Texto: Addson Gabriel
Design: Vicky Barros
Você já quis jogar seus jogos preferidos em um PC de última geração, sem precisar se incomodar com o desempenho ou compatibilidade do seu próprio computador? Isso não é um grande problema na Coreia do Sul. E se eu te contar que lá existem estabelecimentos com acesso a computadores potentes, em um ambiente confortável, sem distrações e que ainda possibilitam fazer outras atividades? Esses lugares se chamam PC Bangs.
Os PC Bangs, também conhecidos como cibercafés ou lan houses coreanas, são uma parada imperdível para jogadores ou quem precisa de acesso à internet. São lugares projetados para disponibilizar tecnologia de ponta para o público gamer desde os anos 90.
Lá, você encontra:
- Internet rápida, ideal para quem busca assistir a streamings ou jogar sem travamentos.
- Computadores de alta performance e desempenho, com placas de vídeos potentes e telas de ótima resolução, que garantem uma ótima experiência.
- Ambiente imersivo com teclados mecânicos, fones de ouvidos e espaço para colocar o celular para carregar, onde você pode jogar em cabines individuais, em dupla ou até mesmo em time — existem ainda salas reservadas para festas.
- Preços acessíveis, que giram em torno de 500 a 1500 won (entre R$2 a R$6).
Aliás, você está enganado se pensar que se restringem apenas ao público gamer. Também é possível realizar outras atividades, como:
- Espaço de estudo e trabalho, uma vez que se tratam de ambientes acolhedores e descontraídos.
- Possuem licença para atuarem como restaurantes, oferecendo um cardápio variado, desde lanches a refeições completas. Os pedidos podem ser feitos diretamente dos computadores e eles ainda são levados até você.
- Além disso, você também pode navegar na Internet, imprimir documentos e até mesmo assistir a filmes.
Por que são tão populares?
O primeiro PC Bang surgiu em 1994, mas apenas ficou popular depois do lançamento do jogo “StarCraft”, da Blizzard Entertainment, em 1998. O jogo foi uma febre e atraiu um grande público para as salas de jogos.
Além disso, os espaços se destacaram não apenas como parte da cultura sul-coreana, mas também na cultura gamer do país, uma vez que logo se tornaram um ponto de encontro entre amigos, tanto para jogar quanto para colocar o papo em dia, incentivando a socialização e o lazer.
Atraindo, ao longo dos anos, cada vez mais pessoas de diversas idades — desde estudantes que se encontram depois da escola para jogar uma partida até jogadores profissionais.
Além do mais, a Riot inaugurou o “LoL Park”, um estádio localizado em Seul, onde são realizadas competições profissionais do League of Legends Champions Korea e que também conta com um PC Bang.
O que você pode jogar:
- League of Legends
- Overwatch
- Fortnite
- PUBG
- E muito mais!
Se você é gamer e estiver na Coreia, os PC Bangs são uma parada certa.
Fontes: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13)