HIT!News, K-pop

JYP se pronuncia sobre vídeos explícitos com montagens falsas envolvendo seus artistas

Nesta sexta (30), a JYP Entertainment veio a público revelar que está ciente e tomará medidas legais sobre os vídeos de “deepfake” envolvendo seus artistas. Neste caso, a técnica usa Inteligência Artificial para gerar vídeos pornográficos falsos com os rostos dos idols.

O comunicado foi feito na página oficial do TWICE no aplicativo FANS. A empresa diz que já está no processo de coletar evidências para punir os autores severamente:

“Queremos deixar claro que não ficaremos quietos enquanto o direito de nossos artistas são violados e tomaremos atitudes decisivas para resolver essa questão na medida do possível”, afirma.

Leia o comunicado na íntegra a seguir:

Olá, aqui é a JYP Entertainment.

Estamos extremamente preocupados com a recente disseminação de vídeos de deepfake (gerados por Inteligência Artificial) envolvendo nossos artistas.

Esta é uma violação descarada da lei, e estamos no processo de coletar toda evidência relevante para buscar a medida legal mais forte junto a um escritório de advogacia, sem clemência.

Queremos deixar claro que não ficaremos quietos enquanto o direito de nossos artistas são violados e tomaremos atitudes decisivas para resolver essa questão na medida do possível.

Obrigado (a). “

Atualmente, a Coreia do Sul tem vivenciado um verdadeiro surto de deepfake. Na última quarta (28), autoridades do país requisitaram ao Telegram uma atitude em relação a propagação desse tipo de material, que é muito comum no aplicativo.

O crime sexual digital também registrou um aumento significativo durante os anos. Em 2021, foram 156 casos e em 2024, até agora, esse número foi para 297.

Ainda segundo a polícia sul-coreana, os autores são na maioria adolescentes e os alvos são geralmente as mulheres.

Fonte: (1), (2)

Sobre o autor

Jornalista brasileira explorando o mundo da música, arte, cultura pop e tudo relacionado a K-culture. 📩 Pautas/Suggestion: virginia.bsoliveira@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *