HIT!News, K-pop

Fenômeno musical: Coreia do Sul é o 4º país que mais exporta música

Texto: Hévila Vilela

Em 2024, a Coreia do Sul se destacou no quesito musical: segundo relatório  públicado no domingo (2) pela Luminate Export Power Score – empresa responsável por análises no mercado musical global –  o país foi a quarta nação que mais exportou música no ano passado, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá.

Segundo a Luminate, essa classificação reflete a força da exportação musical de países com base nas classificações dos artistas no exterior em demanda e stream, quantidade de países que importam as músicas, quantidade de streaming e, quantos artistas daquela nação são consumidos pelo mercado musical global.

A empresa afirma que: “Um país obtém uma pontuação alta se tiver um volume significativo de artistas que chegam aos mercados internacionais, possuir artistas com forte desempenho nesses países e ter artistas que chegam a países com uma parcela maior do setor musical global”.

O ranking também conta com a participação da Alemanha, França, Porto Rico, Austrália, Suécia e Brasil respectivamente para completar o TOP10.

Os dados afirmam que o Japão é o maior importador do K-pop, seguido de perto por Taiwan e Indonésia. Foi mostrado que em 2024, diversos artistas coreanos entraram no TOP50 mais escutados no Spotify pelos japoneses: O BTS ficou em 14º lugar, seguido por TWICE (17º) e NewJeans (18º), Stray Kids (21º), LE SSERAFIM (25º) e SEVENTEEN (27º). Jung Kook, aespa, Jimin, TXT e IVE também aparecem na lista.

Essa dominância também aconteceu em outros locais: Em Taiwan, 4 dos 10 artistas eram coreanos, enquanto outros 3 atos do K-pop estavam no TOP50 indonesiano.

Esses resultados foram atribuídos à força e popularidade que o público jovem tras ao K-pop no Japão, uma vez que foi analisado que 18% dos ouvintes pertencentes as Gerações Z e Milênio, se identificam como fãs da indústria musical coreana. Ainda de acordo com a empresa, os ouvintes japoneses fazem em média, 37,3 horas de stream por semana, superando a média nacional que é 6,5 horas.

“43% dos ouvintes japoneses de K-POP planejam assistir a um show ao vivo nos próximos 12 meses”, diz o relatório. “Isso mostra que os fãs japoneses de K-pop são assíduos ouvintes de música, com uma forte dedicação ao gênero.”, afirma a empresa.

Contudo, a Luminate notou que o sucesso do K-pop não se espalhou totalmente pelos Estados Unidos, pois mesmo com o alto volume de vendas de álbuns físicos por grupos como o Stray Kids e ENHYPEN, nenhum artista coreano apareceu no TOP100 músicas mais escutadas no país em 2024.

E você? Quais foram os artistas coreanos mais ouvidos em 2024 segundo o seu aplicativo de streaming musical?

Fonte: (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *