HIT!News, K-pop

Kang Daniel vence ação criminal contra youtuber ‘Sojang’ e agência anuncia processo civil

Hoje (11),  a agência do solista Kang Daniel, ARA, anunciou uma importante vitória na primeira ação criminal contra a YouTuberSojang“, que espalhou falsos rumores e difamou o artista. 

Depois de dois anos de investigação e batalhas legais, o tribunal condenou “Sojang” a uma multa de 10 milhões de won (aproximadamente R$ 42 mil), valor três vezes maior que a recomendação do Ministério Público.

Mesmo com essa vitória, a ARA informou que seguirá com um processo civil de 100 milhões de won (aproximadamente R$ 421 mil), enfatizando que este é o “mínimo necessário para prevenir novas vítimas e garantir que incidentes como esse não se repitam“. 

A agência também destacou a importância de responsabilizar legalmente aqueles que lucram com a difamação maliciosa, uma vez que os danos emocionais são profundos e duradouros.

“Continuaremos fazendo o possível para proteger os direitos de nosso artista e seus fãs, sem acordos”, afirmou.

Leia o comunicado oficial da empresa:

“Olá, aqui é a ARA.

Gostaríamos de atualizar vocês sobre os processos legais envolvendo o nosso artista.

Em julho de 2022, Kang Daniel e o escritório de advocacia Ryu entraram com uma queixa criminal contra “Sojang” por espalhar informações falsas e rumores maliciosos que difamaram gravemente o nosso artista. Hoje (11 de setembro), vencemos o primeiro julgamento.

Embora este resultado fosse esperado, os dois anos até o veredito do primeiro julgamento foram uma provação indescritível tanto para o artista quanto para seus fãs.

Inicialmente, registramos a queixa na Delegacia de Seocho, mas a investigação foi interrompida pois a identidade do perpetrador não foi confirmada. Após a identidade ser estabelecida, solicitamos a retomada da investigação em julho de 2023. O Ministério Público do Distrito Central de Seul, então, entrou com uma acusação sumária, com multa de 3 milhões de won. No entanto, solicitamos fortemente um julgamento formal, levando “Sojang” ao tribunal e, finalmente, revelando sua identidade. O tribunal levou o caso muito a sério, aplicando uma multa de 10 milhões de won, mais de três vezes a recomendação do Ministério Público.

Independentemente de o réu apelar, entraremos com uma ação civil de 100 milhões de won, separada do processo criminal. Esta é a defesa mínima para evitar mais vítimas inocentes e garantir que tais incidentes não se repitam. Acreditamos que a difamação maliciosa e o lucro através dessas ações devem ser punidos com responsabilidade civil e criminal, pois deixam feridas profundas que não se curam facilmente, mesmo após a conclusão de todos os procedimentos judiciais.

Continuaremos a fazer o possível para proteger os direitos de nosso artista e de seus fãs. Pretendemos tomar todas as medidas legais possíveis, sem acordos, em casos semelhantes.

Obrigado.”


Fonte: (1)

Sobre o autor

Jornalista, ARMY, PLLI, torcedora fanática da T1, apaixonada por cultura asiática e e-Sports.

Contato e sugestão de pautas: isabellalcbv@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *