HIT!Lyrics, K-pop, Matérias

HIT!Lyrics: A busca pela luz no fim do túnel em “Quarter Life” do TXT

Design:  Jéssica Fernandes

São Paulo, 10 de novembro de 2024.

Ouvimos muito sobre crise de meia idade, mas você já ouviu falar da crise de ¼ de vida?

A crise de meia idade é responsável por fazer pessoas entre os 40 e 60 anos repensarem aspectos de suas vidas até então, deixando-as muitas vezes com o sentimento desesperado de que o tempo de vida delas está acabando. Por já terem vivido “metade” de suas vidas, diversos arrependimentos de coisas que queriam ter feito antes e decisões que gostariam de ter tomado de outras formas são despertados.

Já a crise de um quarto de vida é uma crise existencial que pode ocorrer entre os 18 e 30 anos e age de uma forma diferente. Ela acontece durante o início da vida adulta, um período de autodescoberta em que os caminhos a serem seguidos ainda não foram sinalizados e decisões importantes ainda não foram tomadas.

Quarter Life”, do TXT, fala sobre os sentimentos evocados por essa crise de ¼ de vida.

A canção interpretada pelos membros BEOMGYU, HUENINGKAI e TAEHYUN, é uma B-side do mini álbum “minisode 3: TOMORROW”, lançado em 1º de abril de 2024.

Na música, o trio, que também é a maknae line do TXT, se refere ao percurso da vida como um longo túnel escuro pelo qual vêm caminhando e nunca parece ter um fim, quase como se estivessem andando sem sair do lugar. Percebe-se que há uma referência à expressão “luz no fim do túnel”, porém a luz, que seria o vislumbre do fim desse percurso sombrio, segue ausente.

혹시 어두운 이 터널에도 끝은 있을까?
소리쳐도 메아리뿐이야

Será que até esse túnel escuro tem um fim?
Mesmo que eu grite, só escuto eco.¹

É comum os jovens ouvirem de pessoas mais velhas que os anos da juventude são os mais felizes. Porém, não há felicidade à vista para nosso eu-lírico. Ele está sozinho e perdido em meio a uma névoa de conselhos não solicitados, que mais atrapalham do que ajudam.

Apesar de serem muitas vezes bem intencionados, conselhos não solicitados podem atrasar o processo de descoberta pessoal de alguém e nublar seus sentidos ao ponto de esconderem as possibilidades que esta pessoa teria sem eles. Não estude isso, não trabalhe com aquilo, não tente, não faça… Quantos sonhos já murcharam por palavras desmotivadoras antes mesmo de terem uma chance de desabrochar? Quantas vezes essas palavras guiaram pessoas para percursos que não queriam realmente percorrer?

Don’t wanna say
아무리 나 힘들어도 don’t wanna say
이번 생은 망했다고 I messed it up
Won’t say “I messed it up”, no

Não quero dizer
Mesmo que eu esteja cansado, não quero falar
Mesmo que eu estrague essa vida, eu estraguei
Mas não vou dizer que a estraguei, não¹

Porém, mesmo que o caminho seja incerto e pareça que já deu tudo errado logo de início, o eu-lírico de “Quarter Life” diz que não vai desistir, não vai aceitar que sua vida já está arruinada.

Começamos nossa vida adulta sob a pressão de tomar decisões sobre coisas que vão moldar completamente o curso do restante da nossa vida, muitas vezes sem ter sequer a chance de testar possibilidades antes de bater o martelo. Isso faz com que pessoas que se arrependeram de suas decisões se vejam presas em algo que não as agrada e com medo de desistir daquilo em prol de continuar buscando por uma coisa diferente. Mas não precisa ser assim.

Como o nome da expressão mesmo diz, você viveu apenas um quarto da sua vida, como poderia ser tarde demais para tentar algo novo? Nunca é tarde demais. Você merece ter a chance de tentar viver a melhor versão possível da sua vida.

Quarter Life” nos diz que esse é apenas o pedaço mais sombrio, depois disso as coisas vão melhorar. O túnel vai clarear. Você não pode parar agora.

Não perca tempo se comparando aos outros. Cada um tem seus desafios e túneis a percorrer. Faça como o eu-lírico que, ainda que não saiba ainda para onde está indo, vai continuar seguindo em frente até descobrir.

Só assim você vai descobrir.

어디로 가야 하는 건지
모르겠지만 걷는 거지
당장은 좀 깜깜해도
헤매듯 헤쳐 나가 quarter life crisis

Don’t look back 돌아갈 순 없지
어른이란 건 어쩜 사실
정답이 꼭 없는 답지
헤매듯 헤쳐 나가 quarter life crisis

Não sei bem para onde ir,
Mas continuo andando,
Mesmo que agora tudo pareça um pouco escuro,
Eu sigo em frente, perdido, superando essa crise de ¼ de vida.

Não olhe para trás, não dá para voltar,
Ser adulto talvez seja, na verdade,
Uma resposta sem uma solução certa.
Eu sigo em frente, perdido, superando essa crise de ¼ de vida.¹

¹ Tradução por Samuel Eliasafe

Sobre o autor

Diretora de Redação na HIT! Magazine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *