de frente na coreografia. ‘1&Only‘, tanto sonora quanto conceitualmente, é uma manifestação impecável das conquistas do grupo até o momento: eles são verdadeiramente os primeiros de seu tipo, o único grupo a alcançar o que eles alcançaram.

Mais reconhecimento

MEXE” recebeu também destaque na lista da Genius Korea, o site de letras de músicas que, ao final do ano, compila as faixas mais acessadas pelo público. Aqui, NMIXX e Pabllo ocupam a posição 19 de 20. 

Fonte: (1), (2)

Sobre o autor

Jornalista pela Universidade de Brasília (UnB). Ama escrever sobre música, livros e cultura digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *