Entrevista: Time HIT!
Responsável: Camila Corrêa
Tradução: Vitória A. Ferreira e Júlia Yasmin
HIT: Seu novo álbum parece ter uma vibe completamente diferente de tudo que você já lançou. O que podemos esperar?
LIM JIMIN: Desde nosso debut, nós topamos diferentes desafios com todos os álbuns para revelar nossa nova música e nova aparência. Vocês vão notar que este álbum traz uma performance, música e atmosfera que nunca mostramos antes. Este álbum se destaca porque ele apresenta três músicas escritas pelos nossos membros, dando um gostinho do tipo de música que somos apaixonados.
DY: Na faixa-título, “MEDUSA”, vocês vão experienciar um som que nunca havíamos explorado antes.
HIT: A flor de camélia parece ser bem importante neste novo álbum, mesmo sendo o título de uma de suas músicas. O que isso significa para você?
DY: Enquanto estava escrevendo a música, eu senti que as emoções e os sentimentos sazonais da música estavam alinhados com a camélia, por isso escolhi o título em inglês “Camellia”.
HIT: No KCON LA 2023 vocês fizeram uma apresentação acústica. A versão em inglês de uma música não lançada “Coming Home”. É uma música muito emocionante. Como foi cantá-la pela primeira vez? E qual seu trecho favorito nesta música?
Bain: Naquele momento, a música não tinha sido lançada ainda, e estávamos animados em debutá-la no palco da KCON LA 2023. Tive uma participação na composição da música, e é uma faixa que todos os membros têm um grande carinho. Apresentá-la em inglês pela primeira vez trouxe muito nervosismo no palco, mas a resposta animada dos fãs nos deixou muito felizes. Apesar de amar todas as partes dela, minha parte favorita que é a que canto no final: “You all know I’m coming home Coming home” [Todos vocês sabem/Estou indo para casa/Indo para casa], é minha parte preferida porque acho que captura todas as emoções que a música tenta passar.
HIT: O MVs da trilogia RAGE estão conectadas e formam uma história. Podemos esperar que MV para este comeback seja uma continuação de “ME=”?
GEONU: Claro! Fiquem atentos aos elementos do MV “MEDUSA” que se conectam ao MV anterior, “ME=(NANEUN)”.
HIT: Vocês tem feito muitas divulgações internacionalmente. Estiveram na Turquia, Estados Unidos, Canadá e Japão. Como vocês se sentem vendo os fãs em diferentes partes do mundo?
JM: Quando debutamos, as interações com os fãs estrangeiros eram limitadas por eventos de chamadas de vídeo. Mas desde o ano passado, tivemos o prazer de encontrá-los pessoalmente, e está sendo incrivelmente animador e emocionante. Os gritos e as vibrações dos ONLY Bs estrangeiros são extraordinariamente animadores e nos ajudaram a criar muitas memórias felizes. No futuro, adoraríamos conhecer mais fãs ao redor do mundo, e o Brasil com certeza está no nosso radar.
HIT: Em alguns eventos, vocês apresentam covers de outros artistas, como “Butter” (BTS), “Good Boy Gone Bad (TOMORROW X TOGETHER) e “LONG TIME NO SEE” (iKON). Se pudessem escolher uma música do JUST B para os grupos mais novos fazerem cover, qual seria?
SANGWOO: Acho que adoraria que fizessem cover da nossa nova música “MEDUSA”, já que ela incorpora tanto intensidade quanto carisma.
HIT: Vocês participaram do Otakon nos Estados Unidos este ano, e tiveram a oportunidade de fazer um workshop de dança no qual vários ONLY Bs puderam participar. Como foi essa experiência para vocês? E o que vocês consideraram na hora de decidir qual coreografia ensinar?
DY: Acreditamos que “ME(NANEUM)” era uma música divertida e acessível para os fãs aprenderem, apesar das habilidades de dança deles, então escolhemos esta para o workshop de dança. Esse contato próximo e pessoal com os fãs, ensiná-los passos e nos conectarmos com eles através da dança ao invés de palavras, foi uma experiência incrível.
HIT: Se vocês pudessem ver através dos olhos dos ONLY B, o que acham que veriam?
JM: O amor deles por mim? Meus fãs estão fazendo um trabalho incrível expressando seu amor, mas eu estou curioso para ver e experimentar o que os faz me adorar tanto, da perspectiva dos ONLY B. Eu gostaria de apreciar a oportunidade de me ver de um ponto de vista mais objetivo, para avaliar se estou me saindo bem. Acho que isso me motivaria a continuar crescendo.
HIT: Recentemente vocês completaram dois anos como um grupo. O que vocês sentem que mudou do dia do debut até agora?
GEONU: Os seis membros do JUST B definitivamente se tornaram mais unidos e cheios de paixão. Nos últimos anos, nós discutimos sobre música com mais profundidade e seriedade. Isso deixou nossos objetivos em comum bem claros, como resultado, estamos ainda mais apaixonados por perseguir esses objetivos juntos.
SANGWOO: Eu pessoalmente acredito que amadureci bastante. Na época do nosso debut, eu era o mais novo e mais imaturo que os outros membros e o DY. Porém, depois de dois anos juntos, eu aprendi muito com eles e acho que cresci e amadureci à medida em que aprofundei meus pensamentos. É tudo graças aos membros
HIT: Como vocês descreveriam a essência e o conceito por trás do novo álbum?
LIM JIMIN: No nosso terceiro mini-álbum, “[= (NEUN)]”, nós transmitimos uma mensagem de igualdade através do “=” (sinal de igualdade). Dessa vez, nosso quarto mini-álbum, “[÷ (NANUGI)]”. traz a mensagem de que o início de uma nova mudança está nos “nossos pequenos atos de compartilhamento” e que “nossos pequenos atos de compartilhamento podem trazer felicidade e esperança para alguém”. Nosso objetivo era narrar histórias mais relacionáveis e realistas, com as quais pudéssemos nos conectar pessoalmente. Nos esforçamos para transmitir essas mensagens através do videoclipe, da música em si e até da capa do álbum.
HIT: Qual faixa do novo álbum é a favorita de cada integrante e por quê?
LIM JIMIN: Eu pessoalmente gosto de “Coming Home”. Não só foi co-escrita pelo Bain, mas também incorpora uma guitarra e uma melodia que eu adoro. É por isso que eu queria assumir um papel maior cantando essa música.
GEONU: “Youth” é a minha favorita. Sempre que escuto essa música, sua melodia melancólica e a letra repleta de emoções tocam meu coração, provocando uma sensação de ternura e uma apreciação profunda pela juventude. É uma das minhas músicas favoritas do álbum.
BAIN: É a versão acústica em inglês de “Coming Home”. Os membros acertaram em cheio na gravação dessa música, e quando eu a escuto agora, fico grato pelo trabalho incrível que eles fizeram. Estamos animados para que nossos fãs globais aproveitem a versão acústica em inglês de “Coming Home”, já que é nossa primeira música em inglês.
JM: A minha é “Paper Plan”! É uma música muito refrescante e legal. O som retrô faz ela ser perfeita para uma viagem.
DY: Eu gosto mais de “Youth”. Eu queria trazer uma música animada para os ONLY B, estou emocionado que nós conseguimos isso com este álbum. Espero que os ONLY B se divirtam ainda mais assistindo às apresentações. Nosso objetivo era capturar a felicidade e a essência da juventude da vida cotidiana de uma maneira empolgante e nostálgica, então espero que vocês gostem.
SANGWOO: É “MEDUSA”. Eu senti que essa foi a primeira música onde pudemos revelar o lado do JUST B que queríamos compartilhar e expressar para nossos fãs e para o público.
HIT: O quarto mini-álbum é aguardado pelos fãs há muito tempo e está mais perto do que nunca de ser lançado. Quais são suas expectativas para esse comeback?
GEONU: Nós temos um carinho enorme pela faixa-título, “MEDUSA”, e esperamos genuinamente que mais pessoas a escutem e assistam nossa performance ao menos uma vez. Estaremos colocando toda a nossa energia e paixão em cada apresentação, dando o nosso melhor. Então fiquem ligados!
JM: Eu gostaria que tivéssemos mais oportunidades de nos conectar com nossos fãs. Estamos planejando nos encontrar ativamente com nossos fãs, tanto na Coreia quanto no exterior, então, por favor, nos esperem!
HIT: Vocês parecem realmente gostar de gravar trends e vídeos curtos para os ONLY Bs. Tem algum em particular que vocês consideram que foi mais divertido de filmar?
BAIN: Os vídeos de “I’ll be missing you” são os mais divertidos. Inicialmente nós filmamos na Turquia e compartilhamos sempre que estamos viajando para o exterior. No Canadá, nós filmamos com as Cataratas do Niágara de fundo, em Washington, D.C., nós filmamos com o Monumento de Washington de imagem de fundo. Queríamos compartilhar nossas preciosas memórias em cada país com ONLY Bs. Assim como o título sugere, “I’ll be missing you” é como nos sentimos enquanto gostamos de filmar esses curtas.
HIT: Quem é o mais romântico do JUST B? E o menos romântico?
JM: Acho que o mais romântico é o Bain. Ele não se importa de falar palavras que alguns podem achar um pouco constrangedoras.
BAIN: Eu costumo fazer isso pois tento ser honesto ao expressar meus sentimentos. o membro menos romântico é o… Sangwoo? Sangwoo é tímido e se sente estranho quando se trata de expressar suas emoções. Ele definitivamente sente muito amor por nós, mas nem sempre é o melhor em expressar isso verbalmente. Mesmo assim, aconteceu uma melhoria recentemente.
HIT: Vocês podem mandar uma mensagem para os ONLY Bs brasileiros?
LIM JIMIN: O amor e apoio que recebemos do Brasil sempre ocuparam um lugar especial em nossos corações. Prometemos que vamos retribuir todo o amor! Enquanto isso, por favor, esperem um pouco mais e encham nosso novo álbum e faixa-título “MEDUSA” com seu apoio e amor. Te amo!