São Paulo, 13 de Janeiro de 2023
Texto por: Larissa Leal (@heylaure_)
Com duas versões cheias de mensagens ocultas, Ditto despertou a atenção e curiosidade de muita gente, mas o que tudo aquilo significa? Vem com a gente que a Hit!Review!
Créditos: Divulgação
As meninas do New Jeans caíram nas graças de muita gente por trazer de volta aquela vibe nostálgica da segunda geração do kpop, mas definitivamente não é só isso que as meninas têm a oferecer. Ditto, MV lançado há algumas semanas, pouco antes do final de 2022, trouxe um conceito complexo, completo e muito intrigante, que vai dar o que falar por muito tempo.
Trazendo o conceito de duas versões – Side A e Side B –, o clipe já remete a discos de vinil e fitas cassete e preparam o espectador para o que virá. Com toda a atmosfera muito bem criada, New Jeans inovou e trouxe um dos MV’s mais incríveis da quarta geração, e com muita coisa – muita coisa mesmo – pra interpretar. Então vamos para a análise.
Recomendo fortemente que, antes de ler a análise completa, você assista o MV. A ordem não importa muito, digo como pessoa que assistiu ao Side B primeiro, então vai fundo e assista à essa obra prima! E mais uma coisa, a diretora geral do grupo declarou que o MV conta a história do New Jeans e os Bunnies, nome oficial do fandom do grupo, e é a partir daí que partiremos para a análise do vídeo.
De volta aos anos 90
Como indicado pelo próprio conceito de duas versões e toda a estética do MV, a história do clipe não se passa nos dias atuais, acredita-se que ocorra nos anos 90 e conta a história de seis garotas, o que já é uma surpresa, já que o New Jeans só possui cinco integrantes. No início no MV (Side A), Heesoo, a nova personagem, aparece já adulta, vasculhando coisas que aparentam ser memórias antigas e coloca para rodar uma fita cassete, e assim a música se inicia.
De volta aos anos 90, Heesoo acompanha as carismáticas New Jeans, sempre registrando com sua câmera momentos engraçados e alegres com as 5 meninas, muito dançantes. As seis garotas passam por momentos difíceis, como todos os grupos de amigas, Heesoo conhece o amor e tem que fazer uma escolha entre ele e suas amigas, certo? Não é bem por aí!
Após a grande revelação do final do clipe de que na verdade as meninas nunca estiveram ali e Heesoo estava sozinha em todos os momentos em que acreditava estar na companhia de New Jeans, passamos a pensar nas cenas de uma outra perspectiva.
Créditos: Reprodução
Mas afinal, quem é Heesoo?
Durante todo o MV, Heesoo sempre acompanha as meninas com sua câmera, registrando os momentos divertidos que as 5 passavam juntas. Heesoo estava sempre “do lado de fora” dessa interações e sempre as observava através das lentes de sua câmera, muito parecido com o que vivenciamos todos os dias como fãs de grupos que residem do outro lado do globo, não? Apesar de não estar exatamente junto com as meninas, a garota demonstra felicidade ao gravar o New Jeans, se sentindo menos sozinha com a companhia delas.
Créditos: Reprodução
Os momentos em que Heesoo aparecia com NewJeans eram sempre fora da fita, deixando para nossa interpretação se eles são de fato reais ou não, mas dando uma dica quando, ao final, o gesso da garota continua em branco, nos levando a concluir que todas as memórias das seis juntas eram imaginadas. Mantendo uma certa distância, quando está com sua câmera, Heesoo se sente feliz ao gravar as meninas, mesmo não participando ativamente do grupo. Em um dos frames do MV, e mais tarde também em um canal do YouTube que leva o nome da garota, é revelado o nome completo da nossa personagem principal: Ban Heesoo, muito parecido com a pronúncia coreana de Bunnies, o nome oficial do fandom do grupo. Assim, Heesoo se revela como a personificação dos fãs das New Jeans.
Sentir a conexão apenas através da tela, estar feliz ao assisti-las, mas sempre ter o lembrete de que, na verdade, está sozinha, é o que fãs de kpop passam todos os dias, principalmente aqueles que acabaram de entrar nesse universo. O que, inicialmente, parece a solução para todos os problemas, acaba sendo só um escape para a vida real, que vai sempre estar esperando quando desligarmos a tela.
Decisões
O que pode parecer, inicialmente, uma história de escolha entre amizade e amor, se mostra muito mais profundo ao decorrer da história. A aparição do interesse amoroso de Heesoo não está lá por acaso, mas podemos considerá-la como a vida real chamando Heesoo e surgindo como algo que “roubará” a atenção da garota para além do seu grupo favorito.
Pensando no MV como o reflexo dos pensamentos de Heesoo, na primeira versão, o garoto, interpretado por Choi Hyun Wook, aparece algumas vezes e puxa um pouco da atenção para si, mas NewJeans é o que mais aparece durante o clipe. Já na segunda versão, quando a protagonista se vê dividida e não mais tão imersa na relação idol X fã, Hyun Wook aparece em muito mais cenas e Heesoo até mesmo recusa o consolo das NewJeans ao ser observada pelo menino. A partir disso, podemos ver que Heesoo vai se distanciando do grupo, como por exemplo, na cena do estacionamento, onde a garota parece questionar sobre as memórias que tem com New Jeans ao observar seu gesso, ainda em branco e não se aproxima tanto das garotas como fazia antes.
Créditos: Reprodução
A segunda versão do MV é marcada por momentos de distanciamento e decisão. Enquanto na primeira cena de chuva Heesoo prefere ir sem guarda-chuva para se divertir com as amigas, na segunda versão, a garota aparece andando sozinha pela chuva, e ao final, acompanhada do seu interesse amoroso. Podemos levar essas três cenas como o resumo das fases pelas quais Heesoo passou. A primeira sendo a grande imersão da Bunnie do universo das NewJeans, se sentindo muito próxima e até amiga das meninas. A segunda representa o momento em que Heesoo não está mais tão perto das jeans novos e decide seguir outros caminhos e, a terceira, são os outros interesses da vida real que a chamam.
Amadurecimento: a câmera, o cervo e a lição
Durante o MV, podemos citar alguns momentos simbólicos para o amadurecimento e o crescimento de Heesoo, que acontece no decorrer da história e a queda da câmera é um deles. Ao decidir quebrar a câmera, Heesoo demonstra a dificuldade e até mesmo a frustração ao descobrir que o grupo ao qual dedicava tanto tempo, já não estava tão perto assim. Os cortes de cena também ajudam a nos passar essas sensações, raiva, dificuldade e até agressividade, pelo modo com o que a câmera é destruída. Mesmo querendo seguir outros caminhos, Heesoo ainda se sentia presa a todas as memórias que construiu. Ao final, a protagonista também recebe ligações de Minji e as ignora, cena que podemos interpretar como uma metáfora de que todo aquele universo está sempre ao nosso alcance e que é difícil deixá-lo ir.
O cervo aparece como um símbolo de início e encerramento de ciclos, que se encaixa perfeitamente com o que a protagonista sente ao se despedir de seu grupo favorito e dar oportunidades à novas experiências em sua vida. Heesoo encontra o cervo duas vezes durante a história, no final do primeiro MV, ela o observa distante na neve, que também podemos analisar como um símbolo de renovação, limpeza de velhos hábitos e a anunciação de uma nova estação. Já no segundo MV, o cervo aparece na escola, de forma mais próxima e, diferente da sua primeira aparição, a cena mostra sua saída, que pode ser interpretada como uma forma de representar que aquele ciclo da vida de Heesoo estaria finalizado.
Apesar de toda a dramaticidade das cenas que representam o “rompimento” entre Heesoo e as NewJeans, ao final, as cinco integrantes do grupo “invadem” o quarto em que Heesoo, já adulta, assiste a fita, de maneira alegre e não tão carregada de frustração quanto às cenas anteriores, nos levando a pensar que o ressentimento demonstrado na cena da ligação e da queda da câmera, deu lugar à saudade nostálgica e positiva dos seus dias como Bunnie.
Ufa! Esse foi um baita MV, com muitas referências e simbologias para analisar, mas o mais interessante é que como o clipe é uma representação da vida entre fã e idol, depois que entendemos todas essas representações, é muito fácil aplicar todas essas metáforas na nossa vida como fãs de kpop. Muitos kpoppers, principalmente aqueles que já estão chegando na sua fase adulta ou já estão nela há um tempo, já passaram por aquele momento em que sentimos aumentar a distância entre nós e aquele grupo que acompanhamos por anos. Nós crescemos, mudamos – e os grupos também podem mudar –, damos oportunidades à novas experiências e, assim, amadurecemos! Ainda sim, isso não significa que as memórias construídas nessa fase da vida não possam ser lembradas e recebidas com alegria, assim com Heesoo recebe as meninas ao final do MV.