HIT!Sound, K-pop, Matérias

HIT!Sound: WORK do ATEEZ é o hino dos que trabalham duro por seus sonhos!

Texto: Angélica Lhyra

Brasília, 28 de junho de 2024

Instrumento clássico de sopro com Trap e Amapiano? O ATEEZ consegue fazer dar certo! Carro-chefe da primeira parte do mini-álbum, GOLDEN HOUR: Part.1, o mais novo single do ATEEZ é uma combinação única e envolvente, que mistura características sonoras marcantes do Trap, em meio ao Hip-Hop que guia a canção com uma batida forte e pulsante.

A melodia simples e cativante que dita o refrão, parece ser tocada por um instrumento de sopro, em que o timbre lembra bastante um clarinete ou uma flauta transversal, que é, inclusive, tocada por JongHo, vocalista destaque não só entre o grupo, como na indústria. Desde sua estreia no grupo, JongHo apresenta uma evolução vocal muito interessante, demonstrando bastante domínio de diferentes registros vocais, como o Belting*. 

Um dos destaques mais surpreendentes da música é o pré refrão, onde a batida grave e envolvente do Amapiano, (gênero característico da África do Sul, popularizado por artistas como TYLA) brilha e prepara para a quebra de expectativa satisfatória do refrão, bem ritmado e preenchido ainda pela guia melódica do instrumento de sopro, enquanto o apelo inspirador do eu lírico é anunciado com uma certa autoridade e confiança por parte dos membros.  

Cada um dos membros conseguem transmitir com propriedade a energia que a canção pede, e seus diferentes timbres se complementam em harmonia, criando uma atmosfera que parece colocar o ouvinte para se divertir ali junto deles. Ademais, é satisfatório como os membros exploram o grave de suas vozes e contribuem para a alma da música. 

https://www.youtube.com/watch?v=kRXcnnpDeas

O rap fluído de Mingi e Hongjoong, em especial, acrescenta uma espécie de despreocupação na canção e uma pitada de energia extra. Os dois se destacam no K-Pop com um diferencial de domínio de um flow inconfundível na cena do Rap, seja em seus timbres únicos (de Hongjoong mais anasalado, e de Mingi mais escuro) ou na maneira em que escolhem entregar a entonação de cada sílaba, e como isso harmoniza com os demais elementos da música.

A ideia de fazer o refrão em um inglês simples e divertido, se unindo à composição bem elaborada do instrumental, com arranjos surpreendentes, também entre as estrofes, é uma escolha inteligente, que cria uma variedade de nuances enriquecedoras à experiência auditiva. Isso expõe a expertise musical e o talento do ATEEZ e dos demais profissionais que trabalharam junto deles, em “WORK”. 

Os diferentes timbres dos membros, que se encaixam entre graves e agudos, é refrescante e impede que a música se torne cansativa. A coreografia é também outro destaque, que respeita a complexa composição da música e torna a performance ainda mais dinâmica, interativa e prazerosa aos olhos, além dos ouvidos, como é costume acontecer no tipo de alta performance que o ATEEZ entrega. 

Em suma, “WORK” se destaca pela sua combinação única de gêneros musicais, instrumental poderoso e bem arranjado, rap dinâmico, vocais belos e uma mensagem profunda e inspiradora, que se conecta com o público sonhador e apaixonado, que dá duro para alcançar seus objetivos. A capacidade de integrar esses elementos de forma coesa e envolvente é um reflexo da versatilidade e inovação que o ATEEZ traz para a cena musical. 

*Técnica vocal usada em diversos gêneros da música popular, como gospel, que permite brilho e potência em notas altas, com total conforto e saúde para o cantor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *