Destaques, HIT!Diary, Matérias

HIT!Diary: Sonhos estão por toda a parte

Design: Mafê

São Paulo, 31 de março de 2025.

Acredito que a infância seja o momento de maior pureza e felicidade das nossas vidas. Quando crescemos, ainda que tenhamos lembranças de alguns episódios dessa fase, boa parte dessas memórias acabam se esvaindo com o tempo, restando apenas alguns flashes no lugar.

Essa costuma ser a época em que achamos sermos capazes de fazer tudo e alcançar nossos sonhos. Nem o céu é o limite em alguns casos. Contudo, à medida que a vida adulta se apresenta, podemos descobrir novos caminhos que sequer imaginávamos quando criança.

Fui colecionando inúmeros desejos ao passar dos anos. Alguns simples, outros mais complexos, mas sem nunca pensar em como a vida pode nos surpreender e nos apresentar a novos caminhos. A partir desses pensamentos surgiram algumas reflexões que eu gostaria de compartilhar com vocês:

  1. Desistir não é sinônimo de fracasso

Quando entrei na faculdade de jornalismo, meu sonho era trabalhar cobrindo as mais diversas competições esportivas para os programas de TV. Mas foi só durante a graduação que me dei conta do quanto eu detesto aparecer em frente às câmeras.

Ainda que eu pudesse trabalhar essa questão das mais diversas formas, acabei descobrindo outras áreas com as quais também me identifico e que não exigem que eu me exponha tanto.

Ser jornalista era meu sonho e consegui realizá-lo, só que a execução do meu trabalho não necessariamente condiz com a ideia que eu tinha antes de, de fato, entrar em contato com a área. Desistir de aparecer nas câmeras, neste caso, não é sinônimo de fracasso; é na verdade um sinal de que eu me conhecia tão bem que fui capaz de reconhecer quais eram os meus limites e aceitá-los.

  1. Os sonhos estão por toda a parte

Aprender um novo idioma, ser capaz de preparar uma receita que você viu na TV ou viajar para um país onde se passa a história do seu livro favorito. De certa forma, independente de qual seja o tamanho do seu sonho, ele sempre pode ser motivado ou inspirado por uma situação completamente inesperada.

Por um bom tempo, eu só colocava nas minhas metas as coisas que poderiam me ajudar a melhorar meu currículo e conquistar um bom emprego. Não fosse por isso, não haveria motivo para tentar. Mas, se eu continuasse desse jeito, talvez a única coisa que eu fosse alcançar seria um diagnóstico de burnout.

Felizmente, entendi que não é só de trabalho que se vive. Apesar de ser importante, ele não pode ser o único fator responsável por guiar as nossas escolhas em nossa vida. É preciso reservar um tempo para conquistar aquilo que vai alimentar nossa alma e não só preencher um buraco em nosso currículo.

Viagens, hobbies, estudos por prazer. Se você deseja fazer algo, só faça. Não é preciso justificativa nenhuma para irmos atrás dos nossos sonhos, sejam eles quais forem.

Por fim, mas não menos importante:

  1. Quem você é hoje é um reflexo de quem foi no passado, mas não uma sentença de quem você será no futuro

Para este tópico, vou usar o THE BOYZ como exemplo. A principal inspiração que eu tive para escrever este texto veio de uma apresentação da música “Whiplash”. Durante um dos stages, os membros se vestiram de acordo com a profissão que eles queriam ter quando eram crianças. O Juyeon se vestiu de piloto, o Jacob, de jogador de basquete, o New foi de Pequeno Príncipe, etc.

Vê-los usando essas roupas me fez perceber como nada é definitivo. Principalmente nossos sonhos.

Quando entrei na faculdade, nunca me imaginei escrevendo para uma revista de K-pop e K-culture, mas cá estou. Hoje, meus sonhos relacionados à HIT! são de me especializar na área do entretenimento e ser capaz de entregar aos HIT!Lovers textos que eu, como fã, gostaria de ler. Só que o futuro ainda não aconteceu e as prioridades que eu tenho hoje podem mudar a qualquer momento.

É só olhar para os membros do THE BOYZ. Antes de serem trainees e debutarem no grupo, eles precisaram deixar aqueles desejos de infância em segundo ou terceiro plano. Isso não significa necessariamente que eles tenham desistido deles, mas que foi preciso abrir mão de um desejo em busca de outro.

Sonhar é uma excelente maneira de estimular nossa criatividade e ter esperança no futuro. Mas nada é permanente; e a chave para descobrir novos objetivos pode ser mais simples do que parece: basta estarmos dispostos a abrir o coração para as possibilidades que são apresentadas em nossa vida.

https://www.youtube.com/watch?v=uUT5LaNXhG0
Apresentação de “Whiplash”, THE BOYZ (Fonte: MNET Youtube/Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *