Release

Kimchi no mercado brasileiro: aT Center São Paulo promove Projeto Global de Marketing de Kimchi em parceria com a FGV EAE SP

Em busca de fortalecer a presença do Kimchi no mercado brasileiro, a Korea Agro-Fisheries & Food Trade Corporation (aT) se uniu à Escola de Administração da FGV São Paulo e realizou na última quarta-feira (22), o “Kimchi Marketing Challenge” – um evento de desafios de marketing para o prato sul-coreano.

“Embora o kimchi tenha começado a ser importado oficialmente para o Brasil em 2023, o produto ainda se encontra em uma fase inicial de mercado devido à baixa familiaridade dos consumidores locais. Como a cultura alimentar no Brasil é muito diferente, julgamos essencial desenvolver uma estratégia de adaptação local e, por isso, decidimos colaborar com a FGV”, disse Yousun Jung, chefe do aT Center em São Paulo.

O concurso teve a participação de seis grupos de estudantes, no qual todos tiveram a oportunidade de preparar o prato pessoalmente, estudar estratégias e propor um novo olhar para o prato coreano mediante o cenário brasileiro. Muitos participantes não haviam provado kimchi antes, o que foi um verdadeiro desafio. 

A mesa de jurados contou com a presença de Yousun Jung, diretora da aT Center São Paulo; Mônica Ha, diretora da empresa importadora de alimentos coreanos Mercearia O&G Ltda.; Priscila Pastre, crítica gastronômica do jornal Folha de S. Paulo; e Bruno Kim, presidente da Associação Coreana. 

Para quem não conhece, o que é Kimchi?

O kimchi é uma tradicional conserva coreana feita com vegetais fermentados, especialmente a acelga. Presente em praticamente todas as produções cinematográficas da Coreia do Sul, o prato é um símbolo da culinária local. Embora geralmente seja servido como acompanhamento, o kimchi também pode ser utilizado no preparo de sopas, ensopados e outros pratos típicos.

Os ingredientes variam entre acelga (ou outros vegetais), sal, pimenta em pó, alho, gengibre e pasta de peixe ou outros ingredientes para dar um sabor extra. É um prato apimentado, salgado e levemente ácido, vendido em potes de conservação. Como brasileiros não são acostumados a pratos apimentados, há uma dificuldade de consumo do produto nos mercados locais. 

Os vencedores

O primeiro lugar pertenceu ao grupo “The Living Jar”, que adotou a abordagem “Aprecie uma boa comida”, com o objetivo de atingir a elite saudável brasileira. O grupo enfatizou o bem-estar intestinal e a vitalidade da pele.

“Trabalhamos muito neste projeto e estamos orgulhosos do resultado. Pensamos sobre as origens do kimchi e como ele seria percebido no Brasil. Acreditamos que entender o paladar brasileiro foi o ponto-chave do nosso sucesso”, declarou o grupo ao receber o prêmio. 

O segundo lugar pertenceu ao grupo “KIMCHILLI”, que apostou em uma proposta que inclui o kimchi no churrasco brasileiro. 

Por último, o terceiro lugar foi da equipe “Kimchi Vita”, que apresentou o kimchi a um  estilo de vida premium e bem-estar.

Segundo o professor da FGV e coorganizador do evento, Umesh, o concurso é um grande avanço para o aumento da visibilidade no prato nos mercados brasileiros. “Acredito que esta competição ajudará a aumentar o reconhecimento da cultura coreana e a estimular o consumo de alimentos coreanos no mercado brasileiro. Também informamos os alunos sobre o ‘Dia Oficial do Kimchi na cidade de São Paulo’ (22 de novembro).”

A aT Center São Paulo afirmou que pretende utilizar os insights do concurso em suas futuras abordagens de marketing no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *