HIT!Review, K-pop, Matérias

HIT!Review: “CHEERS TO YOUTH” do SEVENTEEN

No final do mês de abril, o SEVENTEEN lançou seu mais novo álbum, “BEST ALBUM ‘17 IS RIGHT HERE’ ”, e apresentou ao público uma série de músicas inéditas. Entre elas, nós temos a faixa “청춘찬가 (Cheers to youth)”, que ganhou um MV especial publicado em 21 de maio

Assim que o vídeo foi lançado, carats ao redor do mundo todo se empenharam em descobrir cada mensagem e metáfora que o MV carrega. Depois de algumas horas, descobriram que cada membro da vocal unit interpretou um desafio recorrente durante os tempos da juventude e, ao final da narrativa, o grupo propôs uma solução para esses tempos cheio de ansiedade e sonhos. 

Quer entender melhor? Então fica aqui e venha ler esse HIT!Review!

JEONGHAN

Créditos: Youtube

Em diversas cenas do clipe, nós podemos ver o Jeonghan passando por diversos exames de vista diferentes, porém nada parece funcionar. Mesmo usando óculos, ele não parece se adaptar a essa nova realidade, o que resulta nele caindo e se machucando diversas vezes.

Créditos: Youtube

Percebemos que, ao entrar no ponto de vista do personagem, ele está usando uma prescrição que não é dele, o que faz com que Jeonghan não enxergue absolutamente nada. Os fãs atribuíram essa metáfora como uma forma do grupo de representar a dificuldade que enfrentamos, durante a juventude, de não conseguirmos enxergar nosso próprio caminho por causa das opiniões alheias. 

A cada novo exame e a cada nova prescrição seria uma nova visão externa que foi imposta para o Jeonghan, mas nenhuma delas o ajuda a enxergar seu próprio caminho, por isso que ele sempre acaba se machucando.

JOSHUA

Créditos: Youtube

Nas primeiras cenas, podemos perceber o cenário na qual o personagem está inserido: um escritório comercial. Tudo parecia normal e na mesma seriedade de sempre, porém, tudo muda quando o Joshua se transforma em um suricato. 

Essa mudança de humano para animal seria uma representação de como ele se sente nesse meio corporativo: um estranho, um ser isolado e subjugado, apenas um animalzinho no meio de tantos humanos. Aqui, o sentimento de solidão e subestimação são tão comuns que não é difícil encontrar inúmeras pessoas que se sentem estrangeiros no próprio trabalho. Além disso, o suricato é um animal conhecido por movimentar seu pescoço para olhar ao seu redor a todo momento e, de maneira figurada, o membro estaria fazendo a mesma coisa e reforçando seu sentimento de auto-cobrança, pois, ao olhar para os lados, ele se compara, constantemente, com seus colegas de trabalho. 

WOOZI

Créditos: Youtube

No início do MV é possível ver inúmeros recipientes de comida vazias e um quarto super bagunçado, o que indica que, há muito tempo, o Woozi não deixa sua casa e nem consegue limpar o ambiente que está. Além disso, atrás dele podemos perceber a presença de um robô com roupas humanas que se assemelha a sua estética.

Ao juntar todas as peças, as teorias apontam que o líder da unit estaria representando a agorafobia, uma fobia caracterizada pela ansiedade severa de viver situações que possam causar constrangimento em público. Por isso seu quarto está sempre sujo – ele não tem forças para limpar devido sua condição mental comprometida – nem viver uma vida saudável para fazer coisas simples como fazer compras no mercado – algo que ele só se permite fazer através de seu robô humanoide. 

DK

Créditos: Youtube

O DK representa uma parte da juventude que todos nós conhecemos bem: ser um estudante. Não importa se é dia ou noite, ele mantém sua cabeça baixa, sempre encarando seus livros e anotações para conseguir as melhores notas possíveis. Além disso, toda vez que as cenas estão focadas no main vocal do time, ele aparece isolado e distante de seus colegas, mesmo que mais pessoas possam ser vistas no quadro. A pressão que ele sente é tanta que, quando perguntado sobre seus planos para o futuro, ele responde “돌 (pedra)”. 

Tal resposta, juntamente com as cenas seguintes, indicam o quão “pesado” seu espírito está e como ele se sente no meio de toda essa loucura e pressão. A sobrecarga é tão grande que não deixa o personagem sequer fazer planos para seu futuro, Ele quer se livrar do fardo que carrega consigo e viver como uma pedra, alguém imóvel, pesado e não vivo que não tem preocupações, afinal, é só uma pedra.

SEUNGKWAN

Créditos: Youtube

O membro mais novo é mostrado com um semblante entristecido e uma forte vontade de se isolar em seu próprio mundo. Ao perceber que alguém está tentando contactá-lo, ele ignora a ligação e opta por ficar encarando as pinturas que estão na parede de seu quarto, se isolando mais uma vez. Porém, tudo muda quando, em uma noite qualquer, seu celular cai em um aquário e vira um peixinho dourado.

Créditos: Youtube

Com essa chance de “ouro” nas mãos, o Seungkwan tenta a qualquer custo vender o seu achado, mas não tem sucesso – e isso é uma coisa boa. Esse elemento fantástico foi interpretado pelos fãs como uma oportunidade dada ao integrante para um destino valioso que o aguarda. A recusa dos vendedores pode ser um indicativo de como nós não podemos trilhar o caminho dos outros nem tentar “vender” as nossas oportunidades, pois elas são algo pessoal e somente seu.

TINY ISSUE CLUB

Mesmo muito diferentes entre si, as cinco histórias se encontram no MV graças a um convite misterioso para o Tiny Issue Club (Clube dos pequenos problemas, em português).

Créditos: Youtube

Os cinco integrantes se encontram e, aos poucos, vão se abrindo uns para os outros. Eles conversam sobre seus problemas, choram e se encontram em si mesmos. Com uma rede de apoio forte, eles tentam superar cada um dos desafios que os atormentam para que possam, finalmente, viver a juventude.

Créditos: Youtube

O Jeonghan decide viver sua própria visão e caminho, então descarta os óculos que lhe causaram tantos problemas; ao conversar com os meninos, o Joshua foi capaz de perceber as pequenas ações de alguns de seus colegas fazem para ele, além de criar laços afetivos dentro do seu trabalho e deixar a negatividade para trás; graças aos meninos, o Woozi consegue deixar seu quarto para agradecer a senhora que entendeu suas dificuldades e o ajudou nos piores momentos; já o DK jogou o peso fora e atira a pedra no lago na primeira oportunidade que tem para, finalmente, viver uma vida leve e prazerosa; por fim, o Seungkwan é visto abandonando sua solidão aos poucos e, ao final da narrativa, aceitando uma chamada telefônica depois de tanto tempo fugindo dessas tarefa. 

Nesse MV, a vocal unit do SEVENTEEN foi capaz de mostrar que não importa o tamanho, seja grande ou pequeno, seus problemas podem ser superados. Não hesite em procurar ajuda dos seus amigos e profissionais para que você possa, assim como os meninos, enxergar a beleza que apenas a juventude é capaz de proporcionar, afinal, uma hora ela vai ficar para trás e nós precisamos aproveitá-la até o último segundo. 

Esse texto é só um recorte e um apanhado de teorias criadas por fãs. Então, recomendo que assistam o videoclipe completo para tirar suas próprias conclusões:


Fontes: (1), (2), (3), (4) e (5).

Design: Barb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *