Texto: Natasha Guedes
Design: Barb
Rio de Janeiro, 03 de novembro de 2024
B-sides normalmente ficam escondidas e não recebem tanto destaque e promoções, mas “BLOOM”, do TWICE, presente no último comeback intitulado de “WITH YOU-TH”, demonstra por que algumas são consideradas preciosidades e merecem reconhecimento. Com uma mensagem profunda sobre o potencial de florescer e amadurecer, a faixa reforça a trajetória do grupo e evidencia o quanto cresceram, tanto profissional quanto individualmente.
Ao se juntar à valiosa lista de b-sides do TWICE, a música se destaca por seu apelo emocional e artístico. Escrita por Jeongyeon, “BLOOM” não apenas realça seu vocal limpo e angelical no pré-refrão, criando uma sensação semelhante à de um florescimento e entrando em sintonia com o título, mas também demonstra seu talento para composição, que já havia sido evidenciado em faixas como “Love Line”, do primeiro álbum de estúdio “Twicetagram”, e “LaLaLa”, do mini álbum “Yes or Yes”.
Uma curiosidade sobre “BLOOM”, revelada por Jihyo em uma entrevista à Rolling Stone, é que a faixa inicialmente estava destinada a ser uma b-side de seu debut solo “ZONE”. No entanto, a líder do grupo enfrentou dificuldades em dar vida à música e decidiu seguir com outra faixa para seu projeto. Ela ainda alegou que, comicamente, a parte que tinha dificuldade em interpretar na versão solo acabou se tornando a parte que canta na versão definitiva do grupo.
Apesar disso, a música se encaixou perfeitamente no destinatário, pois, ao longo dos anos, o TWICE tem se comprometido a explorar diversos estilos e fases como coletivo. “BLOOM”, dentro do contexto de “WITH YOU-TH”, que fala sobre momentos da juventude, serve como um testemunho do crescimento durante os gloriosos anos de atividade.
Dessa forma, a profundidade lírica, combinada ao fato de ter sido escrita por uma integrante, é um dos fatores que transformam a b-side em uma joia escondida no álbum, proporcionando aos fãs uma canção com forte apelo emocional e descritivo. Essa conexão com os ONCEs se torna ainda mais especial ao considerar o verso “twice the magic of the sun and moon” (duas vezes a magia do sol e da lua), que funciona como um belo trocadilho e remete a canções anteriores, nas quais elas também ‘brincam’ com o nome TWICE em suas letras, reforçando a identidade do grupo em suas diversas fases.
A metáfora de florescimento e magia é exemplificada na produção da faixa. O começo é marcado por vocais suaves proclamando “bloom” quase como um convite à transformação, e a canção vai se desenvolvendo de forma suave, ajudando a criar a expectativa de algo grandioso chegando.
Enfim, quando o refrão chega, os vocais tornam-se mais encorpados e vívidos, bem como a percussão musical, proporcionando uma verdadeira explosão de emoções, simbolizando quase que o desabrochar de uma flor. As vozes de Nayeon e Jihyo se destacam, ao mesmo tempo em que a harmonia vocal das outras membros adicionam uma camada de profundidade que torna a música especial, com uma produção que exala uma aura mística, encapsulando o trecho “duas vezes a magia do sol e da lua, apenas espere até me ver florescer”.
Eleita a 5ª melhor b-side de 2024 pela Genius Korea, “BLOOM” é apenas uma das várias faixas do TWICE que merecem o devido destaque. Em outra ocasião, “LOVE FOOLISH”, escrita por Momo e parte do mini álbum “Feel Special”, foi reconhecida pela MTV como uma das melhores b-sides de 2019. Isso não apenas destaca o talento das integrantes como compositoras, mas também ressalta o impacto contínuo que o TWICE tem no K-pop ao longo dessa jornada de nove anos.