Cobertura, K-pop, Matérias

IVE se rende ao carinho dos brasileiros — Cobertura “SHOW WHAT I HAVE”

Design: Darlís Santos

O título desta matéria poderia facilmente ser “IVE vem ao Brasil para assistir ao show dos DIVEs brasileiros”.

E quem esteve no Espaço Unimed, palco da turnê SHOW WHAT I HAVE, pode assegurar que essas palavras não são minhas, mas das integrantes do grupo.

O sexteto se apresentou pela primeira vez no Brasil em meio a uma calorosa recepção do público que, mesmo antes do show começar, já mostrava que nossa fama internacional de fãs apaixonados não é brincadeira.

Enquanto aguardavam o início do espetáculo, os DIVEs cantaram absolutamente todas as músicas do grupo que eram tocadas no espaço. Era um show a parte fornecido pela plateia que encheu o local, cuja capacidade máxima chega a oito mil pessoas.

A expectativa logo deu espaço para o animação pois, pontualmente às 20:00, o show começou.

ABERTURA

O espetáculo começou com a aclamada “I AM”, faixa-título do primeiro full álbum do grupo, “I’ve IVE”. E não havia jeito melhor de começar do que com essa música. A energia e a animação do público, junto com a batida da canção, formaram um só coro com as integrantes.

Seguindo o set, pudemos curtir “ROYAL (rock version)” e “Blue Blood”. Ambas causaram um enorme impacto no público devido aos movimentos super coordenados e vozes completamente afinadas.

Falando em impacto, é necessário abrir um espaço aqui para dizer o quão profissionais e talentosas as idols são. Elas cantaram todas as músicas ao vivo e em momento algum demonstraram estar cansadas.

Fechando o set, as idols fizeram uma pausa para se apresentar e conversar com o público. Em meio ao bate-papo, elas comentaram sobre este ser o primeiro show no Brasil e de como ficaram encantadas com os DIVEs cantando com elas.

Seguindo o show, Wonyoung pediu ao público que continuasse animado pois a próxima música havia sido escrita por ela.

“Blue Heart” é uma canção sobre os idols, em especial as mulheres, que devem permanecer frias e inexpressivas diante dos ataques que recebem de algumas pessoas. Uma canção tão forte como essa, escrita por uma das membros do grupo, só reitera a importância desta apresentação. Felizmente o IVE pode contar com os DIVEs, que fizeram questão de acompanhá-las do início ao fim.

Continuando, tivemos uma explosão de carinho e fofura com a faixa “Cherish”, onde as membros interagiram bastante com as câmeras e com o público. Por fim, a inigualável “ELEVEN”, faixa responsável por levar o grupo ao topo das paradas musicais coreanas já no debut, no final de 2021.

Apesar de curta, a história do grupo é repleta de vitórias e conquistas. Uma semana após seu lançamento, “ELEVEN” recebeu a 1st Win no “Show Champion”, programa da emissora MBC, dando ao grupo o recorde de conquista mais rápida do prêmio por um girlgroup.

Aos gritos de “IVE, eu te amo”, o grupo voltou ao palco após uma rápida troca de figurino.

Em uma apresentação mais tranquila, usando microfones de mão, as meninas esbanjaram talento ao som de “Shine With Me”, música dedicada ao fandom que, mais uma vez, não decepcionou.

Durante a apresentação, as membros Liz e Yujin tiveram problemas com seus pontos (usados para acompanhar a melodia) e precisaram removê-lo, cantando parte da canção sem ouvi-la. Mais tarde soubemos, pela própria Liz, que os DIVEs cantaram tão alto que ela teve dificuldades em escutar o retorno e por isso decidiu removê-lo.

Terminada a canção, metade do grupo voltou para os bastidores, para trocar de microfone, enquanto Rei, Gaeul e Wonyoung ficaram no palco para interagir com o público. Durante a conversa, as idols arriscaram expressões em português e voltaram a rasgar elogios à plateia.

Wonyoung comentou sobre esta ter sido a primeira apresentação de “Blue Heart” no país e de como a recepção do público a deixou feliz. A fala foi recebida com ainda mais gritos da plateia. Animada, a idol respondeu com “tinha que ser mesmo o Brasil”, elevando ainda mais o volume do público.

Toda a energia dos DIVEs contagiou as artistas que, fugindo um pouco do protocolo, decidiram se aproximar ainda mais da plateia para interagir. Elas desafiaram o público a fazer uma onda, levantando os braços, e gastaram todo seu conhecimento de português ao falarem “te amo, Brasil”, “amo vocês” e “DIVE, gritem”. 

O público já estava super empolgado quando Wonyoung comentou sobre como havíamos acompanhado o grupo durante a abertura com “I AM”. Em um desafio, que suponho ter sido improvisado, as idols cantaram um trecho da música que logo foi acompanhado pelo público, ambos os atos acappella. Isso surpreendeu as idols, que comentaram sobre o calor do povo brasileiro, enquanto as membros Yujin, Leeseo e Liz voltavam para o palco.

Trocando de lugar com as companheiras, Liz deu sequência à interação deixando claro que estava sentindo o calor do público. Leeseo completou a fala comentando que “[fazia] mais calor do que em qualquer lugar do mundo”. Isso deixou a plateia em polvorosa. Yujin respondeu à reação do público com “vocês são demais”.

Após o retorno das membros restantes, o show continuou ao som de “Lips”, “Mine” e “Off The Record”, momento em que não só o grupo, como o corpo de balé delas, brilhou.

Finalizadas as apresentações dessa parte, Leeseo e Yujin permaneceram no palco para anunciar o próximo set do show. Dentre os momentos compartilhados pelas idols, elas fizeram um challenge repleto de fofura da música “L O V E”, na voz de Michael Bublé.

Contentes com a recepção que estavam tendo, elas pediram bastante gritaria aos DIVEs durante as apresentações das units.

(Foto: Reprodução/Instagram @ivestarship)

UNIT 1 — REI E GAEUL

Com um cover de “7 Rings”, de Ariana Grande, Gaeul elevou ainda mais a temperatura dentro do local. Acompanhada das dançarinas, a idol fez uma bela e sensual apresentação que começou em cima de cadeiras e terminou com todas elas no chão.

Na sequência, o clima permaneceu nas alturas quando Rei surgiu fazendo um cover da música “Every Summertime”, de NIKI. A letra suave, mesclada à voz da idol, envolveu público e artista num ritmo apaixonante.

Finalizando a apresentação da unit, as meninas fizeram um cover de “Wannabe”, das Spice Girls. Sucesso do final dos anos 1990, a música levantou ainda mais o público mais velho, em especial as mães e os pais que estavam acompanhando suas crianças.

UNIT 2 — WONYOUNG E LIZ

Em uma performance repleta de segurança e tranquilidade, Wonyoung e Liz deram ao público a oportunidade de ver toda a potência vocal das idols. Num cover de “Reality”, música de Vladimir Cosma e Richard Sanderson, fomos transportados a um mundo onde, parafraseando a música, “os sonhos são uma realidade”.

Tanto a postura das idols, quanto suas vozes, transformaram aquele momento do espetáculo num conto de fadas em que nós, da plateia, pudemos ver nossos desejos se materializando bem diante dos nossos olhos.

UNIT 3 — LEESEO E YUJIN

Finalizando as apresentações das units, tivemos um show de carisma e presença de palco das membros Leeseo e Yujin. Líder e maknae do grupo interpretaram a música “Woman Like Me”, feat. do Little Mix e Nicki Minaj. Esbanjando poder e talento, as garotas cantaram e dançaram, arrancando gritos e aplausos da plateia, em especial durante o break dance.

Coragem e determinação são necessárias para reinterpretar canções já tão consagradas e o IVE faz isso com a facilidade de quem tem plena consciência das suas capacidades. Mas elas vão além. Depositam tanta identidade nos covers que fica até difícil de lembrar das versões originais.

Apresentações assim qualquer pessoa pode se arriscar a fazer, mas só quem tem dedicação aos treinos e confiança em si é capaz de entregar com facilidade uma performance tão complexa.

NÓS AINDA TEMOS MUITO PARA MOSTRAR A VOCÊS

Após uma troca de roupas, o grupo voltou para apresentar uma faceta mais poderosa. O set iniciou com “섬찟 (Hypnosis)”, seguida por “Accendio”. Ambas as músicas causaram um impacto forte nos DIVEs brasileiros, que acompanharam em coro as performances.

Ao som de “IVE, eu te amo”, o grupo trouxe ao palco outra de suas mais famosas canções. Primeiro comeback da carreira, “LOVE DIVE”, fez o fandom ir à loucura. Além de cantar, o público dançou e interagiu com as artistas que responderam com animação ao carinho. 

“Kitsch” entrou na sequência, animando ainda mais o local. Em meio à felicidade e aos gritos da plateia, as artistas incentivaram que cantassemos o refrão. Grupo e fãs formavam, ali, uma só voz.

Antes de continuarem o show, as membros reafirmaram o quão emocionadas ficaram ao ver que os DIVEs brasileiros sabiam de cor as letras e que as vozes delas foram sobrepostas pela do público.

“Baddie” preparou a plateia que, logo em seguida, comemorou o ano novo fora de época ao som de “After LIKE”. Finalizando o set, 해야 (HEYA)” manteve o ritmo animado e contagiante até mesmo quando as membros anunciaram que o show estava perto do fim.

Enquanto o grupo fazia a última troca de roupas, o público participou de um challenge dançando os sucessos do IVE para as câmeras.

(Foto: Reprodução/Instagram @ivestarship)

AGRADECIMENTOS FINAIS

O encore começou com a faixa “OTT”, seguida por um longa e última mensagem de agradecimento das idols ao público.

Wonyoung comentou sobre terem visto os DIVEs dançando e, num tom humorado, disse ter se questionado de quem essas pessoas seriam fãs já que dançam tão bem. Após uma rápida pausa para a foto, uma a uma, as meninas foram se despedindo dos fãs.

REI

“Obrigada, São Paulo, por terem vindo aqui hoje. Queria muito ver vocês e ver que encheram esse espaço… cantando… estou muito emocionada. Eu vou gravar tudo nos meus olhos, deixar tudo gravado, voltar para a Coreia e guardar essa lembrança. E, depois, voltar aqui.”

GAEUL

“Esse show foi curto e não tem como a gente esquecer. Espero que vocês fiquem com uma boa lembrança. A gente tem fusos, cultura e idiomas diferentes mas, ainda assim, vocês dão tanto amor pra gente que eu fico grata. A gente conseguiu receber todo o amor de vocês. Está bem aqui guardadinho. Estou muito grata por hoje. Amo vocês (este final, em português).”

WONYOUNG

“Hoje eu realmente senti que foi uma apresentação cantada junto com os DIVEs. As protagonistas desse show não fomos só nós, foram vocês também. E eu senti mais uma vez que os DIVEs brasileiros são incríveis. Me veio esse pensamento de gratidão porque, mesmo de longe, vocês apoiam muito a gente. Assim como os DIVEs brasileiros pensam em nós, quando voltarmos [para a Coreia], vamos pensar em vocês. Por favor, nos esperem. Amo vocês (este final, em português).”

YUJIN

“Quero agradecer muito a presença de vocês. Eu realmente fiquei muito emocionada. Até as músicas cujas letras estão em coreano vocês sabem de cor. A gente sentiu, sim, que vocês amam muito a gente, então a gente vai sim voltar o mais rápido possível. Grita! (este final, em português).”

LESSEO

“DIVE, agradecemos muito pela presença de todos. E hoje chegamos a esse dia em que fizemos esse show aqui no Brasil. Poder fazer a turnê mundial, que eu tanto quis, me deixou muito feliz e contente. E, mais do que tudo, fiquei muito surpresa com a energia de vocês. A gente vai voltar. Sem falta. DIVE, amo vocês (este final, em português).”

LIZ

“Desde a abertura a gente conseguiu sentir todo esse calor maravilhoso dos DIVEs brasileiros. Sério! O que a gente pode fazer se vocês forem cantar mais alto do que a gente? Brincadeiras à parte, eu só queria dizer que essa energia é contagiante demais. Fiquei até pensando ‘como é que só agora a gente veio para o Brasil?’ E, olha, queremos voltar. Te amo, Brasil (este final, em português).”

Pouco antes de começar a última música, Wonyoung fez questão de agradecer aos staffs responsáveis por ajudar a montar o espetáculo. E, claro, aos DIVEs que, segundo ela, “deixaram o show mais perfeito”.

Aos gritos de “IVE, eu te amo”, o grupo se despediu do público enquanto cantava “All night”. Em meio às interações com público e com as dançarinas, o IVE encerrou aos poucos a apresentação após quase duas horas e meia.

SETLIST
I AM
ROYAL (rock version)
Blue Blood
Blue Heart
Cherish
ELEVEN
Shine With Me
Lips
Mine
Off The Record
Cover da Unit Gaeul e Rei: 7 Rings – Ariana Grande; Every Summertime – NIKI; e Wannabe – Spice Girls
Cover da Unit Liz e Wonyoung: Reality – Vladimir Cosma e Richard Sanderson
Cover da Unit Leeseo e Yujin: Woman Like Me – Little Mix feat. Nicki Minaj
섬찟 (Hypnosis)
Accendio
LOVE DIVE
Kitsch
Baddie
After LIKE
해야 (HEYA)
OTT
All Night (feat. Saweetie)

IVE 아이브 ‘Accendio’ MV (youtube.com)


Fontes: (1), (2), (3), (4)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *